
- Blog
-
by
Esculpir o corpo, delinear as formas e as curvas e ainda eliminar as gordurinhas localizadas que não saem de jeito nenhum com academia! Quem não quer alcançar tudo isso ao mesmo tempo?
Não é a à toa que a lipoaspiração continua sendo um dos procedimentos mais realizados em todo o Brasil, segundo dados da American Society for Aesthetic Plastic Surgery (ASAPS), divulgados em Abril de 2016.
A lipoaspiração é uma técnica descoberta em 1979 que revolucionou a medicina e a cirurgia plástica, sendo atualmente realizada em mais de 300 mil pacientes todo ano no Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Apesar dos avanços do procedimento, esta ainda é uma cirurgia temida por homens e mulheres, devido à sua alta exposição na mídia e também às propagandas enganosas.
Por isso, hoje vamos conhecer 5 motivos para você não ter mais medo da lipoaspiração e ficar ainda mais bonita:
1º Motivo: existem algumas gordurinhas que não saem com exercícios físicos
Os homens têm tendência natural de acumular gordura na barriga (a chamada “barriguinha de cerveja”) e as mulheres sofrem mais com os quadris e culotes (os famosos “pneuzinhos”). Isso acontece porque algumas regiões do corpo têm predisposição à acumular a gordura, mesmo que você tenha hábitos saudáveis de alimentação. Veja uma lista destes locais:
- Quadris;
- Abdômen;
- Culotes;
- Glúteos;
- Coxas;
- Braços;
- Joelhos;
- Panturrilhas;
- Pescoço;
- Costas
Em alguns casos, a lipoaspiração pode ser associada a outros procedimentos cirúrgicos como a abdominoplastia e o enxerto de gordura que utiliza a gordura da lipoaspiração (purificada) para melhorar a qualidade da pele e diminuir as marcas de expressão.
2º Motivo: o método é seguro (desde que feito com o profissional e local adequados)
Como qualquer outro procedimento cirúrgico, antes de fazer a lipoaspiração é fundamental conversar com seu médico, tirar todas as dúvidas e também informá-lo sobre o seu estilo de vida, medicamentos que você toma, etc. Quanto mais sincera você for na consulta, mais bem-sucedida será a cirurgia.
Leia aqui: o artigo da Associação Médica Brasileira “Critérios e Segurança em Lipoaspiração”
Veja quem são os candidatos ideais para fazer uma lipoaspiração, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica:
- Adultos, com 30% do seu peso ideal, que têm a pele firme e com bom tônus muscular,
- Pessoas saudáveis que não tenham doença de risco ou condições médicas que possam prejudicar a cicatrização,
- Não fumantes,
- Indivíduos com atitude positiva e expectativa realista do resultado cirúrgico,
- Indivíduos determinados a seguir as recomendações do cirurgião plástico.
*Atenção: o limite máximo permitido pela sociedade brasileira de cirurgia plástica e pelo conselho federal de medicina é de 7% do peso corporal.
A telemedicina já é uma realidade, agende sua consulta com o Dr. Adriano Medeiros!
Com o Dr. Adriano Medeiros, você é atendido por vídeo ao vivo e pode tirar dúvidas sobre atendimentos e fazer acompanhamentos! Esse atendimento acontece na nossa plataforma exclusiva, um consultório virtual que você acessa pelo seu celular ou computador.
A telemedicina oferece uma gama de benefícios, dentre eles podemos citar:
- Encurtar a distância;
- Economizar tempo;
- Rapidez;
- Economia;
- Acessibilidade;
- Exclusividade.
3º Motivo: cicatrizes pequenas, resultados extraordinários
Como a lipoaspiração é feita através de incisões bem pequenas (que variam de 3 a 5 mm), as cicatrizes são bem discretas. Além disso, geralmente essas incisões são feitas em locais estratégicos como a marca do biquíni, no sulco mamário ou dobras da pele, deixando-as praticamente imperceptíveis até o seu desaparecimento total ao longo do tempo.
É importante lembrar que você precisa seguir as recomendações médicas com seriedade, já que fatores como exposição ao sol e prática de exercícios podem influenciar diretamente no resultado final da sua cirurgia. Em alguns casos recomenda-se a drenagem linfática para ajudar a desinchar. Além disso, é recomendado usar a cinta compressiva por 24 horas durante 30 dias, seguidos e por 12 horas por mais 30 dias.
Assista ao vídeo “Bastidores da lipo”.
4º Motivo: o local aspirado tende a acumular menos gordura, desde que você mantenha os exercícios físicos e a alimentação saudável
Os resultados da lipoaspiração mostram que o local onde foi realizada a cirurgia pode voltar a acumular gordura, porém de maneira muito mais suave que os locais que não foram lipoaspirados!
Se você for cuidadoso com a alimentação e praticar exercícios físicos com regularidade, será muito difícil a gordura voltar, porém, se descuidar é bem possível que a gordura volte e se acumule em outros locais, principalmente os que nunca foram aspirados!
#Atenção! Não se engane. Apesar da lipoaspiração trazer ótimos resultados para sua silhueta e eliminar as gordurinhas indesejadas é importante saber que este não é um tratamento indicado para quem tem problemas de obesidade e não substitui a prática de exercício físico e bons hábitos alimentares (confira nossa matéria especial sobre alimentação pós-cirurgia aqui). Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, indivíduos com áreas de gordura no corpo e que se exercitam regularmente são os melhores candidatos para fazer a cirurgia.
Lembre-se: Procure um médico experimente e com boas recomendações antes de fazer qualquer cirurgia plástica. Existem muitos casos de pacientes insatisfeitos com o resultado de suas cirurgias porque não foram atendidas por um bom médico.
[:]