
- Blog
-
by
O envelhecimento é contínuo e irreversível, não dá para fugir da ação do tempo no nosso corpo, muito menos na face. A pele pede a elasticidade e o resultado são os pés de galinhas, as manchas na pele e as rugas.
Hoje vamos falar como surgem as rugas, como tentar evitar seu aparecimento precoce e amenizar os efeitos, então pega seu café que está na hora do nosso Café com Cirurgia Plástica.
O que são as rugas?
As rugas são a consequência do processo irreversível de envelhecimento da pele. São um pregueamento da superfície da pele em decorrência da degeneração dos tecidos que dão a elasticidade e sustentação.
São sintomas do envelhecimento biológico do ser humano mas podem surgir precocemente também são causados por fatores externos e comportamentais das pessoas como a exposição ao sol.
As camadas da pele
Para entender as causas e efeitos das rugas precisamos entender primeiro as camadas que formam a pele.
De dentro para fora são elas:
Hipoderme: Camada mais profunda da pele, é formada por tecido conjuntivo frouxo que une a pele ao interior do corpo, porém de forma menos firme deixando a pele deslizar sobre as camadas mais profundas. É onde se acumulam as células adiposas (de gordura).
Derme: Entre a hipoderme e a epiderme, é formada por fibras elásticas e colágeno que dá resistência a pele. Ela que perde consistência com a destruição das fibras com o passar dos anos.
Epiderme: É a camada mais superficial da pele, que sofre queratinizarão sendo impermeabilizada. As células dessa camada sofrem descamação e substituição o tempo todo. Esse processo de renovação diminui com o passar do tempo, diminuindo o número e volume das células.
Quando se chega a idade entre 25 e 30 anos, a derme, camada mais profunda da pele, perde colágeno e elastina, tornando a pele começa a ficar mais fina, não conseguindo mais reter umidade suficiente para mandar o brilho, a gordura na camada subcutânea desaparece e a epiderme, camada mais superficial começa a ceder formando as rugas.
Causas
Quando envelhecemos, a pele perde humidade e as fibras se deterioram porque suamos menos e como disse acima, a gordura na camada subcutânea desaparece, mas esse processo é acelerado por fatores externos e pelo estilo de vida que a paciente leve.
Os principais fatores externos são:
- O fumo
- O estresse
- Condições climáticas como o vento contínuo, comum nas regiões de litoral
- Alterações no hormônio feminino devido à alimentação ou outras desordens
- Calor e principalmente a grande exposição aos raios de sol
Exposição ao sol e o fotoenvelhecimento
O envelhecimento natural é marcado pela atrofia da epiderme e da derme, mas a pele continua lisa com o aparecimento bem discreto das rugas já quando o envelhecimento precoce ou natural agravado, se dá pela exposição exagerada ao sol, a pele se torna áspera, cheia de nódulos com rugas profundas e bem marcadas.
A pele envelhecida por ação do sol as fibras de colágeno ficam mais desorganizadas e as fibras elásticas viram massas amorfas com vasos em paredes duplicadas caracterizando a heliodermatite, tipo de dermatite causada pela ação do sol.
A telemedicina já é uma realidade, agende sua consulta com o Dr. Adriano Medeiros!
Com o Dr. Adriano Medeiros, você é atendido por vídeo ao vivo e pode tirar dúvidas sobre atendimentos e fazer acompanhamentos! Esse atendimento acontece na nossa plataforma exclusiva, um consultório virtual que você acessa pelo seu celular ou computador.
A telemedicina oferece uma gama de benefícios, dentre eles podemos citar:
- Encurtar a distância;
- Economizar tempo;
- Rapidez;
- Economia;
- Acessibilidade;
- Exclusividade.
Principais sinais
O principal sinal de aparecimento das rugas é o pregueamento da pele como pregas de um tecido ou um papel bem amassado, sem obedecer nenhuma ordem ou padrão e são comuns nas mãos, pescoço e principalmente no rosto.
Tratamentos
Como falei no começo, não tem como evitar o aparecimento das rugas, mas existem maneiras de minimizar os fatores internos e externos que a causam.
Uma ótima maneira de começar é mantendo uma rotina de cuidados diários, removendo maquiagem antes de dormir e hidratando a pele sempre que possível. Investir em uma alimentação balanceada e rica em vitaminas e elementos antioxidantes e abusar e muito do filtro solar.
Alguns tratamentos como o uso de toxina botulínica A que vai atuar no músculo impedindo que ele se contraia, o preenchimento de sulcos, o peeling, o Botox e o preenchimento com base de ácido hialurônico que pode ser potencializado com o Mdcodes, procedimento que já foi tema da semana quando explicamos todos os detalhes aqui.
Prevenção
Se alimentar de maneira mais saudável e equilibrada é uma ótima maneira de diminuir a ação do tempo, não só a aparição das rugas ainda mais se alinhar-se com atividades físicas constantes e regulares.
Estressar-se menos e realizar atividades que relaxem evita a contração contínua dos músculos da face, o que combinado com o não uso de cigarros e tabaco pode contribuir para diminuir e muito os efeitos do tempo.
Uma das formas mais importantes de se prevenir as rugas é se proteger do sol e do calor, fazendo uso de protetores solares, roupas adequadas e manter a pele e a si mesmo sempre hidratados.
Conclusão
As rugas não são consideradas como uma doença, o seu surgimento faz parte de um processo natural do envelhecimento. A paciente pode procurar um profissional qualificado quando sentir a necessidade de protelar os efeitos do tempo e o aparecimento das marcas como a ruga, além de fazer um tratamento para cuidar quando elas aparecem.
O tempo pode ser um vilão mas existem formas de retardar e reverter, seus sinais, mas como sempre falo, o mais importante é que o paciente esteja seguro do procedimento que vai realizar, buscando satisfação pessoal.
Não deixa de me seguir no Facebook , Instagram e se inscrever no meu canal do Youtube porque semana que vem vou fazer de uma das maneiras de corrigir as rugas e se sentir rejuvenescida e de bem com você mesma, o Botox.
[:]