• Blog
  • by
  • 29 de novembro de 2017
  • 169
  • 1

A Rinoplastia é uma das principais cirurgias plásticas feita na face, que promove uma maior harmonia para o rosto de homens e mulheres em diversas faixas de idade. O procedimento pode ser adotado por razões estéticas e funcionais, trazendo mais autoestima ou mais saúde para o paciente.

Em outro momento já mostrei aqui no blog tudo o que você precisa saber sobre a rinoplastia do pré-operatório até o pós cirúrgico. Dessa vez, quero falar exclusivamente dos resultados. O motivo é a expectativa que sempre observo em minhas pacientes.

Eu sei que quando alguém opta por uma modificação cirúrgica, alimenta também uma certa ansiedade para saber sobre os resultados. Sei também da real necessidade de os pacientes saberem como ficará o nariz.

Então vou contar neste post, o que a Rinoplastia pode fazer por você em seis casos bem populares. Explicarei o que muda e o que não muda com a cirurgia e o que é feito no procedimento. Confira!

O que você verá por aqui:

  • Rinoplastia para Redução do tamanho do nariz;
  • Rinoplastia para redução do dorso nasal;
  • Rinoplastia de aumento;
  • Rinoplastia étnica;
  • Rinoplastia pós-traumática;
  • Rinoplastia para nariz torto;
  • Conclusão.

Benefícios da rinoplastia

Rinoplastia para Redução do tamanho do nariz

O tamanho do nariz nem sempre favorece a sua face. Há pessoas que estão completamente insatisfeitas com esse detalhe e sentem-se menos bonitas por isso. Para essas situações, é possível optar pela Rinoplastia e ter um novo nariz completamente harmônico e no tamanho ideal para seu rosto.

A redução do tamanho do nariz não deve ser feita, porém, levando em conta apenas a vontade do paciente. O cirurgião precisa analisar todo o formato do rosto e buscar o melhor traço para que o nariz fique na proporção ideal. Ele não vai ficar nem muito pequeno e nem muito fino, caso esse seja o seu objetivo.

Todo o procedimento inicia com uma medição do rosto, com a finalidade de trazer uma simetria facial para o paciente. Você pode trazer referências para seu cirurgião e mostrar como deseja seu novo nariz, mas talvez a Rinoplastia não responda essas expectativas. Um bom exemplo são as rinoplastia étnicas. O cirurgião chegará ao tamanho que deixe a sua aparência mais harmônica e não prejudique também a sua respiração.

O médico sempre tem a sensibilidade para notar qual o melhor formato para que o nariz fique harmônico. Além dessa sensibilidade, nós também utilizados de softwares que ajudam muito na projeção do seu novo nariz.

 

benefícios da rinoplastia

Rinoplastia para Redução do dorso nasal

Algumas pessoas possuem o dorso nasal mais avantajado e optam pela rinoplastia para reduzi-lo. Eu poderia citar esse tipo de cirurgia também como um dos casos para o tópico acima. A mudança no dorso também reduz o tamanho do nariz, mas preferi desencaixar porque esse é um procedimento ainda mais delicado e, quando feito sem os devidos cuidados, pode resultar em problemas respiratórios.

Algumas pessoas possuem um dorso do nariz muito baixo, muito alto ou com aquela protuberância, que chamamos de giba. A rinoplastia traz mudanças significativas para todos esses casos, mas em muitas situações a giba é reduzida bastante, só que não completamente.

Assim como no caso anterior, o cirurgião faz uma avaliação estética, levando em conta as medidas padrões para dorsos masculinos e feminino, pois eles são diferentes. Somente após essa medição, é possível traçar os resultados e conversar sobre as expectativas e realidades da rinoplastia. Como citei antes, nem sempre as modificações que o paciente deseja podem ser feitas para não colocar em risco a sua saúde.

Há casos também onde a rinoplastia para redução do dorso nasal pede uma pequena fratura nesse osso. Esse procedimento é chamado de Osteotomia e também já é previsto nas consultas. O procedimento visa reposicionar o osso, criando uma base mais estreita e dando um aspecto mais delicado.

 

benefícios da rinoplastia

Rinoplastia de Aumento

É comum as pessoas optarem pela rinoplastia para reduzir o tamanho do nariz, como você viu no primeiro caso. Quando falamos em aumento, a ideia ainda causa uma certa estranheza, mas é mais comum do que parece.

Muitas pessoas optam pela rinoplastia de aumento quando um procedimento anterior deu errado ou quando há algum tipo de má formação do nariz. Eu posso exemplificar esse caso usando a referência do cantor Michael Jackson. Por ter exagerado nos procedimentos estéticos, ele teve a sua respiração prejudicada.

A má projeção dos resultados, que eu citei em todos os casos até aqui, também fez com que o cantor perdesse parte essencial da cartilagem nasal e resultasse em uma série de problemas de saúde. É muito importante saber quando não operar o nariz, mas existem casos como esse que servem sempre como referência para cirurgiões.

Nos procedimentos de aumento de nariz, o cirurgião pode identificar a necessidade de um enxerto de cartilagem ou de ossos. Essa condição deve ser informada ao paciente e sempre analisada.

Para a rinoplastia de aumento, os resultados esperados devem ser medidos pelo médico. O objetivo aqui é favorecer a respiração do paciente.

 

Benefícios da rinoplastia

A telemedicina já é uma realidade, agende sua consulta com o Dr. Adriano Medeiros!

Com o Dr. Adriano Medeiros, você é atendido por vídeo ao vivo e pode tirar dúvidas sobre atendimentos e fazer acompanhamentos! Esse atendimento acontece na nossa plataforma exclusiva, um consultório virtual que você acessa pelo seu celular ou computador.

A telemedicina oferece uma gama de benefícios, dentre eles podemos citar:

  • Encurtar a distância;
  • Economizar tempo;
  • Rapidez;
  • Economia;
  • Acessibilidade;
  • Exclusividade.

Rinoplastia étnica

Lembra quando eu citei no início do texto que um dos casos que leva o paciente optar pela redução do nariz é a sua etnia? A rinoplastia étnica tem se tornado cada vez mais popular.

Por outro lado, ainda há uma certa confusão de entendimento sobre o assunto. Esse tipo de cirurgia não causará a perda da identidade do paciente. O cirurgião fará uma projeção do novo nariz, sempre levando em conta os traços étnicos. Esses são pré-estabelecidos e obedecidos na hora de desenhar o novo nariz.

A cirurgia plástica nestes casos apenas amenizará traços que podem ser considerados grosseiros ou fortes demais. Contudo, há um limite de projeção par isso ser feito.

Posso citar os casos de narizes orientais, negroides e gregos como alguns dos mais populares.

 

benefícios da rinoplastiaRinoplastia pós-traumática

A rinoplastia pós-traumática é, talvez, a mais delicada dessa lista. Os pacientes que buscam esse tipo de cirurgia sofreram alguma lesão no nariz e precisam de uma reconstrução. Há casos onde o resultado obtido pode ser praticamente idêntico ao nariz natural e há casos onde somente pequenas alterações conseguem ser realizadas.

É sempre necessário um acompanhamento médico muito completo, delicado e realista. O paciente deve sempre saber de todas as expectativas. A reconstrução de um nariz nem sempre visam apenas a estética. Fatores que contribuem para a saúde do paciente precisam ser levados em conta com prioridade.

Além dos casos de lesão, eu quero encaixar aqui também os quadros de desvio de septo. O nosso nariz possui um osso chamado septo nasal que separa uma narina da outra. Existem pessoas que, por distúrbios congênitos ou problemas adquiridos possuem um desvio nesse pequeno osso.

O mau encaixamento do septo causa uma dificuldade considerável na respiração, sendo uma das principais características de pessoas que apresentam esse quadro. O desvio de septo também compromete a estética do paciente. A casos onde a envergadura do osso é perceptível e a rinoplastia pode corrigir isso.

No procedimento é feita uma correção do osso, deixando-o o mais próximo do considerado natural. Os riscos para esse procedimento precisam ser observados. A cirurgia deve ser muito bem planejada, pois do contrário, um septo mau localizado pode trazer problemas ainda maiores para o paciente.

 

benefícios da rinoplastia

Rinoplastia para nariz torto

Não se encaixam aqui apenas os casos onde o paciente possui o nariz torno por desvio de septo, assim como citei anteriormente. Deixei essa situação por último por ser uma das mais delicadas da lista.

Retificar o nariz torto depende de diversos fatores, o que torna o procedimento cirúrgico ainda mais desafiador para o médico.

Aqui também há um reposicionamento do septo, de outros ossos e cartilagens nasais. O cirurgião deve observar previamente se o nariz torto é uma característica congênita ou pós-traumática.

A rinoplastia pode corrigir completamente ou parcialmente esses quadros. Há a necessidade de provocar uma fratura no osso que, dependendo da profundidade, pode comprometer a sua saúde. Por esse motivo a rinoplastia para nariz torto precisa ser delicadamente projetada.

A fratura também, em muitas situações, não é o único procedimento utilizado para obter bons resultados. Pode ser necessário a colocação de enxerto para corrigir o desvio do nariz, por exemplo.

O resultado não deve ser projetado apenas nos fatores estéticos. A respiração do paciente precisa ser prioridade sempre.

Conclusão

Apresentei neste artigo seis exemplos de casos onde a rinoplastia apresenta bons resultados. O seu médico sempre deve levar em conta diversas questões antes de aprovar a cirurgia. Você viu que a tomada de decisão é sempre uma parceria entre o paciente o cirurgião plástico. Nem sempre é possível obter o nariz como o sonhado, mas um bom acompanhamento médico levará você a ter uma satisfação com a rinoplastia.

perguntas que você deve fazer antes de realizar uma Rinoplastia e seu cirurgião deve esclarecer com atenção.

A medição da face e do nariz é uma dessas questões. Você viu que em todos os casos eu citei a importância desse procedimento para a projeção do resultado. Leve sempre em conta isso na hora de tomar a sua decisão. O resultado será sempre o melhor possível.

Converse sempre com seu médico, analise os resultados e, somente após chegar ao máximo esperado, decida se a rinoplastia atende ao não às suas expectativas!

Você conseguiu identificar o seu quadro em um dos casos que citei aqui no post? Deixe seu comentário e me diga qual é. Podemos ainda conversar mais um pouco sobre o assunto!

Não deixe também de acompanhar minhas redes sociais como Facebook, Instagram e Youtube. Sempre há bons conteúdos sobre saúde e estéticas que podem ajudar você!

Até a próxima!

[:]

1 Comente

  1. Buy Cialis
    19 de novembro de 2019 às 04:52

    What’s up Dear, are you truly visiting this site regularly, if so then you will absolutely take fastidious experience.

Adicionar comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

pt_BRPortuguese