• Blog
  • by Adriano Medeiros
  • 14 de março de 2018
  • 266
  • 1

As cirurgias de correção nasal estão entre as mais procuradas e desejadas por homens e mulheres em diferentes faixas de idade. Seja por questões estéticas ou funcionais, o nariz sem uma boa simetria ou formato pode, de fato, causar um certo desconforto pessoal. Ainda tem questões que envolvem a dificuldade de respiração e outros problemas relacionados a saúde.

A Rinomodelação vem como uma sugestiva forma de ter um nariz desejado sem a necessidade de uma cirurgia. Não há nenhum tipo de mágica no procedimento! Ele é feito com a aplicação de Ácido Hialurônico, que já é bastante conhecido em outros tratamentos como o preenchimento malar, tratamento para olheiras, Lift Facial e muitos outros que já conversei e conversarei aqui no blog.

O nosso papo de hoje é sobre esse procedimento. Eu já comentei aqui há alguns meses, quando expliquei a diferença entre Rinoplastia e Rinomodelação, mas sempre escuto perguntas em meu consultório e nas minhas redes sociais perguntas de pacientes.

Se você ainda não ouviu falar da Rinomodelação, então confere todas as dicas e informações do post. Depois é só procurar o seu médico cirurgião plástico e preparar mais perguntas que são mais particulares, que somente após uma análise da sua face e da sua saúde poderão ser respondidas.

O que você verá por aqui:

  • O que é Rinomodelação;
  • Quem são os pacientes indicados para fazer a Rinomodelação?
  • Como é feita a Rinomodelação;
  • Em quais casos não são apropriados a Rinomodelação?
  • Cuidados após a aplicação;
  • Resultados da Rinomodelação;
  • Quais são as complicações da Rinomodelação?;
  • Porque a Rinomodelação está virando o tratamento queridinho dos artistas?;
  • Conclusão.

 

O que é Rinomodelação

É comum que haja uma pequena confusão entre a Rinoplastia e a Rinomodelação. A finalidade dos dois procedimentos é basicamente o mesmo, de melhorar a estética e a saúde do nariz, mas a forma como cada um é feito é bastante diferente. A Rinoplastia e a Rinomodelação também se diferem em algumas indicações, que você conhecerá ao longo deste post.

A Rinomodelação não é considerada um procedimento cirúrgico por não precisar de cortes. O procedimento se baseia no preenchimento de determinadas áreas do nariz utilizando o Ácido Hialurônico, que é uma substância já presente em nosso organismo, favorecendo a sua absorção e a boa resposta do tratamento.

Quem são os pacientes indicados para fazer a Rinomodelação?

A Rinomodelação é indicada para homens e mulheres que precisam deixar o nariz mais simétrico, levantar um pouco a ponta do nariz, melhorar a curvatura do dorso nasal ou outros processos similares.

A idade mínima para a Rinomodelação é algo que precisa ser analisado pelo seu cirurgião plástico. Pacientes com menos de 18 anos podem passar pelo procedimento, desde que haja o desenvolvimento completo dos ossos da face e uma autorização dos pais ou responsável.

Existe ainda aqueles pacientes que receberam a indicação direta para a rinoplastia, mas que não querem ou não podem se afastar de algumas atividades, como estudo ou trabalho. Claro que, neste caso, o seu problema precisa ser corrigido pela Rinomodelação. Não são todos os pacientes que se encaixam nesse perfil, mas conversando com seu médico ele poderá analisar sua face e responder com precisão.

 

Como é feita a Rinomodelação

Todo o procedimento pode ser feito em consultório médico, mas requer cuidados essenciais. O seu médico precisa ter um espaço com a higiene necessária e todo o equipamento necessário para que a Rinomodelação seja feita com total segurança.

Apesar de ser menos complexa, pois não há cortes, a Rinomodelação é muito delicada e precisa da sua atenção antes e depois do procedimento. Há a necessidade de aplicação de anestesia tópica, mas não é preciso que você fique internado. Após a consulta, você pode ir para sua casa e seguir com as orientações do médico durante o tempo de recuperação.

Com agulha própria, o médico aplica o ácido hialurônico em pontos que foram analisados previamente para que o resultado desejado seja obtido da melhor forma possível. Geralmente não há dor, mas pode acontecer de o nariz ficar com alguns pontos sensíveis ao toque nos primeiros dias.

Em quais casos não são apropriados a Rinomodelação?

Pacientes que precisam de uma intervenção cirúrgica mais delicada, para corrigir o problema nasal ou aqueles que apresentem algum tipo de reação alérgica aos componentes do produto utilizado na Rinomodelação não poderão passar pelo procedimento.

Também se excluem desse processo, pacientes com doenças autoimunes e mulheres que estejam amamentando ou grávidas. Neste caso eu indico aguardar o final do período de amamentação para realizar a Rinomodelação.

A telemedicina já é uma realidade, agende sua consulta com o Dr. Adriano Medeiros!

Com o Dr. Adriano Medeiros, você é atendido por vídeo ao vivo e pode tirar dúvidas sobre atendimentos e fazer acompanhamentos! Esse atendimento acontece na nossa plataforma exclusiva, um consultório virtual que você acessa pelo seu celular ou computador.

A telemedicina oferece uma gama de benefícios, dentre eles podemos citar:

  • Encurtar a distância;
  • Economizar tempo;
  • Rapidez;
  • Economia;
  • Acessibilidade;
  • Exclusividade.

Cuidados após a aplicação

O tempo de cuidados após a aplicação é relativamente menor que o exigido pela rinoplastia, mas tudo depende do paciente, da indicação do médico e do seu cuidado após o procedimento. Os cuidados básicos são:

  • Aplicação de compressas de gelo, que ajudam a reduzir o inchaço nos primeiros dias;
  • Aplicação de cremes e gel, quando indicado pelo médico, para ajudar a relaxar o tecido e evitar pequenas dores que também ficam após a aplicação do ácido hialurônico;
  • Evite uma exposição intensa ao sol. Sempre que sair de casa, não esqueça de aplicar o filtro solar;
  • Também é indicado que você fique alguns dias afastado do trabalho e atividades que exigem muito esforço físico. O mínimo de 3 dias é o mais apropriado.

 

Seguindo essas orientações, a sua rinoplastia trará os resultados mais rapidamente e aquele desconforto que fica após a aplicação desaparece logo

Resultados da Rinomodelação

E se você está aí esperando para saber os resultados, esse realmente é o que as pessoas mais desejam conhecer. Na primeira semana já é possível perceber algumas mudanças, mas a resposta total da Rinomodelação é obtida entre o primeiro e o segundo mês após a aplicação.

 

A duração média da Rinomodelação é de 18 a 24 meses. Após esse procedimento não é preciso refazer todo o processo. O seu médico precisará apenas aplicar um retoque para manter o resultado obtido ou melhorar ainda mais a aparência do seu nariz.

Quais são as complicações da Rinomodelação?

Eu também preciso falar sobre algumas complicações que podem surgir para a Rinomodelação. Pessoas que optam por fazer o procedimento por profissionais que não sejam cirurgiões plásticos, podem sim ter complicações. Somente profissionais habilitados têm conhecimento sobre a anatomia nasal e podem manusear a substância nos pontos corretos.

O mau uso do Ácido Hialurônico e a má aplicação da Rinomodelação pode causar inflamações nasais e até mesmo a necrose do tecido. É preciso também que o médico possua um ambiente completamente limpo e todos os itens próprios para o procedimento, como eu citei no início do texto.

Porque a Rinomodelação está virando o tratamento queridinho dos artistas?

O fato de o seu cirurgião não precisar utilizar bisturis, de o efeito ser obtido mais rapidamente e a pós-aplicação ser mais rápida, fez com que a Rinomodelação se tornasse tão popular. Celebridades do mundo inteiro buscam tratamentos com respostas mais imediatas e, por esse motivo, a busca por esse procedimento aumentou bastante.

Como você viu, ao longo do post, a Rinomodelação não exige que você se ausente por muito tempo do trabalho e outras atividades, melhora a sua aparência já nos primeiros dias e resolve grande parte dos casos estéticos e funcionais que a Rinoplastia oferece.

A Rinomodelação é melhor que a Rinoplastia? Não necessariamente. Para pacientes onde as necessidades são atingidas pelo preenchimento e querem evitar a cirurgia, esse procedimento pode ser mais favorável, de fato.

Conclusão

A Rinomodelação é um procedimento bastante seguro. O Ácido Hialurônico já está presente em nosso organismo, o que faz com que a substância seja totalmente absorvível e não gere tantas contraindicações. Apenas converse com seu médico para descobrir se você não tem nenhum tipo de alergia aos compostos do produto utilizado por ele. Do contrário, provavelmente os riscos serão mínimos e os efeitos da aplicação desaparecerão logo nos primeiros dias.

Você já conhecia a Rinomodelação? O que achou dessa minha dica de procedimento? O que acha de conversarmos mais sobre o tema? É só deixar sua dúvida nos comentários!

Quero convidar você também para acompanhar minhas redes sociais! Acesse o meu Facebook, Youtube e Instagram para ficar por dentro de dicas sobre saúde, estética e bem-estar!

Até mais!

[:]

1 Comente

Adicionar comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

pt_BRPortuguese