• Blog
  • by Adriano Medeiros
  • 18 de abril de 2018
  • 117
  • 0

Uma das coisas que mais incomoda quem perde muito peso é o excesso de pele que fica no corpo. Para quem passou por um processo de redução de estômago, é comum buscar ajuda de um médico meses depois. A cirurgia plástica pós-bariátrica tornou-se, inclusive, parte essencial do tratamento pós-operatório desses pacientes.

Existem, de fato, casos onde o paciente perde peso e consegue conter a flacidez com muitos exercícios físicos. Contudo, há aqueles pacientes onde a plástica é fundamental e chega a ser importante até para a saúde.

A possibilidade de reparação deve ser analisada antes mesmo da bariátrica, mas se você não pensou nisso, também não é motivo para grandes preocupações. Sempre é tempo de mudar e ter o corpo que você deseja.

Então vamos aos detalhes sobre os procedimentos pós-bariátricos e tirar as suas principais dúvidas?

O que você verá por aqui:

  • Quanto tempo esperar para uma cirurgia reparadora?
  • Principais procedimentos para cirurgia pós-bariátrica;
  • Cuidados pós-operatórios importantes;
  • Riscos;
  • Resultados;
  • Conclusão.

Quanto tempo esperar para uma cirurgia reparadora?

Essa é aquela pergunta principal que todo paciente deseja a resposta. O tempo de espera para a cirurgia reparadora pós-bariátrica é muito subjetivo. Cada paciente é um caso muito particular e precisa ser analisado como tal.

Enquanto há pessoas que necessitarão da cirurgia somente após 1 ano ou mais do peso ter estabilizado, há aquelas onde o excesso de pele é bastante e o tempo de espera pode cair para 6 ou 8 meses, por exemplo. Então não há uma regra absoluta.

Se você também quer saber quando começar a procurar um cirurgião plástico para iniciar esse tratamento, eu indico que seja no mesmo momento que optar pela cirurgia de redução de estômago.

Caso não tenha acontecido esse planejamento, após todas as revisões pós-cirúrgica, você já pode começar a observar a mudança do seu corpo e procurar um cirurgião plástico. Ele poderá analisar seu quadro e orientar sobre as cirurgias de reparação.

Principais procedimentos para cirurgia pós-bariátrica

A reparação pós-bariátrica funciona com a união de diversos procedimentos. Novamente, cada paciente é um quadro isolado e precisará de cirurgias de acordo com a necessidade de seu corpo.

De uma forma geral, os mais procurados são:

  • A Abdominoplastia, para retirar todo o excesso de pele que ficou na região do abdômen;
  • A Mamoplastia para corrigir a flacidez dos seus. Ela pode ou não ser associada com implante de silicone;
  • A Lipoaspiração, que corrige o culote, os glúteos e também enxuga a gordura de outras regiões do corpo, como pernas, braços e abdômen;
  • Há ainda a Braquioplastia, que ajuda a retirar a gordura e a flacidez dos braços;
  • O Lift Crural, que ajuda a eliminar a gordura da coxa e de toda a perna, deixando-a mais firme e sem flacidez;
  • E o Lift Facial, que também corrigirá a flacidez que fica no rosto, como a papada, que é bastante comum.

É preciso lembrar que todos os procedimentos demandam um tempo de recuperação. Então é importante planejar-se para passar por todos as cirurgias, de forma que pós-operatório seja tranquilo e sem complicações sérias. As operações são divididas em etapas, mas pode acontecer de o médico associar mais de um procedimento, caso isso não ofereça risco para a saúde do paciente.

Cuidados pós-operatórios importantes

O pós-operatório das cirurgias pós-bariátricas não é muito diferente de cada procedimento desses que citei, quando são feitos individualizados. É preciso repouso, evitar movimentos bruscos, não fazer esforço físico, não fumar ou beber e seguir com uma alimentação balanceada.

Como citei antes, dificilmente você fará todos os procedimentos em uma única cirurgia e, por esse motivo, é preciso ainda seguir com uma rotina bastante controlada após a primeira reparação.

Isso é indicado porque, praticamente, no pós-operatório de um procedimento, você já precisa começar a se preparar para o segundo.

Então o correto é ter o acompanhamento com um psicólogo e um nutricionista, além do cirurgião plástico em todos os momentos.

A telemedicina já é uma realidade, agende sua consulta com o Dr. Adriano Medeiros!

Com o Dr. Adriano Medeiros, você é atendido por vídeo ao vivo e pode tirar dúvidas sobre atendimentos e fazer acompanhamentos! Esse atendimento acontece na nossa plataforma exclusiva, um consultório virtual que você acessa pelo seu celular ou computador.

A telemedicina oferece uma gama de benefícios, dentre eles podemos citar:

  • Encurtar a distância;
  • Economizar tempo;
  • Rapidez;
  • Economia;
  • Acessibilidade;
  • Exclusividade.

Riscos

O risco sempre existirá e, por esse motivo, eu não posso deixar de falar sobre eles. Basicamente há dois tipos de riscos que englobam a cirurgia pós-bariátrica. O primeiro é ocasionado pela má escolha do profissional. É importante optar por um cirurgião plástico que tenha o conhecimento em todos os procedimentos que você precisa e que ofereça um ambiente completamente equipado para emergências.

O segundo tipo de risco é resultado de uma má recuperação após as cirurgias. Seguir todas as recomendações médicas é de extrema importância. Não esqueça de fazer os curativos no tempo certo, de limpar o local da cirurgia como orientado, de tomar todos os medicamentos e, principalmente, de não fumar ou beber.

Todos esses cuidados evitam problemas como infecções, necrose do tecido, edemas, queloides ou até problemas mais sérios e praticamente irreversíveis, como a trombose e a embolia.

Resultados

Os resultados aparecem logo após as primeiras cirurgias. Ainda assim é preciso esperar cerca de 1 a 2 anos para que seu corpo mostre todas as mudanças definitivas que aconteceram. Lembrando que como são muitos procedimentos, o tempo para os resultados surgirem são maiores do que as cirurgias quando realizadas individualmente.

Conclusão

As cirurgias pós-bariátricas exigem bastante dedicação e esforço do paciente. Parte da recuperação é resultado da sua dedicação, por esse motivo é importante ter muita paciência e atenção com cada um dos procedimentos.

No mais, a minha dica é buscar um profissional que converse bastante com você e mostre o resultado individualizado para que você saiba exatamente todas as mudanças que seu corpo sofrerá!

Nenhuma cirurgia é milagrosa sem a ajuda do paciente! É muito importante lembrar disso sempre!

Agora me conta, o que você achou do nosso post? Não deixa de conferir minhas redes sociais durante toda a semana para descobrir ainda mais conteúdos sobre esse tema! Acesse o Facebook, Youtube e Instagram!

Até mais![:]

Adicionar comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

pt_BRPortuguese