• Blog
  • by
  • 18 de julho de 2018
  • 540
  • 0

O envelhecimento facial atinge principalmente a pele, mas há os compartimentos de gordura, que a medida que nossa idade avança, vão perdendo seu volume. Entender o que são esses compartimentos e como eles mudam no decorrer da vida é importante para buscar os melhores tratamentos e se manter sempre jovem.

Para quem não sabe, esses compartimentos de gordura são os grandes responsáveis por trazer o contorno do nosso rosto. Quando envelhecemos, o volume da gordura vai diminuindo e, com isso, surgem problemas como a flacidez, perda da sustentação óssea e muitos outros.

O nosso rosto conta com diferentes tipos de compartimentos de gordura. Eles são subdivididos em 5 regiões: periorbicular, temporal, perioral, terço médio da face (maçã do rosto e bochecha) e mandibular. Hoje mostrarei um pouco do processo de envelhecimento facial, contando como ele acontece em cada uma dessas subdivisões. Veja.

Região Periorbicular

A Região Periorbicular compreende as pálpebras superiores e inferiores. Não há tantos compartimentos de gordura nessa parte da face, o que faz com que muitas pessoas não previnam seu envelhecimento. A perda de gordura na região periorbicular é também quase que uniforme, o que não o torna tão perceptível com o avanço da idade.

A medida que a idade do paciente avança, a perda de volume dessa região acontece mais intensamente na parte superior e lateral, resultando uma queda dos tecidos. O efeito é um excesso de pele na margem ciliar e aquela aparência de olho fundo.

Região Temporal

A região temporal compreende todo o músculo temporal, aquele que está na lateral da face, na altura da sobrancelha. Essa também é uma região com poucos compartimentos gordura e como eles são mais profundos acabam por não serem tão perceptíveis.

Essa parte da sua face é muito importante para o contorno e à medida que envelhecemos, há uma perda maior da gordura na parte frontal do osso zigomático e do arco zigomático superior. O resultado é uma face bem mais marcada e visível, pois tendencialmente, a região temporal fica um pouco mais funda com o passar dos anos.

Região Perioral

A região perioral é composta em sua maior parte pelo músculo orbicular da boca. Ela compreende o terço inferior da face, onde tem um volume médio nos compartimentos de gordura.

Aqui já ocorre uma perda bastante considerável de gordura com o passar da idade. O envelhecimento traz, por consequência, um afinamento do lábio superior, de a perda da submucosa do lábio inferior. Por isso que é comum a perda de volume labial e o surgimento de rugas como o Bigode Chinês e a Código de Barras.

A telemedicina já é uma realidade, agende sua consulta com o Dr. Adriano Medeiros!

Com o Dr. Adriano Medeiros, você é atendido por vídeo ao vivo e pode tirar dúvidas sobre atendimentos e fazer acompanhamentos! Esse atendimento acontece na nossa plataforma exclusiva, um consultório virtual que você acessa pelo seu celular ou computador.

A telemedicina oferece uma gama de benefícios, dentre eles podemos citar:

  • Encurtar a distância;
  • Economizar tempo;
  • Rapidez;
  • Economia;
  • Acessibilidade;
  • Exclusividade.

Região do Terço Médio da Face

Essa é a região do meio da face, incluindo todo o malar. É a parte que envelhece primeiro, por isso, é onde mais perdemos gordura. A partir dos 25 anos os compartimentos de gordura do terço médio da face já começam a perder volume. As bochechas ficam menores e o osso malar bem menos marcado.

O resultado, com o passar dos anos, é a queda da maçã do rosto, deixando a pessoa com uma aparência esqueletizada. Há também uma considerável flacidez nessa região, dando a sensação que o paciente tem as bochechas caídas.

Região Maxilar

Como o nome já indica, é a região que compreende todo o osso maxilar, a nossa mandíbula. Ela define toda a parte média e inferior do nosso rosto. É a região maxilar que cria essa linha mais marcada – ou não – que vai do final da orelha até o queixo.

Com o envelhecimento, os compartimentos de gordura além de perderem volume, também caem, deformando um pouco essa marcação e causando a perda do contorno facial.

Tratamentos mais indicados para envelhecimento dos compartimentos de gordura facial

Não temos como evitar o envelhecimento e a perda de gordura dessas cinco regiões da face, mas temos como corrigir o problema. Dá para trazer um pouco mais de jovialidade para os pacientes com tratamentos como a Lipoenxertia e preenchimentos com ou sem MD codes, Ácido Hialurônico e Ácido Poli-L-Láctico.

Esses tratamentos restauram o volume dos compartimentos como um todo ou aqueles onde houve uma maior perda de gordura. Você também pode iniciar os preenchimentos já a partir dos 25 anos, pois como citei um pouco mais acima, é quando o processo de perda de gordura inicia de fato. Isso previne a mudança da sua aparência e você envelhece com uma pele mais saudável e um contorno facial bem traçado.

É sempre muito importante conversar com seu cirurgião ou dermatologista para saber quais os compartimentos precisam de tratamento e como esse procedimento será feito. Aqui no blog você encontra alguns tratamentos faciais  indicados para rejuvenescimento.  Basta conhecer um pouco mais deles e decidir qual o melhor para seu caso, juntamente com seu médico.

O que achou do post? Você já sabia como funcionava o envelhecimento dos compartimentos de gordura da nossa face? Conta para mim nos comentários o que achou do tema!

E não esqueça também de compartilhar o post nas redes sociais para que seus amigos e familiares entendam mais desse assunto! E se você ainda não me segue no Facebook, Instagram e Youtube, acessa hoje para ficar por dentro de dicas sobre saúde e estética![:]

Adicionar comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

pt_BRPortuguese