• Blog
  • by
  • 19 de abril de 2017
  • 1
  • 0

A Lipoenxertia é assunto que vem sendo muito comentado ultimamente. Já foi um procedimento muito comum, mas por conta das aplicações exageradas, trazia resultados insatisfatórios, que comprometiam a saúde da paciente, e deixava uma aparência pouco bonita e harmoniosa com o corpo.

Com o tempo, novas pesquisas sobre esse tipo de procedimento foram sendo estudadas, e a cirurgia foi ganhando cada vez mais notoriedade. No entanto, dessa vez, a cirurgia foi tida com grande aceitação.

Muito procurada em consultórios médicos, para solucionar o que muitas pacientes acreditam ser “dois problemas”, a paciente desejava diminuir um ponto que a incomodava esteticamente, e aumentar outro, sem a necessidade do uso de próteses.

Abaixo, você compreende mais sobre o que é a Lipoenxertia e confere 4 indicações mais comuns para sua realização.

O que é a Lipoenxertia?

A cirurgia de Lipoenxertia é uma operação de enxerto de gordura, que é retirada da paciente, e então, novamente injetada em um local de escolha que precisa ser tratado. Ou seja, é o remanejamento da gordura corporal.

Como acontece o processo de Lipoenxertia?

O procedimento de Lipoenxertia consiste em alguns passos básicos, sendo primeiramente a gordura da paciente, retirada por meio de uma lipoaspiração.

Essa gordura retirada do corpo é filtrada e tratada para ser reinjetada no corpo. Como mostra a figura abaixo, reproduzida abaixo:

Processo de Lipoenxertia

A gordura retirada pode ser aplicada em qualquer local?

A gordura que é retirada através da lipo pode ser reinjetada em diversos locais. No entanto, essa gordura retirada é conhecida como “gordura viva”, ou seja, uma gordura que pode aumentar com processos de ganho de peso da paciente.

Por isso, há determinados tipos de gordura para casos específicos, reduzindo a probabilidade do que chamamos de memória, acontecer.

Um exemplo desse caso é quando retiramos gordura do abdômen e enxertamos essa mesma gordura no rosto. Esse procedimento de memória pode fazer com que, ao ganho de peso, o rosto da paciente fique mais cheio e arredondado.

A telemedicina já é uma realidade, agende sua consulta com o Dr. Adriano Medeiros!

Com o Dr. Adriano Medeiros, você é atendido por vídeo ao vivo e pode tirar dúvidas sobre atendimentos e fazer acompanhamentos! Esse atendimento acontece na nossa plataforma exclusiva, um consultório virtual que você acessa pelo seu celular ou computador.

A telemedicina oferece uma gama de benefícios, dentre eles podemos citar:

  • Encurtar a distância;
  • Economizar tempo;
  • Rapidez;
  • Economia;
  • Acessibilidade;
  • Exclusividade.

Qual o tipo de gordura indicada para cada procedimento?

Existem 4 indicações principais para o enxerto de gordura, como nos casos de harmonização facial, aumento da mama, dos glúteos e correção de lipoaspiração.

Harmonização Facial:

A Harmonização Facial, procedimento que harmoniza a aparência da face, seja diminuindo ou aumentando alguma área, como por exemplo no caso de bochechas caídas e fundas, ou para corrigir danos faciais que ficam como sequela de algum acidente, pode ser dividida em algumas partes.

Com o passar do tempo, começamos a perder gordura no rosto, apresentando um aspecto mais envelhecido. O enxerto de gordura devolve uma aparência mais jovial, com aspecto natural.

Esse procedimento pode preencher diversos pontos, como por exemplo, o que chamamos de “Vale das Lágrimas” (a região que compreende a linha abaixo dos olhos, na diagonal, por onde costumam descer as lágrimas) diminuindo o aspecto de olhar fundo.

Também pode acontecer de ser preenchida a região malar (região mais conhecida como maçãs do rosto), onde o médico fará a aplicação da gordura que foi retirada de outro local.

A região sulco nasogeniano, conhecida popularmente como bigode chinês, forma marcas entre o nariz e boca com passar do tempo. Esse ponto também pode receber preenchimento, suavizando e dando um contorno labial mais bonito, representado na imagem a seguir:

Harmonização Facial na lipoenxertia

Além de ser possível o preenchimento da região do mento (região compreeendida abaixo dos lábios, que dá forma ao queixo), dando maior relevância para o queixo. É muito comum na utilização de gordura para casos de correções, quando o paciente apresenta formato irregular no rosto, ou quando apresenta um queixo fundo, que não está harmonioso com o rosto.

Aumento da Mama

A cirurgia de aumento da mama através da Lipoenxertia tem sido bastante procurada. No entanto, ainda não é um procedimento comum, mas é constantemente estudado para não comprometer a saúde da paciente.

A cirurgia com prótese de silicone é muito comum de ser realizada, e ainda é um desejo para grandes mulheres.

A Lipoenxertia age como uma aplicação utilizada em associação com o implante de silicone, para minimizar o aspecto das bordas da prótese, como um acabamento, tornando o resultado da cirurgia de mama mais natural.

O enxerto de gordura nas mamas, costuma ser indicado para pacientes que não possuam flacidez, além de mamas em tamanho médio a pequeno.

É importante ressaltar que esse tipo de procedimento não é indicado para todo tipo de paciente, e deve ser feito após análise detalhada das necessidades da paciente.

Minimizando os estigmas de Lipoaspiração

É comum em alguns casos de Lipoaspiração, a retirada excessiva de gordura, comprometendo o resultado e deixando “depressões” no corpo da paciente. Esse resultado pode ser transformado através da Lipoenxertia.

Essas depressões deixam a paciente insatisfeita com o próprio corpo, e muitas vezes desconfortável com novos procedimentos cirúrgicos. A Lipoenxertia, nesses casos, pode devolver a autoestima da paciente, e quebrar preconceitos sobre a segurança do procedimento.

Descola-se o espaço onde ocorreu a lipo e injeta-se novamente a gordura, retirada de outro local, para disfarçar os aspectos do procedimento anterior.

Transformação da lipoaspiração com lipoenxertia

Mas é sempre importante lembrar, que para uma cirurgia de sucesso, procurar um cirurgião plástico de confiança, é o passo mais importante. Cirurgia Plástica é desenvolver a beleza, devolver a autoestima, porém tudo de forma segura.

A cirurgia de Lipoaspiração também costuma ser muito procurada, e possui indicações relevantes antes de ser realizada, para evitar resultados indesejados.

Enxerto Glúteo

É uma cirurgia bastante procurada para aumentar o tamanho das nádegas, que podem ser pequenas ou hipotróficas (que possuem alguma deformidade) – congênitas, que acompanham a pessoa desde o nascimento, ou mesmo decorrentes de acidentes.

É uma indicação muito comum entre as pacientes. O enxerto glúteo pode ser realizado em várias camadas, aumentando o formato do bumbum da paciente e corrigindo também, possíveis depressões no glúteo.

Essa cirurgia é muito procurada pelas pacientes que não desejam aumentar o bumbum através da prótese de glúteo – um procedimento que ainda levanta algumas dúvidas com relação ao aspecto.

Através da Lipoenxertia, o glúteo da paciente fica bem arrebitado, redondo e com aspecto natural. Um resultado muito desejado e procurado por quem escolhe esse tipo de cirurgia, como representado na imagem abaixo:

Enxerto de Glúteo com Lipoenxertia

A gordura retirada para enxertia glútea, costuma sair da região abdominal, onde concentra-se um maior número de tecido adiposo. Além disso, por ser uma região em que a mudança da aparência ocorre com muita frequência por conta do aumento de peso, isso pode fazer com que o bumbum da paciente mude constantemente.

É importante que a paciente lembre, que após a cirurgia, e passado o período de pós-operatório, uma alimentação saudável e uma rotina de exercícios físicos, podem ajudar a manter o resultado esperado com a cirurgia.

Existem riscos a serem considerados?

Como costumo sempre dizer, qualquer tipo de cirurgia pode apresentar riscos para a pacient, incluse o enxerto de gorura. Por isso, é sempre importante procurar um cirurgião plástico de confiança, e retirar todas as dúvidas antes de optar pelo procedimento.

Outro ponto importante é o cuidado com os períodos de pré e pós-operatório. Os exames pré-operatórios existem, justamente, para descartar quaisquer contraindicações durante a cirurgia, e a colaboração do paciente no período de pós-operatório é fundamental para um resultado sempre melhor e mais satisfatório.

Resultados

O resultado apresentado pelo Enxerto de Gordura dependerá muito do quanto poderá ser retirado de gordura da paciente e também, do quanto poderá ser injetado em determinado local.

A indicação do cirurgião plástico é muito importante, pois somente ele saberá indicar o melhor local de retirada da gordura para realizar o enxerto. Nem sempre o local de onde a paciente deseja realizar a lipo, possui uma gordura adequada para a nova inserção.

É essencial, que a paciente saiba das possibilidades de aumento no aspecto final, pois a gordura retirada do corpo continua sofrendo alterações naturais, através do aumento de peso.

Conclusão

Assim como toda cirurgia plástica, você só deve se submeter a um procedimento de Lipoenxertia se tiver certeza dos resultados. Conversar com seu médico sobre seus receios e desejos é muito importante para um resultado mais satisfatório.

É importante que fique sempre bem especificado para a paciente todos os riscos e indicações que existem com a cirurgia.

O procedimento de Lipoenxertia, por exemplo, por trabalhar com a gordura viva da paciente, que continua variando seu aspecto em decorrência dos ganhos e perdas de peso comuns do corpo humano, pode ser uma cirurgia que preocupe a pessoa, pois ela poderá sofrer constantes mudanças em sua aparência.

Por esse motivo, é sempre importante cuidar da saúde e alimentação, além de entender tudo que pode acontecer depois da sua cirurgia.

Quer entender mais sobre Lipoaspiração? A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica possui artigos relevantes sobre este tipo de procedimento.

Você também pode me acompanhar em minhas redes sociais como: Facebook, Instagram e Youtube, e compreender mais sobre os tipos de cirurgia plástica e seus resultados.

E se você quiser ficar por dentro de tudo, preparei uma Lista Premium, você receberá conteúdos relevantes, além de E-Books em primeira mão. Inscreva-se, clicando aqui.

 [:]

Adicionar comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

pt_BRPortuguese