• 123
  • 0

Um dos grandes motivos que trazem pessoas aqui no meu consultório é o incômodo causado pelas olheiras. Escuros e arroxeados, os temidos círculos ao redor dos olhos contribuem para que o rosto apresente um visual cansado e envelhecido. É assim com você?

Hoje eu quero te falar que atualmente, existem muitos tratamentos que podem suavizar essas marcas, como o uso de cremes tópicos. Ainda assim, em alguns casos, somente essa opção não proporciona o efeito desejado, sendo necessário optar por técnicas mais intensas — e o preenchimento de olheiras é uma delas!
E é sobre isso que vamos falar hoje.

Afinal, o que é o preenchimento de olheiras?

Ainda desconhecido por boa parte da população, esse método é um dos mais eficientes para o tratamento dos círculos escuros ao redor dos olhos. Basicamente, ele pode ser utilizado tanto para suavizar as olheiras, quanto para diminuir os sinais causados pelo envelhecimento.

Isso porque, com o passar do tempo, o nosso corpo passa a produzir uma quantidade menor de substâncias essenciais para o bom funcionamento da pele, como é o caso do colágeno, a elastina e, inclusive, o ácido hialurônico.

Juntas, essas substâncias são responsáveis por proporcionar maior elasticidade e sustentação para a face. Quando presentes em pouca quantidade no corpo, colaboram para o surgimento do “bigode chinês”, rugas ou para a formação de olheiras mais profundas.

O preenchimento de olheiras tem o poder de preencher esses sulcos, por meio da aplicação de um gel específico — em geral, o ácido hialurônico. Com esse procedimento, o rosto pode ganhar um visual mais jovem e saudável.

O que é ácido hialurônico?

Muito se tem falado sobre esse elemento, mas pouco se sabe sobre ele. Para você entender melhor, o ácido hialurônico é uma substância que pode ser encontrada facilmente em nosso organismo. Isso mesmo!

Composta pelo ácido glucurônico e N-acetilglucosamina, a substância é responsável por preencher os espaços vazios entre as nossas células corporais, proporcionando uma boa hidratação e tonicidade para a pele.

Por ser um componente que já está presente em nosso organismo, dificilmente pode oferecer riscos para a saúde quando aplicado. Além disso, o ácido hialurônico é bastante conhecido no mundo da dermatologia e da estética e você pode encontrar, até mesmo, alguns cosméticos formulados com essa substância.

Por que o ácido hialurônico é usado no tratamento?

Sem dúvida, o ácido hialurônico é a substância mais utilizada na atualidade para o preenchimento de olheiras. O motivo é simples: o componente apresenta muitas vantagens para a pele, as principais delas:

– A substância é excelente para estimular a produção de colágeno na região em que for aplicada;

– Além de preencher as olheiras, o componente melhora a textura e a hidratação do local;

Por ser um elemento que já está presente em nosso organismo, o ácido hialurônico é absorvível. Ou seja, cada aplicação ficará mais adaptada de acordo com as necessidades do seu rosto.

A telemedicina já é uma realidade, agende sua consulta com o Dr. Adriano Medeiros!

Com o Dr. Adriano Medeiros, você é atendido por vídeo ao vivo e pode tirar dúvidas sobre atendimentos e fazer acompanhamentos! Esse atendimento acontece na nossa plataforma exclusiva, um consultório virtual que você acessa pelo seu celular ou computador.

A telemedicina oferece uma gama de benefícios, dentre eles podemos citar:

  • Encurtar a distância;
  • Economizar tempo;
  • Rapidez;
  • Economia;
  • Acessibilidade;
  • Exclusividade.

Como funciona o preenchimento de olheiras?

A boa notícia é que como o procedimento é muito simples, ele pode ser realizado no próprio consultório, desde que o ambiente possua a estrutura apropriada.

Há alguns casos, em que é aplicada uma anestesia local, com a finalidade de diminuir o incômodo das injeções. Contudo, boa parte dos pacientes consegue passar pelo processo sem a necessidade de uma anestesia.

O tratamento é feito com o auxílio de uma pequena agulha, que comporta poucas doses da substância. O ideal é que o profissional saiba dosar a quantidade do componente para alcançar o melhor resultado. Antes de fazer a aplicação, o médico deverá analisar bem a região onde fará a incisão.

Com essa análise, também ficará mais fácil identificar a melhor técnica e densidade do ácido para aplicar na área em questão. O objetivo é que o procedimento não interfira nas características do paciente e proporcione um aspecto natural.

O resultado pode ser percebido ainda no dia da aplicação. Há, também, pacientes que apresentam hematomas após o tratamento, que podem sumir após uma semana quando, então, o efeito será melhor notado.

Quais os cuidados necessários após o procedimento?

Por ser um tratamento considerado simples, o preenchimento de olheiras com ácido hialurônico não requer muitos cuidados antes da aplicação. Após o procedimento, o médico pode oferecer algumas orientações que devem ser seguidas rigorosamente. As mais comuns são:

– Não massageie a área de aplicação pelas próximas 48 horas;
– Evite a exposição solar, pelo menos, por dois dias após o preenchimento;
– Evite praticar exercícios físicos de baixa e alta intensidade durante as primeiras 24 horas;
– Aplique compressas de gelo sobre a região, com a finalidade de amenizar o inchaço e os hematomas que podem surgir com a aplicação da substância;
– Evite usar cosméticos compostos com álcool na região, como alguns demaquilantes;
– Use filtro solar diariamente após o tratamento. Esse passo é essencial para evitar o surgimento de manchas pós-inflamatórias.

Para quem o tratamento é indicado?

 

Como já foi dito, as maiores queixas de pacientes nos consultórios dermatológicos e clínicas de estética são as olheiras.

Porém, não são todas as pessoas com essa condição que podem recorrer ao preenchimento com ácido hialurônico. Isso porque, boa parte da população apresenta olheiras causadas pela falta de descanso — e neste caso, os cremes de uso tópico oferecem ótimos resultados.

Por outro lado, a técnica é muito indicada para quem sofre com olheiras profundas, também conhecidas como “pseudo-olheiras”, e que podem ser notadas entre a bochecha e a pálpebra inferior. Nestes casos, o efeito se torna ainda mais evidente com o passar do tempo e causa muito incômodo para os seus portadores.

O preenchimento de olheiras também é indicado para pessoas que apresentam marcas arroxeadas na região dos olhos. Em geral, olheiras com tonalidades roxas são causadas pela transparência excessiva da pele, além da hipervascularização da área, fazendo com que os pequenos vasos sanguíneos sejam notados com mais facilidade.

Também é importante ressaltar que o método é indicado para preencher os espaços vazios e, em alguns casos, é possível melhorar a coloração da região, já que, com a aplicação da substância, a pele se distancia da área com alto nível de vascularização. No entanto, quando a olheiras é causada por acúmulo de melanina, esse clareamento só é possível com o uso de produtos tópicos.

CONCLUSÃO

E então, gostou de descobrir tudo sobre o preenchimento de olheiras? Caso esteja interessada no procedimento, procure por um médico conceituado e que ofereça toda a segurança durante a consulta.

Se você gostou do conteúdo de hoje, conto com a sua ajuda para deixar o seu like no video e também compartilhar com seus amigos.

Fiquem com Deus e nos vemos no próximo cafe com cirurgia plástica.

Adicionar comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

pt_BRPortuguese