• 129
  • 0

O verão está batendo à porta e a busca pelo corpo perfeito e cheio de curvas é algo frequente em nosso país, principalmente pelas cariosas. Sabemos o quanto os brasileiros são lindos e vaidosos por natureza e, por esse motivo, se tornam adeptos a procedimentos que valorizam o contorno corporal.

Neste artigo você vai aprender que a lipoescultura utiliza como base a técnica da lipoaspiração tradicional. E que usa a gordura retirada para ser injetada novamente em outra área da paciente para dar um contorno mais agradável.

A lipoescultura é a cirurgia estética para retirar a gordura em excesso de pequenas áreas do corpo e, posteriormente, reposicioná-la em locais estratégicos como por exemplo glúteos, sulcos do rosto, coxas e panturrilhas, com o objetivo de melhorar o contorno corporal e dar uma aparência mais bela ao corpo.

É importante mencionar que essa técnica tem o objetivo de melhorar o contorno corporal do paciente, seja homem ou mulher e ela não é uma cirurgia utilizada para a perda de peso, sendo indicada, por exemplo, para quem deseja retirar gordura de um local que não responde a um plano de treinos e alimentação adequado.

A duração desta cirurgia estética, que pode ser feita tanto em mulheres como em homens, varia de acordo com a quantidade de gordura a aspirar, assim como o local a melhorar e o estado de saúde geral da pessoa. Porém, é comum que dure entre 1 a 2 horas e, normalmente, não é necessário internamento.

Como é feita a cirurgia

A lipoescultura é feita com anestesia local, que é infiltrada na região onde vai ser removida a gordura em excesso. No entanto, também pode ser feita uma anestesia peridural, especialmente no caso de lipoaspiração do abdômen e coxas ou, apenas sedação, no caso de braços ou queixo, por exemplo.

Após o paciente estar anestesiado, o médico cirurgião irá:
– Marca a pele, para identificar o local onde vai retirar a gordura;
– Introduzir anestesia e soro na pele, através de pequenos buraquinhos para evitar o sangramento e a dor, e facilitar a saída da gordura;
– Aspirar a gordura em excesso que se encontra por baixo da pele com um tubo fino;
– Separar a gordura do sangue num aparelho especial para centrifugar os líquidos;
– Introduzir a gordura no novo local que deseja aumentar ou modelar.

Assim, na lipoescultura, a gordura em excesso é retirada e depois pode ser aproveitada para ser introduzida num novo local do corpo onde existe falta dela, como face, lábios, panturrilhas ou bumbum.

Como é a recuperação

Após uma lipoescultura é comum que surja dor leve ou desconforto, assim como alguns hematomas e inchaço, nos locais onde a gordura foi aspirada e onde foi introduzida.
A recuperação é gradual e demora entre 1 semana a 1 mês, dependendo da quantidade de gordura retirada e do local, porém as primeiras 48 horas são as que necessitam de maiores cuidados. Desta forma, deve-se ficar com cinta elástica e não fazer esforços, tentando fazer apenas pequenas caminhadas por casa para evitar a formação de coágulos nas pernas.
Além disso, deve-se tomar os remédios para a dor receitados pelo médico e permanecer sem trabalhar por cerca de 1 semana, que é o tempo necessário até retirar os pontos da pele e garantir que a cicatrização está ocorrendo corretamente.

A telemedicina já é uma realidade, agende sua consulta com o Dr. Adriano Medeiros!

Com o Dr. Adriano Medeiros, você é atendido por vídeo ao vivo e pode tirar dúvidas sobre atendimentos e fazer acompanhamentos! Esse atendimento acontece na nossa plataforma exclusiva, um consultório virtual que você acessa pelo seu celular ou computador.

A telemedicina oferece uma gama de benefícios, dentre eles podemos citar:

  • Encurtar a distância;
  • Economizar tempo;
  • Rapidez;
  • Economia;
  • Acessibilidade;
  • Exclusividade.

Quando é possível ver os resultados

Após a cirurgia, já é possível observar alguns resultados, no entanto, como a região ainda se encontra dolorida e inchada, é frequente que a pessoa só consiga começar a observar os resultados definitivos após 3 semanas e até 4 meses após a cirurgia.
Assim, no local onde se retirou a gordura, fica-se com as curvas mais definidas, enquanto no local onde se colocou a gordura, aparece uma silhueta mais redonda e preenchida, aumentando o tamanho e diminuindo os sulcos. Embora, não seja uma cirurgia para emagrecer é possível perder algum peso e ficar com o corpo mais delgado, pois é removida a gordura localizada.

Possíveis complicações

Sempre gosto de frisar que qualquer procedimento cirúrgico envolve riscos. Contudo, uma técnica quando é realizada com toda segurança e em um ambiente propício, esses riscos reduzem consideravelmente.

Com a lipoescultura não é diferente. Você precisa realizar todas as consultas e exames, conversar com seu médico para que ele conheça as suas limitações e também para que explique nessas entrevistas todas as necessidades que a cirurgia pede.

Apesar de ser uma dica padrão para qualquer procedimento, é importante que você observe se o local onde a sua lipoescultura será realizada cumpre com todas as exigências da ANVISA. Isso evita infecções mais graves ou complicações para a sua saúde.

Quando o procedimento é feito em consultórios médicos, esses riscos aumentam consideravelmente, um exemplo é que com a anestesia, corre-se o risco de choque anafilático, podendo gerar consequências catastróficas para a paciente.

Observe que um consultório não possui meios para intervir em qualquer intercorrência que possa acontecer durante a cirurgia. Então, nunca aceite fazer este procedimento cirúrgico e qualquer outro em um consultório!

Leve em conta que em qualquer procedimento existe a possibilidade de acontecerem essas intercorrências, mesmo que pequena, e como acabei de falar essas intercorrências podem levar a resultados catastróficos para a vida da paciente.

A melhor solução é sempre buscar um médico cirurgião especializado, um hospital com toda a estrutura necessária, com CTI, com anestesista na sala de operação e que tenha disponível uma equipe competente. Somente nestas condições você tem aparato ideal para te trazer segurança durante sua cirurgia, aumentando consideravelmente as chances de seu procedimento ser um sucesso.

Quando não há tudo isso oferecido para o paciente, os riscos são aumentados consideravelmente como já repeti algumas vezes. Então dê prioridade para sua vida e seu bem estar, não aceite fazer procedimentos em consultórios somente por serem mais baratos!

Conclusão

A lipoescultura é uma cirurgia relativamente indicada para homens e mulheres que precisam de uma pequena mudança no corpo. Por ser menos invasiva, exige uma recuperação mais rápida. De fato, é um tipo de procedimento que está muito em alta no Brasil. Ainda assim é importante seguir todas as orientações médicas com atenção.

O segredo para um bom resultado de qualquer procedimento cirúrgico também está em você cumprir a risca todas as orientações do seu médico. Descanse, tome os medicamentos quando indicados e siga uma rotina mais saudável. Como resultado você terá aquele corpo desejado em pouco tempo.

Gosto de frisar que embora muitos médicos digam que a lipoescultura possa ser feita no consultório, essa prática não é reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, uma vez que o consultório médico não é equipado para socorrer o paciente caso aconteça qualquer situação.

Se ficou alguma dúvida sobre esse tema, deixa aqui nos comentários! Também não deixe de acompanhar minhas redes sociais para conhecer ainda mais sobre cirurgias plásticas e muito mais.
Acesse meu Facebook, Instagram e Youtube!.
Até a próxima semana![:]

Adicionar comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

pt_BRPortuguese