
- Blog
-
by
Eu quero começar essa conversa com uma pergunta: Você já se sentiu insatisfeita com a aparência dos seus lábios vaginais?
E se eu falasse para você que esse sentimento é mais comum do que parece ou ouvimos falar? Aa cirurgias íntimas, são consideradas um tabu publicamente, mas os números dizem exatamente o contrário. De acordo com dados da Isaps – Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, o Brasil contabilizou quase 13 mil mulheres que optaram pela Ninfoplastia apenas em 2015. Esse é um número bastante considerável, visto que o assunto ainda é pouco discutido em revistas, jornais e televisão.
Em 2009 a ex-modelo Ângela Bismarchi quebrou um grande tabu social quando falou da sua cirurgia íntima. Na ocasião, ela disse que optou pelo procedimento de himenoplastia para voltar a ser virgem para seu casamento que aconteceria naquele mesmo ano. Assim como Ângela, diversas outras celebridades já assumiram suas cirurgias íntimas. São diversos procedimentos com objetivos de ter de promover a estética vaginal e uma vida sexual mais ativa.
O que eu preciso que você entenda é que a Ninfoplastia traz não apenas a boa aparência para as suas partes íntimas, mas ela também proporciona mais conforto. Existem mulheres que sentem grandes desconfortos nas relações sexuais, chegando a sentir dor. Então não estamos falando aqui apenas da estética, mas também da saúde, de certa forma.
Então se você sente também a necessidade de mudar um pouco mais as suas partes íntimas com cirurgia plástica, precisa conhecer sobre esse procedimento.
O que você verá por aqui:
- O que é a Ninfoplastia;
- Indicação;
- Riscos e complicações da Ninfoplastia;
- Pós-operatório;
- Resultados;
- Conclusão.
O que é a Ninfoplastia
A Ninfoplastia é um procedimento cirúrgico invasivo, que tem como principal finalidade reduzir o incômodo causado pela hipertrofia ou assimetria dos pequenos lábios vaginais. Uma mulher pode apresentar essa característica por diversas razões, incluindo causas naturais ou não. Isso significa que o crescimento excessivo dos seus lábios vaginais pode ser biológico ou ocasionado por uma flacidez adquirida.
Os lábios vaginais muito proeminentes também ajudam a desencadear uma série de problemas de saúde. Como citei no início do texto, a Ninfoplastia não pode ser vista apenas como um procedimento estético. Por exemplo, essa hipertrofia pode levar ao acúmulo de sujeira na região, promovendo a candidíase e outras infecções.
Como é feita a Ninfoplastia
O cirurgião plástico pode cortar os pequenos lábios inteiros ou apenas o seu excesso. É possível também que haja a intervenção apenas em um lado, quando o paciente apresentar casos de assimetria. É preciso toda uma análise prévia para calcular o que pode ou não ser modificado com a Ninfoplastia. Existem pacientes, por exemplo, que possuem o clitóris maior, não permitindo que seja retirada muita pele.
Todo o procedimento pode levar até 3 horas, mas é sempre bom lembrar que esse tempo varia de caso para caso. Há a necessidade que a paciente fique em observação, mas a internação por mais de 24 horas não é obrigatória. Na maioria dos casos, os médicos também optam pela sedação por facilitar todo o procedimento e evitar que o paciente se mexa ou fique com o corpo mais tenso, devido a ansiedade comum de um procedimento neste nível.
Indicação
Além da redução dos pequenos lábios vaginais, a Ninfoplastia pode ser opção para diversos outros quadros. Destaco alguns:
- Desconforto durante as relações sexuais;
- Volume aparente quando utiliza roupas muito coladas, como é o caso de leggings ou biquínis, por exemplo;
- Excesso de gordura no púbis;
- Mais volume nos grandes lábios.
A principal finalidade é trazer mais harmonia para a genitália feminina. Qualquer mulher que esteja com a saúde em dia e apresente as características acima podem optar pela Ninfoplastia.
A telemedicina já é uma realidade, agende sua consulta com o Dr. Adriano Medeiros!
Com o Dr. Adriano Medeiros, você é atendido por vídeo ao vivo e pode tirar dúvidas sobre atendimentos e fazer acompanhamentos! Esse atendimento acontece na nossa plataforma exclusiva, um consultório virtual que você acessa pelo seu celular ou computador.
A telemedicina oferece uma gama de benefícios, dentre eles podemos citar:
- Encurtar a distância;
- Economizar tempo;
- Rapidez;
- Economia;
- Acessibilidade;
- Exclusividade.
Riscos e complicações da Ninfoplastia
Como qualquer outra cirurgia, a Ninfoplastia oferece riscos para a paciente. Por esse motivo é tão importante ter uma conversa esclarecedora com o cirurgião antes de tomar qualquer decisão. É necessário também seguir as recomendações pós-operatórias para que as chances de complicações reduzam consideravelmente.
O sangramento é o principal risco e complicação que pode surgir no pós-operatório. Como há uma grande vascularização, isso pode ocasionar pequenas hemorragias. Recomenda-se que nas 48 horas após a cirurgia a paciente fique em repouso e evite qualquer atividade que possa ocasionar nesse sangramento.
Mais abaixo você encontra as principais informações sobre os cuidados pós-cirúrgicos. A ausência de atenção nesse momento pode sim agravar os riscos de complicações.
Pós-operatório
O pós-operatório da Ninfoplastia pede muita atenção, principalmente nos primeiros dias. É normal a dosagem de alguns compostos medicamentosos. Alguns desses medicamentos serão prescritos pelo seu médico e é importante seguir com todos. Não utilize nenhum remédio, pomada ou creme que não esteja liberado para não causar nenhum tipo de infecção ou prejudicar a sua recuperação.
Nos primeiros dois dias é preciso repouso. Os pontos são muito delicados e o rompimento pode comprometer completamente o resultado da sua cirurgia. A depilação só está liberada após a cicatrização completa da região operada. Os pelos podem ser aparados, mas enquanto seu médico não autorizar, evite giletes e, principalmente, depilações com cera. Algumas atividades já podem ser feitas com 1 semana de operada, mas aquelas que exigem mais esforço precisam esperar pelo menos o primeiro mês passar.
A higienização é outra questão muito importante. Nos primeiros dias a área fica bastante dolorida e lavar em banho comum é quase que impossível. O melhor é fazer uma limpeza com algodão e soro para tirar principalmente os resíduos de urina que ficam.
Você também pode sentir um pouco de desconforto na hora de fazer xixi. É comum que tenha uma ardência. Caso essa dor seja muito incômoda, converse com seu médico para que ele receite alguma pomada anestésica.
O sexo é liberado conforme seus pontos são cicatrizados. O comum é que com duas semanas algumas pacientes já sejam liberadas para ter relações íntimas, mas é sempre bom lembrar que obedecer a autorização do médico é indispensável.
A expectativa para uma cicatrização completa é de seis meses.
Resultados
Os resultados da Ninfoplastia dependem muito da sua boa recuperação. O médico precisa expor, desde a primeira conversa, todos os resultados possíveis para o que você deseja. Caso ele não lhe mostre essa expectativa, você pode perguntar. Tirar todas as suas dúvidas ajuda muito a não optar por um procedimento que não é o mais indicado para seu problema.
Uma questão muito comum quando se fala em Ninfoplastia é a perda da sensibilidade e do prazer na hora do sexo. Apesar de retirar um tecido da vagina da paciente, o cirurgião não chega a cortar a região enervada, não permitindo com isso a perda da sensibilidade ou alteração de prazeres sexuais.
A cicatriz que fica após a recuperação total também é imperceptível. Diferente de muitas cirurgias, o médico não precisa realizar grandes cortes para fazer a Ninfoplastia.
Conclusão
A Ninfoplastia, assim como todas as cirurgias invasivas, precisa de alguns cuidados por parte do médico e do paciente. Ela não precisa ser temida se todo o pré-cirúrgico for seguido corretamente. É um procedimento que colabora bastante para a autoestima de uma mulher e deve ser feita em casos específicos.
E como eu sempre digo aqui, é muito importante que você consulte um cirurgião e converse abertamente com ele. Qualquer decisão só deve ser tomada após todas as dúvidas sobre o procedimento serem eliminadas.
O que vocês acharam da Ninfoplastia? É um assunto pouco comentado por mulheres, mas é possível sim trazer de volta toda aquela segurança que ficou para trás devido essa flacidez vaginal.
Não deixa de me contar aqui nos comentários o que achou desse post!
Não esqueça de seguir minhas redes sociais, como o Facebook, Instagram e Youtube para ficar por dentro de dicas sobre saúde e estética![:]