Dr. Bruno Borges
Dr. Bruno Borges
CIRURGIÃO PLÁSTICO
CIRURGIÃO PLÁSTICO
Como muitas mulheres têm descoberto, mesmo todo o exercício do mundo não elimina o excesso de pele da porção inferior do abdome, quando presente. Após a gestação ou grande perda de peso, a pele abdominal frequentemente não retorna a seu contorno original, restando um excesso de pele. Exercícios nessas pessoas podem até hipertrofiar os músculos abdominais e são excelentes para a postura e a psique, mas nunca irão eliminar a pele extra. Nesses casos, recomendamos a abdominoplastia.
Para Quem Não Está Indicada A Abdominoplastia?
A abdominoplastia não é um substituto para a perda de peso ou uma rotina de exercícios físicos apropriada. Em geral, orientamos que pacientes acima do IMC 30 (cálculo que leva em consideração a relação do peso para altura) emagreçam antes de se submeter a uma abdominoplastia. Embora os resultados de uma abdominoplastia sejam tecnicamente permanentes, o resultado positivo pode ser bastante diminuído por flutuações significativas em seu peso.
Como qualquer operação em Cirurgia Plástica, a técnica utilizada (tamanho da incisão, lipoaspiração associada, recuperação…) varia de acordo com a paciente e sua deformidade. Uma mulher magra com pequena quantidade de pele extra acima do púbis é completamente diferente de um homem largo que acaba de perder 70 quilos. A abdominoplastia tradicional que vocês conhecem é associada a inúmeros problemas: cicatriz feia e elevada, abdome quadrado sem cintura, com região púbica elevada e com excesso de gordura.
Utilizo técnicas que priorizam centuar a cintura e alongar o abdome (abdome curto deixaria o abdome quadrado), e com a cicatriz tão baixa quanto possível (convidamos a paciente a levar uma roupa de banho para efetuar a marcação cirúrgica). Faço esforço par a fechar a pele sem tensão na área central do abdome, buscando uma cicatriz mais fina e evitando elevação exagerada da região púbica (notar que uma área púbica muito elevada torna o abdome mais curto ? esteticamente fora do ideal).
A grande revolução dessa cirurgia veio quando realizamos sua fusão com a lipo de alta definição. Assim mesmo com sobra de pele e diástase conseguimos dar às paciente selecionadas um resultado equivalente à lipo HD/LAD. Em algumas pacientes com pouca sobra de pele conseguimos utilizar somente a cicatriz da cesárea para corrigir todo o abdome, sem necessitar de nova cicatriz e nem cicatriz no umbigo, essa é a Miniabdominoplastia HD.