
- Blog
-
by
Na semana passada falamos sobre as rugas, como elas surgem, como prevenir e como fazer a correção quando elas aparecem. Como não podemos a ação do tempo no corpo, temos que recorrer a tratamentos que suavizam e corrigem alguns dos sinais da velhice.
Hoje vamos falar do Botox e de como ele corrige e ameniza as tão temidas rugas
- Primeiro, o que são as rugas?
- O que é o botox?
- Aplicação e duração
- Novas aplicações
- Riscos
- Cuidados pós aplicação
- Prevenção das rugas
- Botox x Preenchimento
- Conclusão
Primeiro, o que são as rugas?
Como falamos semana passada (leia clicando aqui https://www.adrianomedeiros.med.br/br/como-se-formam-as-rugas/) as rugas são a consequência do processo irreversível de envelhecimento da pele. São um pregueamento da superfície da pele em decorrência da degeneração dos tecidos que dão a elasticidade e sustentação.
São sintomas do envelhecimento biológico do ser humano mas podem surgir precocemente também são causados por fatores externos e comportamentais das pessoas como a exposição ao sol. Mas a boa notícia é que além da prevenção e de outras ações talvez menos eficazes que podem ser tomadas, o botox é uma ótima solução não apenas para as rugas da face mas também para outras regiões.
O que é o botox?
O Botox é uma substância extraída da toxina botulínica, que tem esse nome porque é baseada na bactéria que causa o Botulismo. Mas não é motivo para se preocupar, pelo contrários, depois de muitas pesquisas se descobriu que de maneira controlada, a essa toxina pode ser usada a favor das pessoas.
Usada em forma de pó e misturada ao soro fisiológico, esse substância ajudou e muito na evolução dos tratamentos estéticos pelo seu efeito quase que imediato no tratamento das rugas e marcas de expressão.
Ela vai agir nos músculos da região onde é aplicada fazendo com que fiquem relaxados deixando a pele com uma aparência menos de “pregas” e consequentemente mais lisa, devolvendo a aparência jovial ao rosto das pacientes.
Aplicação e duração
A aplicação é feita por meio de agulhas diretamente na região onde se formaram as rugas. O Botox é aplicado no músculo onde a toxina vai agir.
O efeito vai variar de pessoa para pessoa mas vai durar de 4 a 6 meses, dependendo da técnica, do profissional e da paciente seguir as indicações do médico quanto aos cuidados, podendo ser prolongado caso se evite franzir muito a testa, usar os medicamentos prescritos, não forçar a vista e usar óculos escuros quando precisar se expor a claridade.
A aplicação do botox não costuma ser muito dolorida porque é feita usando uma agulha bem fina, especial para esse tipo de procedimento, causando o mínimo de dor a paciente. Antes da aplicação é recomendado que se manipule um anestésico no local para evitar qualquer incômodo maior.
Novas aplicações
Geralmente o tempo necessário de espera antes de se submeter novamente ao procedimento de aplicação do botox é o mesmo para a duração de seus efeitos, entre 4 e 6 meses da anterior, não podendo ser nem antes, nem necessário esperar mais que isso. Sempre lembrando que o tempo tanto de duração dos efeitos quando de espera até nova aplicação, vão variar de pessoa a pessoa.
A telemedicina já é uma realidade, agende sua consulta com o Dr. Adriano Medeiros!
Com o Dr. Adriano Medeiros, você é atendido por vídeo ao vivo e pode tirar dúvidas sobre atendimentos e fazer acompanhamentos! Esse atendimento acontece na nossa plataforma exclusiva, um consultório virtual que você acessa pelo seu celular ou computador.
A telemedicina oferece uma gama de benefícios, dentre eles podemos citar:
- Encurtar a distância;
- Economizar tempo;
- Rapidez;
- Economia;
- Acessibilidade;
- Exclusividade.
Riscos
Como todo procedimento estético, seja ele cirúrgico ou não, sempre deve-se atentar para os riscos e na aplicação do Botox não é diferente.
Como a toxina botulínica é injetada por uma agulha, pode causar hematomas e sangramentos no local, além disso dores são comuns e já esperadas, mas seguido os devidos procedimentos e segurança não vai gerar perigos significativos.
Com o uso constante, mesmo que periódico desta toxina, o corpo pode criar anticorpos, ou seja imunidade, fazendo com que o botox não faça mais o efeito conseguido nas primeiras aplicações.
Cuidados pós aplicação
Mesmo sendo um procedimento sem muitos riscos e não havendo muitas restrições como o uso de maquiagem após a aplicação, que é normalmente liberado pelos médicos, existem algumas ações que podem ser evitadas.
Não é indicada a prática de exercícios até pelo menos um dia após o procedimento, como também não é indicado o uso de aspirina ou anticoagulantes , além e exposição constante ao sol sem o uso de protetor solar.
Vale lembrar que apesar disso tudo, Botox é contraindicado a pessoas alérgicas a algum ingrediente de sua fórmula, grávidas ou mães que ainda estão amamentando, pessoas com doenças musculares e imunológicas.
Prevenção das rugas
Mesmo existindo uma substância como o Botox o cuidado com a pele e a saúde nunca vão ser demais, existindo formas de retardar os efeitos da idade e o aparecimento de rugas e marcas de expressão.
Se alimentar de maneira mais saudável e equilibrada é uma ótima maneira de diminuir a ação do tempo, não só a aparição das rugas ainda mais se alinhar-se com atividades físicas constantes e regulares.
Estressar-se menos e realizar atividades que relaxem evita a contração contínua dos músculos da face, o que combinado com o não uso de cigarros e tabaco podem contribuir para diminuir e muito os efeitos do tempo.
Além disso como falamos na semana passada e no texto de hoje, mas nunca é demais se proteger do sol e do calor, fazendo uso de protetores solares, roupas adequadas e manter a pele e a si mesmo sempre hidratados.
Botox x Preenchimento
O Botox e o Preenchimento são procedimentos bastante distintos mas é comum a dúvida entre o que é um e o outro.
Como já dito hoje, o botox tem como princípio “relaxar” os músculos mediante a aplicação da toxina botulínica na região das rugas, diminuindo as linhas de expressão e o pregueamento da pele.
Já o preenchimento, ou bioplastia, procura-se recriar o volume perdido junto com a camada de gordura da pele, também causada pelo envelhecimento, corrigindo as depressões. É realizado com anestesia local e é definitivo.
Conclusão
Grande herói contra rugas e marcas de expressão, a aplicação de botox deve ser feita como qualquer outro procedimento estético, com responsabilidade e com o objetivo e melhorar a autoestima da paciente, sem exageros, que podem causar até perda da expressão, o que não costuma acontecer com tanta frequência quando o processo é realizado por médico qualificado.
Tal visto como herói estético, o Botox Também pode ser usado com fins terapêuticos no tratamento da rigidez muscular excessiva, espasmos hemifaciais, enxaqueca, estrabismo e outras disfunções musculares.
O tempo pode ser um vilão mas existem formas de retardar e reverter, seus sinais, mas como sempre falo, o mais importante é que o paciente esteja seguro do procedimento que vai realizar, buscando satisfação pessoal.
Gostou do artigo desta semana? Pode deixar suas dúvidas nos comentários que sexta-feira vou responder no Direto ao Ponto no meu canal no YouTube, não deixa de me seguir no Facebook e Instagram. E para falar comigo sobre consultas e procedimentos você me encontra no meu consultório é só ligar 21 3385-4081 e agendar uma visita.[:]