• 1
  • 0

Se tem uma cirurgia plástica facial que chama atenção e é responsável por alterar a aparência do paciente é a rinoplastia. A plástica do nariz também ganha como uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil, e não poderia ser diferente aqui na clínica. Aliás, essa é a cirurgia que eu mais amo fazer. Sou apaixonado por rinoplastia!

Lembrando que essa é uma cirurgia plástica feita no nariz, onde o médico corrige problemas estéticos, mas também funcionais. Eu já fiz matérias aqui no Blog e no meu programa no youtube: o  Café com Cirurgia plástica sobre rinoplastia: Rinoplastia em Asiáticos; É possível operar nariz de adolescentes?; Quando não operar o nariz; Como uma rinoplastia pode te ajudar a respirar melhor e tratar desvio de septo e outros. Se você não viu ainda, dá uma conferida, pois explico exatamente como todo o procedimento acontece e as diferenças em pessoas de várias etnias e até quando é indicado para algum tipo de problema respiratório.

Hoje quero conversar com vocês sobre como saber se seu nariz está em harmonia com o seu rosto. Todo mundo deseja ter um rosto bonito e uma aparência atraente. Isso é algo que todos nós temos em comum e o mercado está cheio de opções para que você se sinta melhor consigo mesmo. Querendo ou não, ter um nariz num formato adequado ao rosto influencia a uma harmonia da face. Mas nem todas as pessoas possuem narizes iguais. Alguns são mais curvos, outros mais finos e outros mais largos. E resta a dúvida: como saber se seu nariz é o tipo perfeito para ter um rosto harmônico?

Você pode conferir se seu nariz realmente combina com seu rosto ou se ele precisa de algum retoque. Essas dicas que darei hoje irão lhe ajuda a avaliar facilmente o nariz por completo.

Vamos falar sobre Rinoplastia

A cirurgia de rinoplastia é um planejamento, tanto do formato, tamanho e desenho do nariz desejado pelo paciente e acordado pelo profissional responsável, como também do dia, local, período e cuidados pré e pós-cirúrgicos.

Após concordar sobre os primeiros pontos, juntos, o médico e paciente irão escolher o momento certo para fazer o procedimento e as exigências do pré-cirúrgico: exames, análises, simulações e fotos para comparação com o resultado após alguns meses.

Muitos pacientes preferem realizar a cirurgia plástica, agora, durante o “inverno”, que pode favorecer o pós-cirúrgico com temperaturas mais amenas. E sobre isso eu quero te dizer que faz muita diferença sim. Se voce pensa em operar o nariz vem aqui no meu consultório que podemos planejar sua cirurgia ainda para esta temporada.

Porque eu estou falando isso? Pense que após a sua cirurgia será necessário passar algum tempo de repouso, que os resultados ainda demoram algum tempo para aparecer de forma definitiva e no início do processo de cicatrização será necessário fazer uso de curativo e pode haver inchaço na região e sangramento.

O processo é normal e não causa muita dor, mas o incômodo pode atrapalhar ações específicas do dia a dia e a atenção com a alimentação, exercícios e hábitos que precisam ser alterados são essenciais para entregar os resultados esperados durante toda a etapa de planejamento.

Aproveite para tirar as dúvidas com o seu cirurgião sobre tempo de recuperação, guardar o seu número direto para tirar dúvidas a qualquer momento que precisar e já deixar marcados os primeiros retornos para mudança de curativos, acompanhamento de resultados e análise da evolução. Aqui no consultório a Vanessinha é quem organiza isso pra você, justamente para não ter que se preocupar em um momento tão delicado quanto a de uma recuperação.

A plástica do nariz também é uma das cirurgias plásticas que mais gosto de realizar, pois tem uma atenção especial com o “detalhe”, o cuidado com o mínimo para conseguir entregar uma boa harmonização facial e mudar a vida do paciente.

É muito importante conhecer a anatomia do nariz antes de esclarecer dúvidas sobre o que é, como é feita e quais são os tipos do procedimento. Basicamente, o nariz é composto por osso e cartilagem.
Em sua parte superior, entre os olhos, a sustentação do nariz se dá pelo osso nasal. Logo depois temos a Giba Dorsal, que é responsável pelo osso saltado que chama ainda mais atenção quando se fica de perfil.
Nesta área, há o acúmulo de cartilagem e osso.

Já a parte inferior do nariz é sustentada por diferentes placas de cartilagem. Essas placas se estendem lateralmente a partir do centro do nariz, e são chamadas de Cartilagem septal, nasal lateral e alar maior.

A cartilagem na parte inferior é a responsável pelo formato e a aparência da ponta do nariz. Ao redor, há ainda um tecido gorduroso. Quando essa estrutura não está proporcional aos demais traços do rosto, aí é comum a busca pela rinoplastia.

A anatomia do nariz envolve várias estruturas responsáveis pela forma “arquitetônica” externa, pela fisiologia respiratória e também olfativa. Por isso, estética e função nasal apresentam uma relação próxima. São esses fatos que caracterizam a Rinoplastia como uma das mais complexas cirurgias quando se tem como objetivo o equilíbrio de todas essas funções.

Como saber se seu nariz é o tipo perfeito para ter um rosto harmônico?

Muitas pessoas chegam ao meu consultório falando que seu nariz não é bonito e que se fosse mais empinado ou mais fino, ou mais grosso, ou tantas outras coisas.. eles ficariam mais felizes.

Essas quatro dicas que vou te passar agora irão lhe ajuda a avaliar facilmente o seu nariz por completo e saber se ele realmente combina com seu rosto ou se precisamos fazer algum retoque.

Veja o ângulo do nariz

Conferir o ângulo do seu nariz ajuda a perceber se ele é pequeno ou grande demais para seu rosto.
A medida certa do nariz compreende um ângulo de 104 a 108 graus. Isso quer dizer que seu nariz é totalmente proporcional ao rosto, mas não de forma perfeitamente simétrico.

Avalie sua curvatura

Essa é uma dica importante. É normal ter uma curvatura maior no nariz, o que pode lhe indicar a sua descendência étnica (negra ou oriental). Entretanto, ter curvas muito grossas no nariz não deixa seu rosto harmônico por conta do efeito “nariz de batata”.
O nariz fica mais achatado e arredondado e se você já possui um rosto oval, o nariz prejudica ainda mais a sua aparência. Veja se o entorno do seu nariz, compreendendo do dorso até as narinas, é muito largo. Se for esse o caso, é sinal de que ele não deixa seu rosto com uma aparência mais delicada.

Confira detalhes no rosto

Outras partes da face também podem ajudar a perceber se seu nariz é bom para a harmonia da face. Uma delas é a distância dos olhos. Geralmente, narizes muito largos costumam abrir um espaço exagerado entre os olhos, causando até um dorso mais espesso.

Outros detalhes a serem vistos podem ser o contorno do queixo e até o alinhamento da testa, fazendo com que você tenha uma percepção certa do seu tipo de rosto. Se seu nariz possui uma característica diferente, é sinal de que ele não é proporcional à sua face.

Repare na rotação do nariz

Também é uma dica bem interessante. Normalmente, em mulheres caucasianas, a rotação do nariz perfeito ao rosto compreende um ângulo de 90 graus. Isso quer dizer que ele não está caído e nem muito longo e sua ponta dá um aspecto mais firme.

Já para quem descendência africana ou ocidental, essa rotação pode variar para mais graus. Porém, a projeção do nariz não ultrapassa a medida da largura do órgão. Se houver um limite ultrapassado, é sinal de que o nariz é irregular a seu tipo de rosto, especialmente porque o nariz causa um efeito mais masculino à face.

Embora algumas dicas se adéquam muito melhor em mulheres caucasianas, mulheres negras e orientais também podem fazer a avaliação. Por sinal, a análise fica até mais fácil por conta do tipo fácil do formato de rosto que essas etnias possuem. Mas se você tem dúvidas se seu nariz realmente dá um rosto harmônico, venha aqui em meu consultório que terei o prazer de analisar o seu jairzinho e te dizer sinceramente se é preciso realizar algum tipo de procedimento e qual seria o melhor.

Nem sempre um nariz muito fino ou muito largo é sinal de que ele está num formato adequado. Isso não só se remete a estética, mas também à saúde no geral, uma vez que há até o risco de atrapalhar a respiração e desencadear outros problemas, como rinites e sinusites.

A telemedicina já é uma realidade, agende sua consulta com o Dr. Adriano Medeiros!

Com o Dr. Adriano Medeiros, você é atendido por vídeo ao vivo e pode tirar dúvidas sobre atendimentos e fazer acompanhamentos! Esse atendimento acontece na nossa plataforma exclusiva, um consultório virtual que você acessa pelo seu celular ou computador.

A telemedicina oferece uma gama de benefícios, dentre eles podemos citar:

  • Encurtar a distância;
  • Economizar tempo;
  • Rapidez;
  • Economia;
  • Acessibilidade;
  • Exclusividade.

Qual o melhor nariz para cada tipo de rosto?

Veja quais fatores devem ser considerados no planejamento da sua cirurgia plástica do nariz.

Formato de rosto

Existem alguns formatos básicos de rosto e o cirurgião deve programar a cirurgia plástica do nariz que melhor harmonize com esse tipo de rosto. Isso garantirá um melhor resultado. Veja quais os tipos de rosto.

a) Rosto redondo:

A largura e a altura do seu rosto são praticamente as mesmas. Os ângulos são pouco definidos, tendo as linhas do maxilar mais arredondas.

b) Rosto quadrado:

A largura da testa e do maxilar são as mesmas. O contorno lateral do rosto, da bochecha até o maxilar, forma uma linha reta.

c) Rosto triangular:

Tem a testa mais larga e o queixo mais estreito. Lembra o formato de um triangulo invertido, sendo a base a testa.

d) Rosto alongado ou retângulo:

É longo e estreito. Pode ser oval, tendo a linha da mandíbula mais arredondada; ou retangular, com os traços do queixo mais retos e definidos.

e) Rosto oval:

As laterais vão afinando até chegar no queixo, sendo ligeiramente mais largo na testa. É um pouquinho mais longo e tem as linhas do maxilar mais arredondadas.

 

Como acontece o Procedimento?

A maioria das incisões são feitas dentro do nariz, onde elas são invisíveis. Em alguns casos, uma incisão é feita na área da pele que separa as narinas.

Uma certa quantidade de osso e cartilagem são removidos, adicionados ou rearranjada para fornecer uma estrutura recém-moldada. Os tecidos são então suturados e as incisões são fechadas. Um curativo é aplicado ao exterior do nariz para ajudar a manter a nova forma do nariz, enquanto os pontos cicatrizam.

Em relação a anestesia, a nossa equipe utiliza na quase totalidade dos casos anestesia local com sedação, onde o paciente dorme durante o procedimento, não vendo nem sentindo nada da cirurgia.

O que é possível mudar no nariz com uma rinoplastia?

É possível mudar no nariz alguns aspectos como:

– O tamanho do Nariz
– O perfil
– A largura do dorso nasal – A rinoplastia, nesse caso, ajuda a redimensionar as conchas nasais, deixando-as em um tamanho completamente normal, sem que atrapalhe a respiração do paciente.
– A ponta do nariz – que pode ser caída ou arrebitada.
– As narinas
– Assimetria Nasal
– E é claro, a sua autoestima

Além do formato do rosto, as características pessoais devem ser consideradas na programação da cirurgia plástica de nariz. Essas características são:

  • altura e peso;
  • gênero – masculino ou feminino;
  • características étnicas
  • característica dos lábios – se são carnudos ou fino, por exemplo.
  • largura dos malares, distância dos olhos e contorno do queixo e testa vistos de frente, são avaliados no tipo de rosto como explicado acima.

Além da análise de frente do tipo do rosto, também é fundamental avaliar as características do perfil do rosto: como tamanho do queixo, se é retraído ou projetado; perfil do nariz, testa e implantação dos cabelos. Como exemplos de alguns tipo de perfil de testa podemos citar: reta, fugidia, longa ou curta.

Após essas análises, vem uma das etapas mais importantes que é avaliação das características do nariz que a pessoa tem e o tipo que ela deseja.

As principias características a serem avaliadas são:

  • se o nariz é longo ou curto;
  • se tem giba nasal (“ossinho saltado”);
  • se é alto ou baixo;
  • como é a implantação da raiz do nariz com a testa;
  • se é torto para algum dos lados;
  • como é a ponta: bulbosa, “pinçada”, “box tip”, entre outras;
  • ângulo da ponta nasal, se é empinado ou caído;
  • largura das asas nasais.

O pós-operatório da rinoplastia tem 2 fases:

– A 1ª fase, que é logo após a cirurgia, quando o paciente fica 1 semana fazendo a rotina de limpeza para a cicatrização;
– A 2ª fase começa na retirada do curativo em torno do 7º dia. Nessa fase notamos um edema (inchaço) que vai diminuindo com o passar dos dias e que tende a desaparecer em torno do 6º mês.

A maior parte do edema é reabsorvida nos dois primeiros meses pós rinoplastia, mas uma grande mudança já poderá ser vista no final do primeiro mês de cirurgia.

É importante frisar que, dependendo da pele do paciente, o resultado pode demorar até 12 meses para aparecer.

Conclusão

É importante saber que na rinoplastia o paciente não sente dor. Embora ainda tem muita gente com medo de fazer rinoplastia por achar que o pós-operatório é dolorido e desconfortável. Graças à tecnologia, hoje em dia usamos técnicas modernas que permitem um pós-operatório confortável, sem dores e sem uso de tampão nasal, ou seja, o paciente respira normalmente logo após a cirurgia. A sensação no pós-operatório é de uma gripe leve e, caso haja alguma dor, um simples analgésico já resolve.

Até a próxima![:]

Adicionar comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

pt_BRPortuguese