• 256
  • 0

Desde o início de seu uso terapêutico na década passada, os lasers ablativos de Erbium 2940nm têm sido úteis no tratamento do fotoenvelhecimento da pele.

Atualmente, tem sido mais usado na forma fracionada. Uma nova duração de pulso foi introduzida, na tentativa de promover a coagulação do tecido, além de ablação, melhorando sua atuação no tratamento.

Pra quem não está familiarizado com essa tecnologia, o Erbium 2940 é uma ponteira de laser fracionado ablativo da plataforma Etherea – essa mesma plataforma que eu introduzi aqui no consultório e já venho falando sobre seus benefício por aqui desde o ano passado. É sobre esses detalhes, sua indicação, e tratamentos que iremos falar aqui no Blog.

Antes de iniciar as explicações sobre como o laser Erbium pode te ajudar a ter uma pele renovada e rejuvenescida eu quero te dizer que se você ligar agora para o meu consultório e falar com a Vanessinha que está vendo o Café com Cirurgia Plástica ou lendo esse artigo no blog  sobre o Etherea e agendar a sua consulta na para uma avaliação você receberá uma supresa. Pode ser um procedimento grátis, um black peel ou outras coisas que eu adoro trazer aqui pra vocês e mimar minhas pacientes. Então aproveite a semana do Etherea que vai até o dia 05 de setembro. E para o próximo mês os dias reservados são de 28 de outubro até 03 de novembro.

Agora vamos lá: Vamos falar sobre pele bonita e sem marcas de expressão usando apenas os protocolos do Etherea, em especial o Laser Erbium.
Esse é um procedimento que pode ser utilizado com segurança em áreas extra-faciais como pescoço, colo e membros superiores para melhora de rugas e clareamento da pele.

Nas tecnologias de laser fracionado os raios do laser penetram na pele micro colunas bem próximas umas das outras. Dessa forma, ele elimina camadas superficiais da pele nestas pequenas regiões onde ele penetra promovendo uma renovação celular.

A região ao redor de cada ponto de penetração do laser é aquecida e isso gera estímulo para produção de colágeno, com melhora das rugas, firmeza e qualidade da pele. O fracionamento dos raios permite uma maior segurança e menor tempo de recuperação da pele após o procedimento que vai depender da agressividade do tratamento realizado.

Pode ser feito de forma mais superficial com recuperação rápida em pacientes jovens (“peeling a laser”) para melhora de rugas finas, viço, textura, manchas superficiais e poros. Conforme a necessidade do paciente a forma de aplicação do laser pode ser reforçada com disparos com energias mais altas e pulsos duplos (DualMode) o que permite melhora de rugas mais médias e firmeza da pele pelo maior estímulo de colágeno.

A escolha de qual tecnologia deverá ser utilizada é definida por mim após um exame cuidadoso do paciente, histórico clínico, avaliação do grau de envelhecimento da pele, rotina do paciente em relação à exposição solar diária e tempo disponível para recuperação da pele. Cada paciente pode responder de formas variadas e ter manchas residuais pós- procedimentos – que são esperadas, de acordo com os cuidados estabelecidos que eu e minha equipe passaremos para o paciente.

O laser de Erbium 2940 nm tem penetração e efeito térmico menores do que o de CO2 10.600 nm, apresentando, portanto, resultados também mais discretos. Isso ocorre porque o Erbium 2940 nm tem maior afinidade por água do que o CO2 e, quando disparado em um tempo de 0,25 ms, não causa coagulação do tecido.

Uma vantagem do uso do Erbium 2940 é que a reepitelização, ou seja, a etapa de cicatrização de um ferimento que se caracteriza no crescimento do epitélio ao redor da ferida, se faz de modo rápido – cerca de 02 a 03 dias e, no quarto dia do pós-operatório, os pacientes já podem retomar suas atividades de rotina e inclusive usando maquiagem normalmente. Outra vantagem é a redução dos efeitos colaterais causados pelo Erbium fracionado em relação ao CO2 fracionado.

INDICAÇÕES

O Laser Erbium 2940 é indicado no rejuvenescimento global da pele do rosto com melhora nos aspectos de flacidez, tonalidade e tenacidade. É aplicado em áreas delicadas como mãos, braços, pescoço, face, colo. É eficaz ainda no tratamento de:

– Suavização de linhas de expressão
– Redução de rugas finas
– Melhora da textura e clareamento da pele
– Melhora de lesões queratóticas da pele
– Trata poros abertos
– Flacidez facial com destaque para o ângulo da mandíbula e pescoço
– Manchas de sol, de envelhecimento e outras discromias
– Cicatrizes de acne, cirúrgicas e traumáticas
– Estímulo do colágeno
– Melhora das estrias

TRATAMENTO

O procedimento é realizado no consultório, pelo médico. Aplica-se um creme anestésico no local a ser tratado, uma hora antes do procedimento. Ele é geralmente bem tolerado pelo paciente e tem a duração de uma hora aproximadamente. O número de sessões necessárias depende da área tratada e da indicação de cada paciente, sendo que, o intervalo de 30 dias entre elas é suficiente.

A telemedicina já é uma realidade, agende sua consulta com o Dr. Adriano Medeiros!

Com o Dr. Adriano Medeiros, você é atendido por vídeo ao vivo e pode tirar dúvidas sobre atendimentos e fazer acompanhamentos! Esse atendimento acontece na nossa plataforma exclusiva, um consultório virtual que você acessa pelo seu celular ou computador.

A telemedicina oferece uma gama de benefícios, dentre eles podemos citar:

  • Encurtar a distância;
  • Economizar tempo;
  • Rapidez;
  • Economia;
  • Acessibilidade;
  • Exclusividade.

EFEITOS COLATERAIS

Após aplicação do laser erbium 2940, o paciente pode sentir sensação de ardor e calor que melhoram com compressas geladas. O tempo total de recuperação é, em média, de três a sete dias. Nesse período, pode haver inchaço, vermelhidão e ardência no local da aplicação e formação de crostas muito pequenas – menores do que a ponta de um lápis. Essas crostas irão desaparecer ao final do período de recuperação. A pele pode ficar com um tom rosado que tende a desaparecer em aproximadamente 20 dias.

RESULTADOS

Os resultados são observados já na primeira semana após a primeira sessão e melhoram gradativamente, durante todo o tratamento. A formação de colágeno ocorre durante todo o tratamento e continua até três meses após a última sessão, momento ideal para avaliar a real melhora da qualidade da pele.

Por ser um tratamento fracionado, é interessante a realização de mais do que uma sessão, principalmente em caso de pacientes com graus III e IV de fotoenvelhecimento.

CUIDADOS NO PÓS-TRATAMENTO

Após o tratamento, a aplicação de hidratante facial e filtro solar deve ser feita a cada três horas, por pelo menos, cinco a sete dias após o procedimento, período em que há completa recuperação da pele. O paciente poderá retornar às suas atividades normais de três a cinco dias após o procedimento.

Os cuidados podem variar conforme indicação médica mas, em geral, o paciente deve fazer profilaxia para evitar a reativação do vírus do herpes e usar um creme cicatrizante por aproximadamente cinco dias. Não deve, em hipótese alguma, expor a área tratada ao sol nos primeiros cinco a sete dias. Após este período, deve evitar o sol e fazer uso de protetor solar rotineiramente.

CONCLUSÃO

O Laser Erbium Fracionado 2940 provoca microfurinhos na pele que estimulam intensamente a formação de colágeno e elastina, destruindo as células envelhecidas. O procedimento melhora a qualidade e textura da derme, enquanto estimula a regeneração do colágeno. O resultado é uma pele mais lisa e firme. Se comparado ao tratamento com Laser CO2, este é um procedimento de mesma eficiência, porém com rápida recuperação e menores riscos para a pele.

Se você ainda tem dúvidas ou algum medo de passar por um procedimento cirúrgico eu te convido a vir no meu consultório, aqui na Barra da Tijuca, para esclarecer qualquer dúvida.

Bom, por hoje é só pessoal!
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo de hoje, e é por isso mesmo que quero te pedir que se você não se inscreveu ainda no meu canal do youtube, instagram ou facebook, basta procurar por @dr.adrianomedeiros para todas elas.

Beijo grande e excelente semana.[:]

Adicionar comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

pt_BRPortuguese