• Blog
  • by Adriano Medeiros
  • 11 de outubro de 2017
  • 98
  • 1

Hidrolipo - Saiba toda Verdade

Você sabia que a lipoaspiração está em 1º lugar em cirurgias plásticas realizadas no Brasil? Dentro dessa técnica é possível optar pela hidrolipo ou mini-lipo, um tipo de procedimento mais objetivo e com ótimos resultados.

A busca pelo corpo perfeito e cheio de curvas é algo frequente em nosso país. Sabemos o quanto as mulheres brasileiras são lindas e vaidosas por natureza e, por esse motivo, se tornam adeptas a esses procedimentos.

Diferente da lipoaspiração comum, a hidrolipo é mais indicada para quem busca um tipo de cirurgia menos invasiva e com recuperação mais rápida.

Neste post quero apresentar para vocês:

  • O que é a hidrolipo e como funciona
  • Indicações e contraindicações para a cirurgia
  • Os principais riscos
  • Pré e Pós operatório
  • Principais dúvidas
  • Hidrolipo em Clínicas, fazer ou não fazer?
  • Conclusão

 

O que é Hidrolipo e como funciona

Sem a necessidade de uma grande incisão e anestesia geral, a hidrolipo tem sido a indicação de médicos cirurgiões para quem deseja dar um contorno e uma aparência melhor a parte específicas do corpo e retirar uma quantidade menor de gordura localizada.

Hidrolipo - Saiba toda Verdade - O que é a hidrolipo e como funciona

Como já citei no início do post, esse tipo de lipoaspiração é bem menos invasiva do que a convencional e pede pouco tempo de recuperação para o paciente.

 

O anestesista vai realizar anestesia local com sedação e seu cirurgião plástico através de uma pequena incisão vai fazer a retirada de gordura de regiões separadas e pontuais do seu corpo com o mínimo de agressão possível devido a anestesia aplicada e a natureza objetiva do procedimento.

Indicações e contraindicações para a cirurgia

É necessário que todos as pacientes passem por um rigoroso pré-operatório com consultas e exames específicos para determinar se a paciente está mesmo apta a realizar o procedimento.

As principais contraindicações são caso a paciente esteja com excesso de peso, ou tenha alguma alteração nos exames. Pois o procedimento tem foco em refinamento e acabamento corporal onde você poderá submeter apenas pequenas partes específicas do corpo. Essa é, consequentemente, uma das grandes vantagens do processo inclusive.

Homens e mulheres que tenham mais de 18 anos e estejam em boas condições de saúde já podem dar início ao pré-operatório. Após passar pelas primeiras consultas, o médico cirurgião faz uma entrevista e solicita os exames clínicos e laboratoriais comuns à todos os procedimentos cirúrgicos.

A contraindicação mais comum é para pessoas que precisam de uma retirada maior de gordura ou uma redução aparente de peso em todo corpo, pois a hidrolipo não é voltada para volume e nem para perda de peso.

A hidrolipo além de trazer um contorno corporal mais harmonico, estimula o processo de mudança corporal que você tanto desejou e nunca conseguiu realizar.

Pois esse processo ajuda a moldar o corpo da paciente e trazer um formato mais bonito e natural a ele, fazendo com que a mesma observe as mudanças e se sinta mais animada para manter o corpo com a prática de exercícios físicos localizados e uma mudança em seus hábitos alimentares.

O resultado será um corpo mais bonito e um organismo bem mais saudável.

 

Principais riscos

Sempre gosto de repetir nos posts aqui do blog que qualquer procedimento cirúrgico envolve riscos. Contudo, uma técnica quando é realizada com toda segurança e em um ambiente propício, esses riscos reduzem consideravelmente.

Com a hidrolipo não é diferente. Você precisa realizar todas as consultas e exames, conversar com seu médico para que ele conheça as suas limitações e também para que explique nessas entrevistas todas as necessidades que a cirurgia pede.

Apesar de ser uma dica padrão para qualquer procedimento, é importante que você observe se o local onde a sua hidrolipo será realizada cumpre com todas as exigências da ANVISA. Isso evita infecções mais graves ou complicações para a sua saúde.

 

Um parâmetro de segurança essencial é o que gosto de chamar de “tripé de segurança da cirurgia plástica”, onde estão presentes um cirurgião plástico qualificado, o anestesista dentro da sala de cirurgia,  e um hospital equipado de CTI.

A telemedicina já é uma realidade, agende sua consulta com o Dr. Adriano Medeiros!

Com o Dr. Adriano Medeiros, você é atendido por vídeo ao vivo e pode tirar dúvidas sobre atendimentos e fazer acompanhamentos! Esse atendimento acontece na nossa plataforma exclusiva, um consultório virtual que você acessa pelo seu celular ou computador.

A telemedicina oferece uma gama de benefícios, dentre eles podemos citar:

  • Encurtar a distância;
  • Economizar tempo;
  • Rapidez;
  • Economia;
  • Acessibilidade;
  • Exclusividade.

Pré e Pós-operatório

Após as primeiras consultas, o seu médico cirurgião pedirá alguns exames que é um padrão para todo procedimento. Esses exames são clínicos e de laboratórios.

Ele também pedirá uma avaliação de um cardiologista ou um clínico geral. A sua saúde no dia da operação precisa estar boa. Caso apareça alguma complicação, a melhor dica é informar ao médico para que ele analise a sua condição e se é necessário mudar a data.

A hidrolipo não exige uma longa internação. Com no máximo 24 horas você provavelmente já recebe alta e pode ir para casa. A cirurgia em si dura entre 30 minutos e 3 horas. Esse tempo varia de acordo com a delicadeza da área operada ou da quantidade de gordura que será tirada.

O pós-operatório não chegar a ser complexo. A orientação é que você tenha entre 3 e 7 dias de descanso, também variando de acordo com o que foi tratado. A região operada pode apresentar hematomas, um leve sangramento e, caso isso aconteça, informe ao seu médico imediatamente.

Durante o período de pós-operatório é preciso seguir uma dieta balanceada, suspender bebidas alcóolicas e, principalmente o cigarro.

 

Principais dúvidas

Hidrolipo - Saiba toda Verdade - Principais Dúvidas sobre hidrolipo

Mesmo com todas as informações acima, você provavelmente ainda está se questionando sobre alguns detalhes da hidrolipo. Escolhi algumas perguntas que sempre escuto quando converso com minhas pacientes sobre o assunto. Veja.

 

1 – A hidrolipo pode ser feita em todas as partes do corpo?

Sim. É possível moldar o formato das coxas, dos braços, da região do abdômen, dos quadris e muitas outras. Vale reforçar o que falei anteriormente sobre o tratamento.

A hidrolipo trata áreas específicas e separadas. Você não consegue uma formatação completa do seu corpo de uma única vez. Somente nas partes determinadas que passam pela cirurgia.

Para quem deseja ter um contorno corporal harmônico mais completo, eu indico a lipoaspiração. Eu já produzi um conteúdo onde contei tudo sobre a lipoaspiração.

 

2 – Qualquer médico pode fazer a cirurgia já que ela tem um espectro menor, mais objetivo e nem sempre precisa que o paciente fique internado?

Não. Somente cirurgiões plásticos certificados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica podem realizar o procedimento. Mesmo sendo mais objetiva e com um área de operação menor, a hidrolipo apresenta riscos, como citei antes.

Nesse caso, ainda sim todos os cuidados comuns de uma cirurgia precisam ser tomados pelo profissional e pelo hospital.

 

3 – Como fica a cicatriz da hidrolipo?

A hidrolipo não vai te deixar uma cicatriz aparente, assim como também acontece na lipoaspiração comum. Pois há apenas uma pequena incisão  de aproximadamente 0,5cm, bem pontual e em lugares escondidos do corpo. Essas são cicatrizes superficiais que somem à medida que a sua recuperação acontece.

 

4 – Existe algum cuidado muito especial para quem faz a cirurgia?

Seguindo a orientação correta do seu cirurgião plástico, não haverá nada fora do comum para o seu pós-operatório. Como a hidrolipo é uma cirurgia localizada, uma rotina saudável é mais que necessária para que você não volte a ganhar gordura localizada no local operado.

É recomendado que a paciente tenha um repouso na primeira semana, faça uso de cintas compressivas, faça drenagens linfáticas, tenha uma alimentação rica em proteínas e colágeno, tenha uma hidratação correta e durma de forma adequada.

 

5 – Pessoas com sobrepeso devem optar pela hidrolipo ou pela cirurgia convencional?

Para qualquer uma das cirurgias a paciente deve primeiro ter uma perda de peso para que depois, possa se submeter ao tipo de lipo mais pertinente para seu caso.

Seu médico cirurgião de confiança saberá te indicar o procedimento mais correto, lembrando que tanto a hidrolipo como a lipoaspiração tem o propósito apenas de moldar o corpo, dando um formato mais harmônico e natural e ele, e não tem a intenção de gerar perda de peso especificamente.

No meu canal do Youtube eu já publiquei alguns vídeos sobre a lipoaspiração que farão você entender completamente esse processo.

6 – A minha silhueta vai mudar, assim como acontece com as mulheres que fazem a lipoaspiração comum?

Sim. Haverá uma mudança na sua silhueta, mas não muito grande. A hidrolipo dará para seu corpo mais curvas, mais detalhes, porém não o mudará completamente.

É possível dar uma amenizada nos contornos, deixando sua aparência ainda mais feminina e um corpo esteticamente mais bonito.

 

Hidrolipo em clínicas: fazer ou não fazer?

Ao pesquisar sobre a hidrolipo em diversos sites e canais pela internet ou até mesmo conversando com alguns profissionais é possível observar que existem indicações da cirurgia em consultórios.

O que é um erro, nenhuma cirurgia complexa ou menos complexa deve ser feita em consultório!

Você pode perceber, ao longo desse post, que eu sempre enfatizei o fato de a hidrolipo ser uma cirurgia mais objetiva  e com um espectro de atuação menor, mas que ainda assim é uma cirurgia com riscos.

Quando o procedimento é feito em consultórios médicos, esses riscos aumentam consideravelmente, um exemplo é que com a anestesia, corre-se o risco de choque anafilático, podendo gerar consequências catastróficas para a paciente. Observe que um consultório não possui meios para intervir em qualquer intercorrência que possa acontecer durante a cirurgia.

Então de novo, nunca aceite fazer este procedimento cirúrgico e qualquer outro em um consultório!

Leve em conta que em qualquer procedimento existe a possibilidade de acontecerem essas intercorrências, mesmo que pequena, e como acabei de falar essas intercorrências podem levar a resultados catastróficos para a vida da paciente.

A melhor solução é sempre buscar um médico cirurgião especializado, um hospital com toda a estrutura necessária, com CTI, com anestesista na sala de operação e que tenha disponível uma equipe competente.

Equipe médica de Cirugia Plástica

Somente nestas condições você tem aparato ideal para te trazer segurança durante sua cirurgia, aumentando consideravelmente as chances de seu procedimento ser um sucesso. Quando não há tudo isso oferecido para o paciente, os riscos são aumentados consideravelmente como já repeti algumas vezes.

Então dê prioridade para sua vida e seu bem estar, não aceite fazer procedimentos em consultórios somente por serem mais baratos!

 

Conclusão

A hidrolipo é uma cirurgia relativamente indicada para homens e mulheres que precisam de uma pequena mudança no corpo. Por ser menos invasiva, exige uma recuperação mais rápida. De fato, é um tipo de procedimento que está muito em alta no Brasil.

Ainda assim é importante seguir todas as orientações médicas com atenção. Inclusive a hidrolipo  que também é uma cirurgia que precisa de atenção e competência por parte do profissional. Você viu, ao longo desse post, que o segredo para um bom resultado também está em você seguir o que seu médico pediu.

Descanse, tome os medicamentos quando indicados e siga uma rotina mais saudável. Como resultado você terá aquele corpo desejado em pouco tempo.

Você já conhecia a hidrolipo? O que achou da técnica? Deixa seu comentário e vamos trocar uma ideia sobre o assunto!

Se tiver alguma dúvida pode também escrever mais abaixo que eu responderei ou me enviar um email!

Aproveita e curte minhas redes sociais, Facebook, Instagram e Youtube fique por dentro de outras técnicas importantes da cirurgia plástica, além de conteúdos relevantes para a sua saúde!

Para entrar em contato comigo no consultório visite minha página de Contato.

Até mais!

[:]

1 Comente

  1. Letícia Porto
    13 de outubro de 2017 às 13:01

    Na hidrolipo, pode fazer enxerto nos glúteos?

Adicionar comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

pt_BRPortuguese