• Blog
  • by
  • 6 de setembro de 2017
  • 518
  • 0

Cirurgias Plásticas Pós Bariátrica costumam gerar grandes dúvidas entrem pacientes que já passaram pela cirurgia de redução de peso, aqueles que ainda pretendem passar, ou os que tiveram uma grande perda de peso.

 

A pele na grande maioria das pessoas, perde a elasticidade e fica flácida. Mas se você está pensando em fazer a cirurgia para redução de peso, não precisa se preocupar, aqui vai alguns esclarecimentos.

 

Existe um conjunto de cirurgias que podem devolver a aparência normal ao corpo dando um contorno bonito, mais fino, com curvas e pele sem flacidez.

 

Hoje vamos falar de:

 

mulher gorda e mulher magra

Cirurgia Bariátrica

A cirurgia bariátrica traz vários benefícios ligados a doenças relacionadas à obesidade, melhorando e curando doenças como:

 

  • Hipertensão arterial,
  • Insuficiência cardíaca,
  • Insuficiência respiratória,
  • Asma,
  • Diabetes e colesterol alto.

 

Além disso, também traz vantagens sociais e psicológicas, porque diminui o risco e depressão, melhora a auto estima, a sociabilidade e disposição para fazer exercícios.

 

Mas esse é o primeiro passo para devolver a autoestima e bem-estar, porque após a cirurgia bariátrica, normalmente o corpo vai ficar com aquele já conhecido excesso de pele, pois com a eliminação da gordura e depois de uma grande perda de peso, a pele fica mais flácida.

 

Um exemplo disso é que geralmente os braços ficam flácidos, as mamas ficam achatadas e apontando para baixo, o abdômen fica flácido, caindo envolta da cintura como um avental e a região inferior do corpo como as nádegas, virilha e coxas ficam extremamente flácidas.

 

Para que você possa entender uma pouco mais sobre o procedimento no site da sociedade brasileira de cirurgia bariátrica e metabólica no menu “tratamento cirúrgico” você encontra várias informações importantes.

 

Um outro artigo do site minha vida traz algumas curiosidades sobre como ocorre a escolha do tipo certo de cirurgia bariátrica.

 

Equipe interdisciplinar

 

Nesse momento, é importante o acompanhamento de um endocrinologista, psiquiatra, cirurgião geral, nutricionista e de um cirurgião plástico para avaliar as condições do seu corpo, falar dos riscos e possíveis resultados, além de fazer uma bateria de exames para garantir um procedimento seguro.

 

No site do SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica) também é possível encontrar informações interessantes a respeito da função de cada membro da equipe multidisciplinar.

Tempo de espera para a pós-bariátrica

 

Para se submeter a esses procedimentos depois de passar pela cirurgia bariátrica, o paciente tem que estar com o peso estável por entre 3 e 6 meses e essa estabilização vai acontecer apenas de 1 ano a 18 meses após a bariátrica.

 

Isso porque caso o peso não esteja estável, caso haja perda de peso em excesso, a flacidez pode voltar a afetar a pele depois de toda a recuperação.

 

No caso de novo ganho de peso, a pele vai esticar causando deformidade nas cicatrizes e o aparecimento de estrias.

 

Se informe com seu médico para saber quais caminhos vão poder seguir depois da cirurgia bariátrica, Estar bem informado diminui os riscos e ajuda a ambos, paciente e médico.

 

Pós-bariátrica a união de vários procedimentos

 

A cirurgia pós-bariátrica, é a união de vários procedimentos que poderão ser realizados por várias combinações de dois, três, em uma etapa única ou em várias etapas, variando de paciente para paciente e dependendo das condições clínicas do corpo.

 

Os procedimentos mais procurados são:

 

A telemedicina já é uma realidade, agende sua consulta com o Dr. Adriano Medeiros!

Com o Dr. Adriano Medeiros, você é atendido por vídeo ao vivo e pode tirar dúvidas sobre atendimentos e fazer acompanhamentos! Esse atendimento acontece na nossa plataforma exclusiva, um consultório virtual que você acessa pelo seu celular ou computador.

A telemedicina oferece uma gama de benefícios, dentre eles podemos citar:

  • Encurtar a distância;
  • Economizar tempo;
  • Rapidez;
  • Economia;
  • Acessibilidade;
  • Exclusividade.

Cuidados pré-operatórios 

 

Antes de mais nada, para realizar a cirurgia pós-bariátrica, como já falei, vai ser necessária o trabalho conjunto de médicos de diversas especialidades. Mas antes de mais nada, a equipe que fez a primeira cirurgia deve estar ciente e liberar o paciente para o novo procedimento.

 

 

Serão feitas diversas consultas e exames para se avaliar doenças pré-existentes que possam comprometer a segurança o paciente.

 

Largar o cigarro

 

Os pacientes devem parar de fumar ao menos 30 dias antes de qualquer cirurgia. Fumantes habituais estão mais expostos às possíveis complicações durante e após o procedimento cirúrgico.

 

O Uso do tabaco e da nicotina podem prejudicar a circulação do sangue pelo corpo e a oxigenação do sangue, aumentando drasticamente as chances de trombose, embolia pulmonar, necrose, além de diminuir a velocidade de cicatrização.

 

Prevenir a trombose

Trombose Venosa Profunda

Meia de Compressão Previne Trombose

Além de parar de fumar, para diminuir as chances de uma trombose, é aconselhável o uso de meias elásticas de compressão, durante e após a cirurgia além de ser preciso interromper os anticoncepcionais hormonais antes da realização do procedimento. 

 

Em meu canal do Youtube fiz dois vídeos que explicam com mais detalhes sobre a prevenção da trombose. No Café com Cirurgia Plástica explico de forma geral sobre o tema e no Direto ao Ponto tiro dúvidas diretas deixadas pelos meus seguidores confere lá.

 

Atingir um peso mais adequado

 

Em situações onde o paciente está acima do peso, é necessária uma regulação alimentar e perder peso o que além de diminuir os riscos de diversas complicações, podem levar a resultados contrários dos objetivos da intervenção cirúrgica. Após a cirurgia o aumento do peso pode até reverter os resultados alcançados com a plástica.

 

Como falamos na introdução, parte do trabalho necessário para evitar as complicações deve ser feito pelo próprio paciente. Pensando assim é de extrema importância que informe ao seu médico todo seu histórico e que realize todos os exames pedidos como de sangue, cardiológicos e raios-x.

 

Cuidados Pós-Operatórios

 

Os cuidados no pós-operatório são para prevenir infecções, hemorragias, necroses, edemas, cicatrizes malformadas, trombose e embolia. O tempo de repouso, o uso de cinta, dos medicamentos indicados e seguir todas as orientações médicas vão determinar o tempo para voltar às atividades diárias e as atividades físicas.

 

Além disso, uma alimentação saudável é essencial para evitar não só os riscos pós-operatórios, mas também para evitar o efeito sanfona e não perder todo o sucesso dos procedimentos.

 

Resultados

 

Os resultados da cirurgia pós-bariátrica serão visíveis assim que o paciente receber alta, mas o resultado de todo os procedimentos pode levar cerca de 1 a 2 anos.

 

Resultado Cirurgia Reparadora Pós Bariátrica

 

A manutenção dos resultados vai depender não só da qualidade da equipe e do sucesso da cirurgia, mas principalmente do próprio paciente. Cuidados com a saúde, bons hábitos, fazer exercícios regulares e realizar consultas periódicas com seu médico vão ajudar na manutenção da cirurgia e da autoestima que ela ajudou a reparar.

 

Conclusão

 

Mas todo o esforço vai ser recompensador.

 

Essa cirurgia tem fins estéticos, mas o principal objetivo é complementar o procedimento que tenta devolver a saúde as pessoas que sofreram com o excesso de peso, dar qualidade de vida e autoestima.

 

A cirurgia bariátrica é muito importante no tratamento da obesidade, mas tanto durante, quanto depois, você deve procurar profissionais qualificados que juntos vão acompanhar a recuperação da cirurgia e avaliar quais cirurgias pós-bariátricas deverão ser feitas

 

Gostou do artigo desta semana? Pode deixar suas dúvidas nos comentários que sexta-feira vou responder no Direto ao Ponto no meu canal no YouTube, não deixa de me seguir no Facebook e Instagram.

 

E para falar comigo sobre consultas e procedimentos você me encontra no meu consultório é só ligar 21 3385-4081 e agendar uma visita.[:]

Adicionar comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

pt_BRPortuguese