• Blog
  • by
  • 17 de outubro de 2018
  • 250
  • 0

Quantas pessoas você conhece que sofre com problemas respiratórios? Cerca de 44% de brasileiros apresenta alguma doença que dificulta respiração normal, a prática de exercícios e o sono. A correção de alguns problemas é feita através de cirurgias, entre elas a Rinoplastia.

O post abaixo mostrará três casos onde a Rinoplastia pode ser a resposta. São problemas de respiração que trazem diversos incômodos para o paciente, mas que têm solução. Veja quais são.

O que é a Rinoplastia

Para quem ainda não conhece bem, a Rinoplastia é uma cirurgia plástica feita para corrigir o nariz. Essa correção pode ter razões estéticas ou funcionais. A cirurgia é bastante delicada e pede um pós-operatório bem criterioso.

Desvio de Septo

O Desvio de Septo é um problema de respiração bastante comum e um dos mais procurados para correção através da Rinoplastia.

O septo é uma espécie de parede, que temos no eixo central do nosso nariz. Essa cartilagem é responsável por dividir as cavidades nasais e a passagem de ar ao respirarmos. O problema é que em algumas pessoas o septo é um pouco disforme e, há casos onde o desvio é tão agudo que dificulta a respiração.

Esse é um problema adquirido através de traumatismo ou tumores, assim como pode também se desenvolver desde cedo, ainda na infância do paciente.

Quanto mais cedo o paciente fizer a Rinoplastia para o Desvio de Septo, melhor.  A cirurgia pode ser aberta ou fechada e é feita a correção da cartilagem, deixando-a mais reta possível. É um procedimento que requer bastante cuidado por parte do paciente, principalmente no pós-operatório. Entre os principais riscos, o sangramento e infecções são os mais comuns.

A telemedicina já é uma realidade, agende sua consulta com o Dr. Adriano Medeiros!

Com o Dr. Adriano Medeiros, você é atendido por vídeo ao vivo e pode tirar dúvidas sobre atendimentos e fazer acompanhamentos! Esse atendimento acontece na nossa plataforma exclusiva, um consultório virtual que você acessa pelo seu celular ou computador.

A telemedicina oferece uma gama de benefícios, dentre eles podemos citar:

  • Encurtar a distância;
  • Economizar tempo;
  • Rapidez;
  • Economia;
  • Acessibilidade;
  • Exclusividade.

Correção das Válvulas Nasais

O colapso ou colabamento nasal acontece quando há uma fragilidade maior nas paredes laterais do nariz do paciente. Esse procedimento também dificulta a respiração e pode ser corrigido pela Rinoplastia.

A cirurgia corrige as válvulas nasais, deixando-as com grau de abertura suficiente para o paciente respirar bem e sem dificuldades. É colocado um enxerto dilatador no terço médio do nariz, permitindo a correção do colapso das cartilagens

Hipertrofia das Conchas Nasais

As conchas nasais ou os cornetos nasais, são estruturas internas do nariz, que permitem a filtragem do ar durante a respiração. Elas estão localizadas nas paredes laterais das narinas e tem uma composição mais esponjosa ou carnosa.

Existem casos onde o paciente apresenta as conchas nasais hipertrofiadas (crescidas), dificultando a passagem do ar durante a respiração. O nariz pode ficar totalmente obstruído e uma série de problemas respiratórios podem surgir.

A Rinoplastia, nesse caso, ajuda a redimensionar as conchas nasais, deixando-as em um tamanho completamente normal, sem que atrapalhe a respiração do paciente.

A escolha do médico é fundamental

Cada um dos três casos acima exige uma preparação diferenciada e um acompanhamento médico bastante delicado. A Hipertrofia das Conchas Nasais, por exemplo, se não for feito por um especialista, pode trazer outros problemas respiratórios. Isso acontece quando o médico reduz excessivamente essas estruturas, não permitindo que elas cumpram com seu papel natural em nossa anatomia.

Já o Desvio de Septo, quando há erro médico, também causa dificuldade de respiração do paciente. O resultado é que o maior incômodo não é sanado. Ele também pode resultar em nasalidade na voz, problemas na arcada dentária, etc.

Reforço, portanto, a necessidade de conversar bastante com seu cirurgião plástico. Além de tirar todas as suas dúvidas, você ainda precisa analisar se o profissional escolhido domina a técnica necessária para corrigir o seu problema!

Ficou alguma dúvida sobre esse tema? Se quiser conversar um pouco mais sobre Rinoplastia como opção para corrigir problemas respiratórios, é só deixar sua pergunta nos comentários! E também não deixe de acompanhar minhas redes sociais para conhecer ainda mais sobre cirurgias plásticas. Acesse meu Facebook, Instagram e Youtube!.

Até a próxima![:]

Adicionar comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

pt_BRPortuguese