• Blog
  • by Adriano Medeiros
  • 26 de abril de 2018
  • 141
  • 0

A Rinoplastia ainda é a cirurgia que mais leva pacientes aos consultórios de cirurgiões plásticos no Brasil. O fato de o nariz ser um dos pontos mais marcantes do nosso rosto, faz com que muitos homens e mulheres se sintam incomodados com todas as imperfeições que existam.

Dá para optar pela Rinoplastia para corrigir a simetria, afinar a ponta, diminuir as narinas e também para corrigir o famoso Nariz de Pinóquio. É exatamente sobre ele que vamos conversar neste post.

Não sei se você sabe, mas o nariz grande é resultado de um aumento das estruturas nasais cartilaginosas e ósseas. Tem gente que passa a vida inteira sem nenhum tipo de problema, enquanto há outras que têm a autoestima afetada e querem a todo custo corrigir isso.

Quero apresentar para vocês todo o procedimento da Rinoplastia de Redução, como é chamado esse tipo de cirurgia. A partir dessa técnica dá para trazer mais harmonia para o seu rosto, mas antes de optar pelo tratamento, é importante conhecer mais sobre ele.

Vocês saberão quais as indicações, como é o procedimento, o pós-cirúrgico e os riscos que podem surgir quando há maus cuidados por parte do paciente ou do profissional.

Então, quer saber como funciona a Rinoplastia de Redução? Veja se essa é a cirurgia que você neste post.

Principais indicações para a Rinoplastia de Redução

A Rinoplastia de Redução é indicada para homens e mulheres, com mais de 18 anos e que apresentam a giba – que é aquele ossinho do meio do nariz – mais saliente no dorso. Também é indicada para casos onde o paciente tem o comprimento exagerado do nariz como um todo, comprometendo a harmonia da face.

Como é feito o procedimento

Por ser uma cirurgia bastante delicada, o paciente precisa receber uma anestesia geral e ficar internado, em observação entre 24 d 48 horas, dependendo do médico. Para evitar que haja muito sangramento, o cirurgião ainda pode aplicar uma anestesia local em todos os tecidos nasais.

O médico pode optar também pela Rinoplastia aberta ou fechada. O primeiro tipo é mais indicado para casos onde o paciente sofrerá com grandes alterações na ponta do nariz. São feitas pequenas incisões nas narinas para que as mudanças sejam realizadas.

Já a Rinoplastia Endonasal, ou fechada, é mais rápida em tempo de cirurgia e de recuperação. Como não tem pontos externos, o paciente pode retomar suas atividades poucos dias após o procedimento. Em contrapartida, esse tipo é mais delicado e pede uma qualificação maior do médico.

Nos dois tipos, o cirurgião retira parte da cartilagem do nariz ou a reestrutura. Deve sempre ser levado em conta a necessidade do paciente junto com a análise do médico, previamente conversado em consultório.

Quando necessário, o cirurgião também faz um lixamento do osso, para diminuir a altura do nariz. Isso vai deixá-lo bem mais harmonioso com a face.

O resultado da Rinoplastia Redutora é uma ponta mais arrebitada e um nariz mais curto!

Cuidados no pós-cirúrgico

Ainda na cirurgia, o médico aplica um splint, que é uma estrutura que imobiliza o nariz do paciente e ajuda na recuperação. O splint é feito em material totalmente adaptável ao organismo e não causa reações alérgicas ou rejeição.

O paciente fica com esse splint por 7 dias aproximadamente. Alguns pontos roxos são bem comuns e você pode sentir bastante dor nos primeiros dias. Esse desconforto é completamente normal e vai reduzindo ao longo da primeira semana.

É normal também que toda a região abaixo dos olhos fique arroxeada. Pode gerar algum incômodo, principalmente estético, mas as manchas desaparecem também ao longo dos primeiros 7 dias.

É bastante recomendado que o paciente fique em casa, de repouso, evitando esforço físico e exposição solar da área operada.

Evite também coçar essa região com as mãos ou qualquer objeto que possa causar ferimento na região operada.

A telemedicina já é uma realidade, agende sua consulta com o Dr. Adriano Medeiros!

Com o Dr. Adriano Medeiros, você é atendido por vídeo ao vivo e pode tirar dúvidas sobre atendimentos e fazer acompanhamentos! Esse atendimento acontece na nossa plataforma exclusiva, um consultório virtual que você acessa pelo seu celular ou computador.

A telemedicina oferece uma gama de benefícios, dentre eles podemos citar:

  • Encurtar a distância;
  • Economizar tempo;
  • Rapidez;
  • Economia;
  • Acessibilidade;
  • Exclusividade.

E os resultados?

Sempre que conversamos sobre procedimentos cirúrgicos, a pergunta sobre os resultados surgem. É uma curiosidade comum, afinal, depois de alguns dias com dores, todo paciente quer a melhor resposta para a sua operação.

No caso da Rinoplastia de Redução, os primeiros resultados já podem ser notados após a primeira semana, quando o médico retira o splint. Ainda assim, todo paciente precisa aguardar mais alguns meses para ter a resposta definitiva de sua cirurgia.

Geralmente, a Rinoplastia de Redução mostra os resultados completos após os 12 meses de realizada. O seu médico pode solicitar alguns exames e fará um acompanhamento neste período para garantir que sua recuperação seja correta e o melhor resultado chegue logo.

Riscos

Por último, quero falar dos riscos. Esses existem em todas as cirurgias. Eu gosto sempre de colocar um tópico em meus artigos sobre esse assunto, por ser muito importante para o paciente.

Como cito sempre, os riscos durante e após as cirurgias podem ocorrer pela má escolha do médico ou por não seguir as orientações do pós-operatório corretamente.

Pesquisar, conversar e conhecer bem o médico que vai operar você evita muitos contratempos. Veja se o profissional é totalmente qualificado para esse tipo de cirurgia. Analise também a sala de cirurgia, se puder, para saber se há todos os equipamentos necessários para um procedimento seguro.

Quando receber alta, leve a sério cada orientação do seu médico. Faça todos os curativos nos intervalos de tempo indicados, não mexa nos pontos, não utilize medicamentos que não tenham sido indicados.

No caso da Rinoplastia de Redução, a falta de cuidados pode aumentar o inchaço do nariz, desenvolver infecções e ferimentos bastante desagradáveis.

Sobre expectativas reais

Existem perguntas que você deve se fazer antes de realizar uma Rinoplastia, seja de aumento ou não. Uma delas é se a cirurgia cobrirá, de fato, as suas expectativas de mudança. É comum ouvir de pacientes que chegam até meu escritório – e provavelmente de outros amigos de profissão – buscando um resultado que não é possível acerca da Rinoplastia ou outros procedimentos estéticos.

Sei o quanto é importante para você ter um nariz mais fino ou de menor tamanho, por exemplo. Contudo, somente a análise do médico dirá se essa possibilidade é uma expectativa real. Em todo processo de Rinoplastia, o paciente passa por análises que dirão qual o melhor formato de nariz para sua face. O que queremos é trazer um bom resultado, mas sem prejudicar a harmonia dos seus traços e, principalmente, a sua saúde.

E é isso. Atenção sempre! Escolha seu cirurgião com cuidado e, durante todo o pós-operatório, não deixe de seguir nenhuma orientação médica. Tenho certeza que você terá sua aparência de volta logo logo!

O que você achou da Rinoplastia de Redução para reparação de Nariz de Pinóquio? Agora não tem mais desculpas para não se sentir mais tão bem com sua aparência.

Se ficou alguma dúvida sobre o assunto, deixa seu comentário ou entra em contato! Quero também fazer um convite para você! Acessa meu canal no Youtube e confere lá também o vídeo do Café com Cirurgia Plástica que fiz sobre a Rinoplastia de Redução! Está bem bacana!

 

Até mais![:]

Adicionar comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

pt_BRPortuguese