• Blog
  • by Adriano Medeiros
  • 16 de maio de 2018
  • 291
  • 0

É normal que após a redução de um volume maior de peso, algumas pessoas se sintam desconfortáveis com o seu contorno corporal. Quem passa pela cirurgia bariátrica, quase sempre sentirá a necessidade também de cirurgias reparadoras. Uma dessas cirurgias é a Braquioplastia e o assunto principal desse post.

É comum que homens e mulheres queiram usar roupas sem manga, ir para praia e, muitas vezes, a aparência do braço incomoda. A insatisfação é completamente estética, mas prejudica o seu bem-estar e a sua autoestima. Então que tal descobrir como mudar isso?

O que é a Braquioplastia

A Braquioplastia tem como principal objetivo deixar os braços mais torneados e definidos. Quando o paciente vem de uma perda de peso considerável – como é o caso da cirurgia Bariátrica -, é comum que fique um excesso de pele.

O resultado desse emagrecimento em larga escala, são braços com uma aparência de serem mais largos ou estarem um pouco murchos. Isso pode ser corrigido completamente e o seu desconforto é eliminado.

Indicação da Braquioplastia

Eu sei que citei desde o início do post que a Braquioplastia é indicada para pessoas que perderam muito peso com a cirurgia Bariátrica. Contudo, você que está insatisfeito com seu o contorno do seu braço e não tenha perdido peso, pode também procurar um cirurgião plástico e ver se essa correção é a mais indicada para seu caso.

Como é feita a cirurgia

O processo para a sua Braquioplastia começa antes de você entrar na sala de cirurgia. O médico faz uma análise do contorno do seu braço e mede a quantidade de centímetros que ele reduzirá com a operação. Existe um limite para manter a harmonia do seu corpo e ele precisa ser obedecido. Isso acontece com a Rinoplastia, Abdominoplastia e todo procedimento que reduzirá suas medidas.

A cirurgia é feita com anestesia geral e tem uma duração aproximada de 3 a 4 horas. O paciente precisa ficar internado, em período de observação. Geralmente o médico indicará 24 horas, mas a permanência da internação pode chegar às 48 horas, dependendo de cada quadro.

A incisão é feita com um corte do tecido, pensado de forma que não fique uma cicatriz muito evidente. O médico faz um corte longitudinal, que parte da axila e pode ir até o cotovelo, dependendo da quantidade de pele que será retirada.

Após a sua recuperação completa, a cicatriz que fica é um pequeno risco, aparente na parte interna do braço.

A telemedicina já é uma realidade, agende sua consulta com o Dr. Adriano Medeiros!

Com o Dr. Adriano Medeiros, você é atendido por vídeo ao vivo e pode tirar dúvidas sobre atendimentos e fazer acompanhamentos! Esse atendimento acontece na nossa plataforma exclusiva, um consultório virtual que você acessa pelo seu celular ou computador.

A telemedicina oferece uma gama de benefícios, dentre eles podemos citar:

  • Encurtar a distância;
  • Economizar tempo;
  • Rapidez;
  • Economia;
  • Acessibilidade;
  • Exclusividade.

Principais cuidados pós-operatório

A Braquioplastia é uma cirurgia bastante delicada. O pós-cirúrgico dela limita bastante os movimentos dos seus braços e você precisa ter muito cuidado e atenção com isso. Qualquer desordem que possa acontecer no seu pós-cirúrgico pode também desencadear complicações e comprometer a cicatriz, deixando-a mais aparente.

Os cuidados pós-cirúrgicos da Braquioplastia envolvem um repouso parcial. O paciente pode movimentar-se com cuidado, mas deve evitar completamente levantar peso e fazer muitos esforços com os braços.

Então, nos primeiros 15 dias é mais indicado que você fique em casa, faça atividades leves e não levante muitos os braços. Após os 20 dias e a retirada dos pontos, dependendo da sua profissão, pode até voltar para o trabalho.

As atividades físicas que não pedem movimentação dos braços estão liberadas já com os 30 dias de operado. Contudo, se você gosta de malhar os braços, precisará de um tempo maior de pós-operatório, que chegará até os 90 dias.

As malhas de compressão são muito importantes também. Elas ajudam a fixar mais o tecido e evitam que você se machuque. O indicado é que você fique com elas 24 horas durante o primeiro mês. No segundo mês, o tempo é reduzido para 12 horas por dia.

Após a retirada dos pontos, as sessões de drenagem linfática também são indicadas. Você deve seguir com essa rotina por cerca de 18 meses, dependendo da indicação do seu médico, claro.

Resultados

Os resultados da Braquioplastia vêm um pouco devagar. As primeiras mudanças são percebidas apenas com 30 dias depois da cirurgia. É quando o seu braço está menos inchado dos cortes e você já percebe o novo formato.

A aparência definitiva só vem depois dos 6 meses e pode demorar até 1 ano. É muito importante que você tenha uma boa recuperação durante todo esse tempo. Quanto mais rígido e seguro com seu pós-operatório, mais rápido você verá a resposta da sua Braquioplastia e melhor ela ficará.

É muito importante também que você passe a seguir um estilo de vida mais saudável, com exercícios físicos e uma dieta equilibrada. O ganho de peso vai comprometer completamente a sua cirurgia.

Riscos

Os riscos envolvem sempre dois fatores: escolha errada do profissional e uma má recuperação. No primeiro caso, conversar bastante com seu cirurgião plástico evita esse tipo de dor de cabeça. Pergunte o que for preciso e veja se ele tem casos para mostrar. Escolha um profissional com atenção e as chances de dar algo errado já reduzem bastante.

Todos aqueles cuidados pós-operatórios que eu citei mais acima e diversos outros que podem ser passados para você após a cirurgia, são de muita importância. Não adianta querer burlar o que o médico diz, pois isso prejudicará apenas a sua recuperação.

Você pode desenvolver problemas como queloides, infecções e até necrose do tecido se não cuidar do seu braço corretamente.

Acredite, todas as recomendações que passamos para vocês são relevantes!

No mais, a sua braquioplastia trará uma nova aparência para seus braços e você pode sair sem aquela antiga preocupação de casa.

Espero que todas as informações que deixei aqui ajudem você e, se tiver qualquer dúvida sobre o assunto, é só deixar um comentário aqui e eu vou te responder.

Quero te convidar ainda para acompanhar todas as minhas redes sociais e conferir os outros conteúdos que publicarei sobre a Braquioplastia e outras cirurgias! Acesse o meu Facebook, Youtube e Instagram!

Até mais![:]

Adicionar comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

pt_BRPortuguese