• Blog
  • by
  • 5 de outubro de 2016
  • 388
  • 0

Atendendo aos Pedidos feitos nos comentários da minha Fanpage, o tema da semana será um especial de Pós operatório.

Você pode não saber, ou nem mesmo imaginar, mas o Pós operatório pode ser até mais importante que a própria cirurgia… pois é ele que fará com que o planejado seja real.

O que você tem que ter em mente é que esse é um cuidado com você. Que depois de qualquer cirurgia nós ficamos debilitados, e quando seguimos as recomendações médicas, temos uma tendência a nos recuperar mais rapidamente.

Nos primeiros dias você deve repousar. E levar isso bem à sério! Pode não parecer mas esse período de repouso é apenas seu, pois o seu corpo está trabalhando sem parar. E com esse repouso você deixa o corpo focar as energias na recuperação de todo o Trauma causado pelo processo cirúrgico.

É comum que você sinta um cansaço além do comum. Algo como se você tivesse exagerado nas Atividades Físicas… não se preocupe pois isso é normal. Apenas lembre-se de passar todos os analgésicos que o médico te prescrever, mesmo quando as dores aliviarem, e não se iluda com os alívios… as dores só tendem a passar após a primeira semana.

Também é bem comum que na primeira semana você sinta Tristezas sem razão, com uma vontade de chorar que vem do nada… isso é o que chamamos de Depressão pós cirúrgica. Aquela mesma que as mulheres tem após o parto… mas fique tranquila que pra isso tem solução, e este é um dos motivos pelo qual eu sempre disponho de uma Psicóloga na minha Equipe.

É extremamente necessário que você se Alimente muito bem. Lembra que suas energias estão focadas na sua recuperação? Então, por isso você precisa ingerir muita proteína, que é a base da cicatrização. A ingestão de colágeno também é importante pois é ele que dá firmeza à pele. E claro, beber muita, mas muita água mesmo! No mínimo 3L por dia. Água de Côco e Isotônicos são muito bem vindos!

Você também tem que perceber que essa não é a hora pra ser fazer Dietas Restritivas. O seu corpo precisa de toda a energia saudável possível para se recuperar, e a Dieta pode acabar retardando a Cicatrização.

Muitas pacientes me perguntam se devem ou não se movimentar, no período de Repouso. E a resposta é : sim, é muito importante que você se movimente. Afinal você não está doente… simplesmente fez uma cirurgia pra ficar ainda mais bonita. Ir ao banheiro, à cozinha, dar uma voltinha pela casa (longe das escadas!) é super saudável.

Compreenda que o Repouso é relativo, e não absoluto. O que não pode ser feito é atrapalhar o foco do seu organismo na recuperação. Esforço ZERO!

Logo no quarto dia de pós operatório é muito indicado que você faça uma Drenagem Linfática, pois ela irá eliminar o acumulo de líquidos, ajudando muito na redução do inchaço e em evitar a Fibrose e o Seroma, além de estimular o intestino a funcionar corretamente.

Essa Drenagem deve ser continua, pelo menos duas vezes por semana, até o fim do primeiro mês de pós operatório. Depois desse período a continuidade dependerá da avaliação de uma Massoterapeuta… e caso haja um acumulo de líquidos – também conhecido como Seroma – na região posterior ao abdômen, bem pertinho do Cóccix, é necessário fazer uma punção com uma seringa. Mas fica fria que esse é um procedimento bem rápido e indolor.

Normalmente, após a segunda semana os remédios prescritos já não serão mais necessários e você já estará se sentindo bem melhor. Aqui também é comum que os pontos sejam retirados, te dando a possibilidade de sair de casa e socializar, mesmo que com os amigos do trabalho ou os mais íntimos.

A telemedicina já é uma realidade, agende sua consulta com o Dr. Adriano Medeiros!

Com o Dr. Adriano Medeiros, você é atendido por vídeo ao vivo e pode tirar dúvidas sobre atendimentos e fazer acompanhamentos! Esse atendimento acontece na nossa plataforma exclusiva, um consultório virtual que você acessa pelo seu celular ou computador.

A telemedicina oferece uma gama de benefícios, dentre eles podemos citar:

  • Encurtar a distância;
  • Economizar tempo;
  • Rapidez;
  • Economia;
  • Acessibilidade;
  • Exclusividade.

A socialização é muito importante pois ela fará com que o seu corpo compreenda que você já está executando atividades “normais” e tende a ter uma recuperação ainda mais rápida.

Depois da terceira semana a vida já vai voltando mais ao normal, onde já se pode fazer exercícios leves, como: Transport, Bicicleta e alguns aparelhos de musculação. As Atividades Sexuais também estão liberadas a partir daqui, mas mantendo a recomendação do Leve, hein… nada de muito selvagem por enquanto. E a parte que todos amam ouvir após a terceira semana: já pode Dirigir!

A boa alimentação deve ser um dos grandes focos, principalmente no primeiro mês. E neste período também é importante fugir do Álcool! Pois ele pode atrapalhar MUITO na sua recuperação, já que faz o corpo reter liquido. E você já deve ter percebido que estamos fazendo de tudo pra eliminá-los, não é mesmo?! Hahaha

Após o primeiro, e até o terceiro mês, já fica liberada uma atividade física moderada, restringindo apenas os exercícios de grande impacto. Além da Cinta, que já poderá ser usada somente por 12h, seja durante o dia ou pra dormir… isso depende de você e da sua rotina.

Após o terceiro mês teremos que nos ligar apenas aos cuidados com pomadas e alimentação, onde exercícios físicos já não tem mais restrições e a Cinta já poderá ser doada! Liberdade, liberdade, liberdaaaaade hahaha

Do terceiro ao sexto mês a sua pele vai começar a se retrair e se remodelar, se adequando ao espaço de onde tiramos a gordura localizada com o procedimento. Por isso é importante se manter ingerindo muita proteína, colágeno e líquidos.

E, após o sexto mês, pronto! Já temos todo o resultado que esperamos, e devemos apenas manter a reeducação alimentar pra não acabarmos voltando à estaca zero.

Lembre-se sempre que procedimentos cirúrgicos devem ser feitos apenas pra te dar um ‘empurrãozinho’. Não é nenhuma mágica e nem a solução definitiva, é apenas uma segunda chance de você conseguir o corpo que deseja. O que fará com que o resultado perdure é o seu comprometimento com uma Alimentação e Vida mais saudável!

Se você tiver alguma dúvida, deixe um comentário no Vídeo do Café com Cirurgia Plástica dessa semana que eu terei o maior prazer em te ajudar![:]

Adicionar comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

pt_BRPortuguese