• Blog
  • by
  • 24 de maio de 2017
  • 429
  • 0

A busca pelo rosto com métricas perfeitamente alinhadas é constante e pode ser realidade através de um procedimento conhecido como perfiloplastia. Um rosto considerado harmonioso é aquele que compreende nariz e queixos proporcionais.

Muitas vezes ao nos olharmos no espelho, enxergamos algumas imperfeições que nos incomodam, mas nem sempre conseguimos identificar essa interferência. A harmonia entre os traços faciais pode ser facilmente encontrada, elevando a autoestima do paciente.

 

O que é a Perfiloplastia ou harmonização facial?

A perfiloplastia é a cirurgia que consiste na harmonização do perfil facial, através da união de dois procedimentos estéticos, a mentoplastia (cirurgia do queixo) e rinoplastia (cirurgia de correção do nariz). Essa cirurgia é indicada para quem tem uma desproporção entre o tamanho do nariz e do queixo.

 

Mentoplastia

A mentoplastia ou cirurgia do queixo é o procedimento que corrige as deformidades no mento ou queixo. Algumas indicações são muito comuns para que seja necessário que o paciente se submeta a este tipo de cirurgia, como fraturas, doenças ou causas genéticas.

A macrogenia (queixo grande), microgenia (queixo pequeno) ou queixo torto podem ser corrigidos através da cirurgia de mentoplastia.

A realização mais típica da mentoplastia é feita através de inclusão de próteses de silicone no queixo, para redimensionar e dar proporção ao rosto.

A relação de oclusão entre a mandíbula e maxila é imprescindível para que o resultado seja exatamente como o esperado. Através da avaliação realizada, é possível analisar o grau de necessidade entre a relação das estruturas faciais para chegar a harmonização do rosto.

 

Rinoplastia

A rinoplastia ou cirurgia de correção do nariz é o procedimento responsável por modificar a aparência estética nasal, além de corrigir desvios funcionais, como já comentei diversas vezes aqui no blog.

É comum que a rinoplastia seja mais realizada em casos onde o paciente considere o nariz grande ou largo, ou então, quando há desvios de septo que comprometem a respiração. A cirurgia costuma ser realizada para correções estéticas em casos onde o nariz sofre fraturas ou é geneticamente desproporcional.

O tipo de rinoplastia mais realizada é a aberta, sendo possível identificar com maior precisão o que precisa ser corrigido.

A telemedicina já é uma realidade, agende sua consulta com o Dr. Adriano Medeiros!

Com o Dr. Adriano Medeiros, você é atendido por vídeo ao vivo e pode tirar dúvidas sobre atendimentos e fazer acompanhamentos! Esse atendimento acontece na nossa plataforma exclusiva, um consultório virtual que você acessa pelo seu celular ou computador.

A telemedicina oferece uma gama de benefícios, dentre eles podemos citar:

  • Encurtar a distância;
  • Economizar tempo;
  • Rapidez;
  • Economia;
  • Acessibilidade;
  • Exclusividade.

Como ocorre a Perfiloplastia?

A cirurgia de perfiloplastia depende, primeiramente, da avaliação criteriosa de um cirurgião plástico de confiança para identificar as necessidades de correção estética.

O médico pode solicitar alguns exames para compreender melhor as proporções faciais do paciente que deseja realizar a cirurgia. Em muitos casos, nos consultórios, o paciente reclama da aparência do nariz em desproporção ao rosto, quando na verdade, o que modifica consideravelmente a aparência é o queixo.

Para reconfigurar a aparência facial, trazendo harmonização, o osso do queixo é reposicionado e fixo, mas em alguns casos pode ser necessária a inclusão de uma prótese de silicone, quando a desproporção encontra-se no queixo.

No caso de desproporção do nariz, é possível corrigir através da rinoplastia a aparência que tanto incomoda.  Nesse procedimento podem ser realizadas apenas modificações nas cartilagens ou, dependendo do caso, fazer a reestruturação do nariz, mexendo no osso. São comuns correções cirúrgicas nasais como: correções da ponta nasal, da região do dorso e da asa nasal.

O procedimento costuma ser bastante simples, sendo necessários alguns cuidados, assim como toda cirurgia plástica.

 

Incisão

A incisão de uma perfiloplastia é bem simples, principalmente no que se trata da mentoplastia. É feito um pequeno corte na parte inferior do queixo, ou por dentro da boca do paciente, onde será introduzida a prótese de silicone que redimensiona o queixo.

A incisão da rinoplastia depende do tipo de procedimento que será realizado. Em casos mais comuns, é realizada a rinoplastia aberta em que a incisão é feita desde a ponta da asa nasal direita até a esquerda, compreendendo toda a parte inferior do nariz.

Ambas incisões são bem simples e deixam cicatrizes que amadurecem com o tempo, tornando-se imperceptíveis.

 

Prótese

A prótese necessária para nova dimensão do queixo é de silicone e maciça, não ocorrendo riscos de estourar. Essa prótese é colocada abaixo do periósteo (membrana que recobre o osso), dando volumização ao queixo, que entra em harmonia com as proporções faciais.

Essa prótese é definitiva e não precisa ser trocada, a menos que haja algum incidente, onde o paciente pode ser submetido a uma nova cirurgia. Há poucos casos de rejeição da prótese, mas pode acontecer caso os cuidados necessários que envolvem a cirurgia nãos sejam tomados.

 

Cuidados Pós-Operatórios

Assim como toda cirurgia, a perfiloplastia também depende de cuidados específicos para que se obtenha sucesso.

Quando é realizada a mentoplastia, é indicado que não sejam ingeridos alimentos sólidos nos primeiros dias, pois o constante movimento de mastigação pode deslocar a prótese colocada.

A rinoplastia requer que algumas atividades, no entanto, sejam dispensadas pelo tempo indicado pelo médico.

Edemas e roxidões podem acontecer logo após a cirurgia que “agride” o queixo e o nariz. Mas fique tranquilo, esses sintomas são comuns e somem depois de alguns dias e cuidados como drenagens.

Mas, o cuidado essencial é que você siga as instruções passadas pelo seu médico de confiança. Como eu costumo dizer, a atuação do médico é muito importante, mas a atuação do paciente é fundamental para que tudo ocorra perfeitamente bem durante o pós-operatório.

 

Resultado

O resultado esperado pela perfiloplastia é que exista uma harmonização visual entre o nariz e o queixo, fazendo as devidas correções.

Não existem padrões estipulados para que sejam redimensionados os pontos do rosto, visto que cada paciente possui características pessoais que devem ser respeitadas.

Apesar do grande medo de muitos pacientes sobre a cirurgia de mentoplastia mudar drasticamente a aparência facial, deixando-os irreconhecíveis, este tipo de procedimento respeita as características do paciente, fazendo correções necessárias para deixar o rosto mais harmonioso, diminuindo o desconforto da pessoa.

Nariz e queixos proporcionais deixam a face mais bela e transformam a autoestima dos pacientes que optam pela cirurgia.

Porém, é importante lembrar que o resultado final ocorre ao longo de um ano, porque após os procedimentos pode acontecer do rosto apresentar inchaços, que diminuem ao longos dos meses, até o período final de recuperação.

Um ponto muito importante, que eu sempre costumo citar, é que todo paciente que escolhe por realizar uma cirurgia precisa compreender que a beleza está no fato de se sentir bem e realizado.

Optar por procedimentos estéticos para estar dentro de padrões impostos costumam vir dotados de incertezas e arrependimentos.

O importante é buscar a realização pessoal que pode ser encontrada através da cirurgia plástica.

 

Conclusão

Após este artigo você pode compreender um pouco mais sobre a importância da perfiloplastia, além de como a avaliação médica é fundamental para indicar qual o melhor e mais indicado procedimento para cada paciente.

Muitas vezes um paciente queixa-se da aparência de uma parte do rosto, quando na verdade, o ponto em discordância com a face pode ser encontrado em outra região.

Cirurgias da face são sempre muito procuradas pela preocupação visual que um rosto desproporcional pode mostrar. Mas, o mais importante nesses casos, é que o paciente esteja seguro do procedimento que vai realizar, buscando satisfação pessoal.

 

Quer saber mais sobre Cirurgia Plástica? pode me acompanhar em minhas redes sociais como: Facebook, Instagram e Youtube, e compreender mais sobre todos os tipos de cirurgia.

 

E se você quiser ficar por dentro de tudo, preparei uma Lista Premium, onde você receberá conteúdos relevantes, além de E-Books em primeira mão. Inscreva-se, clicando aqui.[:]

Adicionar comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

pt_BRPortuguese