• Blog
  • by Adriano Medeiros
  • 3 de maio de 2017
  • 346
  • 0

Essa semana o tema discutido é sobre o Laser Co2, uma técnica revolucionária para rejuvenescimento da pele, sem que sejam necessárias técnicas cirúrgicas. Por ser um procedimento minimamente invasivo e que apresenta resultados com uma certa rapidez, este procedimento vem ganhando cada vez mais espaços em consultórios médicos e estéticos, facilitando a vida de diversas que pessoas que precisam continuar suas atividades cotidianas, mas desejam melhorar sempre a aparência e autoestima.

 

O que é o Laser CO2?

O laser CO2 é um procedimento responsável por modificar a aparência da pele, rejuvenescendo sem que haja a necessidade de intervenções cirúrgicas. Ele consiste em um laser que age em relação à água da pele, promovendo sua evaporação, que ao cicatrizar promove a produção de colágeno, diminuindo, também, diversos tipos de cicatrizes e manchas.

laser co2

Como funciona o procedimento com Laser CO2?

O Laser CO2 consegue atingir toda a superfície aplicada. Ele atua como uma alta potência, que penetra a pele profundamente, em suas várias camadas, deixando-as mais íntegras.

É utilizado um aparelho que transmite feixes de luz, que entram em contato com a superfície desejada, e em contato com as moléculas de H2O do organismo, absorvem energia e, ao atingir uma temperatura de 100º Celsius, evaporam, retraindo a pele.

Através desse processo de retração os sinais de envelhecimento começam a ser combatidos. Esse procedimento também é muito conhecido pelo termo de dermoabrasão, que age no combate às cicatrizes e manchas de pele.

Essa reação do organismo estimula, também, a formação do neocolágeno, deixando a pele mais firme e renovada, diminuindo sua flacidez.

Por seu processo de disparo de microfeixes, algumas partes da pele não são atingidas, o que auxilia o processo de cicatrização das demais, servindo de ponte, reestruturando o tecido. Quando eliminada a parte da pele lesada, estimula-se a formação de um novo tecido, eliminando manchas, rugas e até mesmo olheiras.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica possui um artigo detalhado do que é esse procedimento de dermoabrasão, com informações bastante relevantes.

 

O Laser CO2 é doloroso?

O uso do laser não apresenta dor, é um procedimento conhecido por ser minimamente invasivo. A paciente que submete ao tratamento, pode voltar às suas atividades cotidianas no mesmo dia, após a realização. No entanto, é possível e comum que ela sinta um leve incômodo.

O Laser acontece de forma semelhante a pequenos choquinhos, que podem ser sentidos com mais intensidade próximo a região dos olhos. Durante a aplicação, a paciente estará com um creme anestésico para não sentir tanto o procedimento.

Depois do efeito do anestésico, a paciente pode começar a sentir um leve ardor, que será aliviado através da utilização de produtos específicos indicados pelo médico que realizar o procedimento. Compressas geladas são importantes também, para reduzir a sensação.

A telemedicina já é uma realidade, agende sua consulta com o Dr. Adriano Medeiros!

Com o Dr. Adriano Medeiros, você é atendido por vídeo ao vivo e pode tirar dúvidas sobre atendimentos e fazer acompanhamentos! Esse atendimento acontece na nossa plataforma exclusiva, um consultório virtual que você acessa pelo seu celular ou computador.

A telemedicina oferece uma gama de benefícios, dentre eles podemos citar:

  • Encurtar a distância;
  • Economizar tempo;
  • Rapidez;
  • Economia;
  • Acessibilidade;
  • Exclusividade.

Quais as principais indicações para o uso do Laser CO2?

Nem todos os pacientes estão indicados para a utilização do Laser CO2, e existem alguns casos específicos que devem ser analisados para sua realização.

Antes de qualquer coisa, a avaliação médica é muito importante. Nenhum procedimento médico e estético pode ser realizado sem o prévio consentimento e indicação médica. No caso do Laser não é diferente. Por ser um procedimento minimamente invasivo, muitas pessoas acreditam que é possível e têm necessidade de realizar a aplicação.

Fique de olho! Todo e qualquer procedimento para elevação da autoestima deve ser muito bem avaliado de acordo com as nossas necessidades, principalmente físicas. Um corpo e rosto bonitos são aqueles que te fazem mais feliz.

 

Agora, um breve resumo das principais indicações para a realização da aplicação do Laser CO2.

 

Tratamento de Cicatrizes de Acnes

O Laser CO2 fracionado é comumente indicado para tratar manchas que ficam após o período em que o paciente apresente muitas acnes, ou mesmo, após o período de tratamento para reduzir essas acnes.

Algumas pessoas ficam com cicatrizes profundas na pele depois de remover as excessivas espinhas. Dessa forma, o laser age, reconstituindo toda a pele do local da aplicação, modificando consideravelmente a aparência.

O resultado você pode perceber pela imagem reproduzida abaixo, que foi retirada de arquivo médico do site Especialista 24.

laser co2 - acnes

 

Tratamentos de Manchas de Pele

Melasmas e Hiperpigmentações são situações muito comuns onde o tratamento com laser CO2 é necessário. O melasma pode acontecer, em alguns casos de alterações hormonais, principalmente depois da gravidez.

Assim, a pele desenvolve manchas de pele que se espalham pelo rosto. Esse aspecto é minimizado com a aplicação do laser, que reconstitui a pele, como nos variados casos, deixando-a mais bonita e saudável.

Uma exemplificação do caso pode ser vista abaixo, onde a paciente apresenta manchas de pele ao redor do rosto, e após o tratamento, apresenta uma pele sem manchas e com aparência inclusive, rejuvenescida.

laser co2 - manchas de pele

 

Tratamentos de Manchas Solares

Em alguns casos é comum que pacientes apresentem manchas de pele causadas por exposição solar prolongada, manchas decorrentes do tempo ou mesmo manchas causadas pela utilização incorreta de produtos.

Essas situações podem ser solucionadas através da utilização do laser, que por sua ação, promovem produção de colágeno, desenvolvendo uma pele nova e sem manchas, como observado abaixo.

laser co2 - manchas solares

 

Tratamento de Rugas

O tratamento para reduzir linhas de expressão, marcas de rugas e os famosos “pés-de-galinha” pode ser realizado também, através do Laser CO2.

Por sua função de estimular o colágeno, os feixes do laser alcançam os locais específicos em que as rugas finas estão aparentes. Essa renovação da pele é a grande responsável por apresentar uma aparência mais jovem, que retarda os sinais de envelhecimento. Os resultados podem ser vistos na imagem em reprodução abaixo:

laser co2 - rugas

 

Cicatrizes Cirúrgicas

Cicatrizes após Mamoplastia ou mesmo decorrentes de cesarianas também podem ser minimizadas através do uso do Laser CO2 fracionado. Esse tratamento de dermoabrasão, é bem preciso em sua aplicação e alcança apenas os lugares necessários, diminuindo a aparência visível da cicatriz.

laser co2 - cicatriz cirúrgica

 

Esses são apenas alguns dos casos mais comuns em que o tratamento com Laser CO2 pode ser indicado. Mas é importante lembrar que sempre e em todos os casos, a avaliação médica é necessária e fundamental para uma indicação mais responsável e prudente.

 

Quanto tempo duram as aplicações e resultados?

A técnica com utilização do laser pode variar de acordo com a necessidade de cada paciente, assim como seus resultados, quando falamos em manchas solares, por exemplo.

Uma sessão de laser pode levar de 20 a 45 minutos, dependendo da necessidade da região e também, resistência da paciente. É importante levar em consideração que cada corpo reage de uma maneira, e apesar de ser indolor, o tratamento deve ser realizado com cautela para prevenir resultados indesejados.

Em alguns casos, serão necessárias também certa quantidade de sessões para o resultado final. Normalmente pode ser indicadas de 3 a 6 sessões. No entanto, este número pode variar para menos, sempre de acordo com avaliação médica.

Os resultados podem ser vistos com apenas duas semanas, mas os resultados finais ocorrem depois de 6 meses, quando a pele finaliza seu processo de reconstrução.

 

Como fica a aparência da pele após o Laser?

Apesar de ser um procedimento minimamente invasivo, muitas pessoas ficam com receio de realizar esse procedimento por causa de seus resultados avermelhados e que apresentam inchaço.

É normal que após a realização, a paciente apresente uma intensa vermelhidão na região da aplicação, seguida de inchaço, que devem ser cuidados seguindo orientação médica.

Assim como todo processo estético, é fundamental respeitar o período de pós-procedimento, seguindo dicas e cuidados com a pele, para não comprometer os resultados.

Na imagem abaixo, retirada do site: Juro Valendo, a paciente realizou o procedimento, apresentando o seguinte resultado:

laser co2 - resultado

 

Cuidados após a realização do Laser CO2

Essa técnica apesar de ser fundamental para rejuvenescer a pele, e mesmo não sendo um procedimento cirúrgico como o Lift Facial, depende de cuidados especiais que devem ser seguidos para resultados eficazes e prolongados.

O uso do filtro solar é a indicação principal para proteger a pele dos raios UVA e UVB – raios ultra-violetas, responsáveis por desenvolver os maiores problemas de pele, dentre eles, o câncer de pele. Apesar de serem raios invisíveis em algumas épocas do ano, eles estão sempre presentes, apresentando radiação que penetram profundamente a pele, provocando o envelhecimento das células da epiderme.

Apesar dos raios UVB penetrarem superficialmente, eles também são os grandes causadores de manchas de pele, devido à exposição solar, que quando não tratada devidamente, podem se tornar reincidentes, sendo necessária nova realização do laser.

Além dos cuidados com filtro solar, o médico responsável pelo procedimento, também deverá indicar alguns cuidados com óleos especiais ou cremes hidratantes.

Devido a sensibilidade em que a pele é exposta, é muitíssimo importante evitar o sol forte nos primeiros 15 dias, mesmo que a paciente que se submeta ao tratamento possa retornar às suas atividades comuns.

Um cuidado importante, logo após a aplicação do laser, é a utilização de compressas de geladas para alívio de um possível ardor que pode acontecer.

 

Quer saber mais sobre este tema? Você também pode me acompanhar em minhas redes sociais, onde dou outras informações sobre assuntos ligados a beleza e cirurgia plástica. Através do meu Facebook, Instagram e Youtube, você consegue compreender mais sobre os tipos de cirurgia plástica e seus resultados.

E se você quiser ficar por dentro de tudo, preparei uma Lista Premium, onde você receberá conteúdos relevantes, além de E-Books em primeira mão. Inscreva-se, clicando aqui.[:]

Adicionar comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

pt_BRPortuguese