• Blog
  • by Adriano Medeiros
  • 14 de junho de 2017
  • 134
  • 0

Enquanto os anos caminham, nosso corpo passa por muitas mudanças, principalmente na face e não só por ficarmos mais velhos, mas também por causa de muitos fatores externos que aceleram o processo.

 

Hoje nosso tema vai o falar sobre o envelhecimento da face, parte do corpo onde os sinais de idade se tornam mais evidentes as pessoas em volta, a porta para reconhecer que a boa idade está cada vez mais próxima ou chegou enfim, mas essa chegada não precisa ser um pesadelo estético.

 

Hoje vamos falar de:

  •         O envelhecimento facial;
  •         Os sinais
  •         As causas
  •         Algumas soluções

O envelhecimento facial

A harmonia entre os tecidos que formam a pele, em todas suas camadas, é o que mantém a juventude facial, mas durante o envelhecimento, essa harmonia enfraquece na medida que os tecidos mais profundos desaparecem ou mudam de lugar fazendo a pele perder a elasticidade cair pela ação da gravidade.

 

A região da mandíbula começa a se confundir com o pescoço, junto com o caimento do canto dos lábios e da ponta do nariz, muito comum nos homens, junto com a queda de cabelo. Além disso, a pele se torna transparente, áspera, fina e com a diminuição do nível de gorduras, as bochechas, queixo, nariz e órbitas oculares parecem ficar ocos.

 

Os sinais

 

Perda da elasticidade

 

Com o passar do tempo a produção de elastina e colágeno diminuem significativamente causando a perda da elasticidade fazendo com que simples expressões faciais resultem em rugas e pés de galinhas porque a pele não volta mais facilmente ao seu estado de repouso.

 

Perda do contorno facial

 

Essas mudanças deixam o rosto flácido como um todo, prejudicando o contorno linear do rosto, atrapalhando a harmonia. Em alguns casos as linhas do maxilar se perdem criando a “papada”, não tendo mais o limite entre o rosto e o pescoço.

 

Perda do Volume

Com a perda da gordura facial, a pele perde a base de sustentação deixando a bochecha e a região dos olhos profundas, com covas. Além disso, a pele flácida sem essa sustentação, cai com o efeito da gravidade deixando os olhos caídos.

 

Manchas na pele

Um dos sinais mais comuns de envelhecimento são as manchas, que aparecem ao longo da vida, mas com a idade se tornam mais escuras e comuns. Por motivos genéticos, alterações hormonais ou muita exposição ao sol, a pigmentação e a descoloração estão presentes conforme ficamos mais velhos.

 

Calvície e Queda na ponta do nariz

Muito comum aos homens, a queda dos cabelos e na ponta do nariz são sinais bem evidentes do envelhecimento. Com a ajuda da gravidade os ossos e os tecidos costumam inclinar, o que com o enfraquecimento dos tecidos e a falta de base com a perda de gordura, faz com o junto com as pálpebras, orelhas e nariz caiam, o lábio superior diminua e o inferior fique proeminente.

 

As Causas

Ao longo dos anos com as mudanças hormonais, uso de substâncias prejudiciais como o tabaco, exposição ao sol e alimentação ruim, a pele perde colágeno e elastina. Para piorar a renovação das células fica mais lenta, ficando menos elástica trazendo o aparecimento de rugas de expressão e pés de galinha.

 

Exposição ao sol

Ao longo dos anos a exposição ao sol seja por períodos prolongados ou simplesmente no dia a dia, provoca mudanças visíveis na pele. O fotoenvelhecimento como chamam alguns dermatologistas, pode causar manchas, o surgimento de sardas, câncer de pele e aspereza, isso porque a contínua exposição à radiação ultravioleta danifica a pele diminuindo sua capacidade de auto reparação e produção natural de colágeno.

 

Tabagismo

O colágeno é o responsável como ligar os tecidos uns aos outros e o consumo do tabaco além de diminuir a taxa de regeneração das células, também diminui a produção da substância fazendo com que a pele se solte dos demais tecidos, causa rugas e pela flácida e caída.

 

Genética

Todos somos diferentes geneticamente, alguns começam a envelhecer mais cedo, aos 30 anos e outros demoram mais, isso acontece de acordo com a predisposição genética de cada um. Cor ou espessura da pele são fatores bem conhecidos, mas a simples predisposição para exteriorizar os sinais do tempo também é hereditária.

 

Outras causas

Além dessas causas, a exposição às mudanças de temperatura muito drásticas, por muito tempo e as mudanças hormonais que decorrem do próprio passar do tempo como a regeneração celular e as alterações químicas no corpo, ajudam e muito no envelhecimento.

Mas como disse no começo, chegar a boa idade não precisa ser um pesadelo estético. Existem, além dos cuidados sempre indicados como uso de protetor solar, hidratantes e antioxidantes, tratamentos ativos com o uso de fórmulas que ajudam a retardar o envelhecimento da pele do rosto e até rejuvenescer parte do tecido.

A telemedicina já é uma realidade, agende sua consulta com o Dr. Adriano Medeiros!

Com o Dr. Adriano Medeiros, você é atendido por vídeo ao vivo e pode tirar dúvidas sobre atendimentos e fazer acompanhamentos! Esse atendimento acontece na nossa plataforma exclusiva, um consultório virtual que você acessa pelo seu celular ou computador.

A telemedicina oferece uma gama de benefícios, dentre eles podemos citar:

  • Encurtar a distância;
  • Economizar tempo;
  • Rapidez;
  • Economia;
  • Acessibilidade;
  • Exclusividade.

Algumas soluções

Se não podemos evitar que os anos passem, pelo menos dá para diminuir os efeitos externos tomando os cuidados necessários e ainda existem procedimentos para atenuar os efeitos.

Para ajudar a manter a aparência jovial por mais tempo, o paciente também pode recorrer a procedimentos cirúrgicos

 

Lipoaspiração

Muita gente não sabe, mas a lipoaspiração pode ser feita para remover a “papada”. Para os casos em que o limite entre o maxilar e o pescoço some, o paciente pode recorrer a lipoaspiração, mas em alguns casos quando também houver excesso de pele, será necessário um lifting na região cervical.

 

Peeling

No caso das rugas, manchas e da flacidez facial o peeling é uma das indicações. O peeling não é um procedimento agressivo então pode ser feito em pacientes várias idades, ajudando também as pessoas com envelhecimento precoce.

 

Blefaroplastia

Esse procedimento é o indicado para resolver o problema dos “olhos caídos”. A blefaroplastia é uma cirurgia que remove o excesso de pele e a gordura extra na região dos olhos. É recomendada para pacientes com envelhecimento precoce e para os que a idade avançada já chegou.

 

Implante capilar e Rinoplastia

Há um bom tempo o homem também vem se preocupando com a beleza e quando atinge a velhice não deixa de se impostar com a aparência. O implante capilar ajuda a devolver a auto estima de muitos homens, inclusive mais jovens que sofrem com a queda de cabelo. O procedimento transplanta os folículos capilares de uma parte do couro cabeludo não afetada, para a afetada.

A rinoplastia é um procedimento muito procurado para correções estéticas no nariz, porque não só melhora a aparência e sua proporção, sendo a cirurgia indicada para corrigir o caimento do nariz, sendo parte também da Perfiloplastiam junto com a Mentoplastias (cirurgia no queixo) que vão devolver a harmonia facial ao paciente. Para mais é só ler meu texto aqui no blog.

 

MDcodes e ácido hialurônico

A perda de volume facial pode ser tratada com o uso de estimuladores de colágeno, mas o preenchimento com ácido Hialurônicos oferece bons resultados.

A novidade é o MDcodes técnica que identifica os pontos de sustentação da face de acordo com as características e reclamações de cada paciente, variando assim de pessoa para pessoa, ajudando a potencializar os resultados do preenchimento à base de ácido hialurônico

 

Conclusão

 

A harmonia entre os tecidos que formam a pele, em todas suas camadas, é o que mantém a juventude facial, mas durante o envelhecimento, essa harmonia enfraquece na medida que os tecidos mais profundos desaparecem ou mudam de lugar fazendo a pele perder a elasticidade cair pela ação da gravidade.

Ao longo dos anos com as mudanças hormonais, uso de substâncias prejudiciais como o tabaco, exposição ao sol e alimentação ruim, a pele perde colágeno e elastina. Para piorar a renovação das células fica mais lenta, ficando menos elástica trazendo o aparecimento de rugas de expressão e pés de galinha.

Mas como disse no começo, chegar a boa idade não precisa ser um pesadelo estético. Existem, além dos cuidados sempre indicados como uso de protetor solar, hidratantes e antioxidantes, tratamentos ativos com o uso de fórmulas que ajudam a retardar o envelhecimento da pele do rosto e até rejuvenescer parte do tecido.

O tempo pode ser um vilão mas existem formas de retardar e reverter, seus sinais, mas como sempre falo, o mais importante é que o paciente esteja seguro do procedimento que vai realizar, buscando satisfação pessoal.

Para saber mais se inscreve no meu canal no Youtube e assista ao Café com Cirurgia Plástica dessa semana e espera só um pouco que na sexta vou tirar todas as dúvidas no Direto ao ponto.

Aproveita para me seguir no instagram e curte minha página no Facebook. Pode curtir, comentar e informar sobre os principais assuntos da cirurgia plástica.[:]

Adicionar comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

pt_BRPortuguese