• Blog
  • by Adriano Medeiros
  • 26 de abril de 2017
  • 127
  • 0

Cirurgia de Rinoplastia

A cirurgia de rinoplastia é um procedimento muito procurado para correções estéticas no nariz.

Essa cirurgia melhora a aparência do nariz e sua proporção, em casos estéticos, além de corrigir desvios nasais e dificuldades respiratórias causadas por anormalidades estruturais, comprometendo sua funcionalidade.

Abaixo, você confere mais informações sobre Rinoplastia, e descobre se ela corrige ou não a aparência de nariz torto.

Além disso, você pode acompanhar um artigo completo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, explicando mais informações sobre o procedimento de Rinoplastia.

 

Por que um nariz pode ter aparência torta?

Um nariz pode ter a estrutura nasal comprometida por diversas causas. Hereditariedade, lesões decorrentes de acidentes, prévias cirurgias ou causas funcionais podem ser responsáveis por modificar a estrutura do nariz.

Causas Genéticas

Causas genéticas são muito comuns e acontecem quando a pessoa nasce com o nariz semelhante a alguém da família. Um caso de hereditariedade. Esse tipo de desvio muitas vezes é natural e decorrente do tempo.

 

Desvios Funcionais

São muito comuns, também, desvios funcionais. Ou seja, desvios de septo, e dificuldades de respiração, que fazem a aparência do nariz apresentar uma angulação diferenciada. Nesses casos, a identificação do problema depende principalmente de uma prévia avaliação.

 

 

Lesões

É muito comum, também, pacientes apresentarem a estrutura nasal com anormalidades decorrentes de lesões ou mesmo prévias cirurgias.

As lesões podem ocorrer por vários motivos, como acidentes, problemas anteriores onde o paciente quebra o nariz, sendo sua recuperação diferente de seu desenvolvimento comum.

Outro caso são as cirurgias de nariz, que nem sempre são a certificação de um nariz retilíneo. Um nariz, que já apresenta uma aparência, após passar por um procedimento cirúrgico, pode sofrer o que chamamos de “memória de cartilagem”, quando a cartilagem do nariz volta a seu aspecto anterior. Uma rinoplastia secundária pode corrigir este problema.

Neste link, você pode compreender mais sobre o que é e como ocorre o procedimento de Rinoplastia.

 

Como identificar o desvio nasal?

O desvio nasal pode ser identificado de várias formas, dentre elas, através de avaliação em consultório, feita pelo médico cirurgião plástico, ou também, a partir de um exame conhecido como Rinoscopia.

Esse procedimento consiste na avaliação interna do nariz, através de um equipamento conhecido como rinoscópio, capaz de visualizar o estado da mucosa nasal, além de avaliar o grau da lesão, proveniente em muitos casos de prévia cirurgia.

Além dessas avaliações, é possível que o médico solicite a realização de exames específicos. É muito comum que uma tomografia seja necessária, com reconstrução em 3D, onde o cirurgião poderá identificar se o desvio que esteja difícil de identificar com avaliações preliminares.

Além disso, é possível que seja realizado um plano cirúrgico para corrigir com mais precisão o problema apresentado pelo paciente.

A telemedicina já é uma realidade, agende sua consulta com o Dr. Adriano Medeiros!

Com o Dr. Adriano Medeiros, você é atendido por vídeo ao vivo e pode tirar dúvidas sobre atendimentos e fazer acompanhamentos! Esse atendimento acontece na nossa plataforma exclusiva, um consultório virtual que você acessa pelo seu celular ou computador.

A telemedicina oferece uma gama de benefícios, dentre eles podemos citar:

  • Encurtar a distância;
  • Economizar tempo;
  • Rapidez;
  • Economia;
  • Acessibilidade;
  • Exclusividade.

Como é feita a correção?

Muitas vezes a correção é feita a partir de enxertos, reposicionando o nariz na linha média, centralizando corretamente.

Esses enxertos podem ser feitos através de reposição de cartilagem de septo, de orelha ou até mesmo de costela.

 

Em alguns casos, é necessário que se realize uma fratura de refinamento – uma leve movimentação da pirâmide óssea – deixando o dorso nasal mais fininho e delicado, e claro, mais harmônico em relação ao rosto.

Muitos pacientes relatam receio na hora de fazer a fratura, acreditando ser um processo doloroso e agressivo, mas atualmente é um procedimento moderno feito com muita delicadeza.

Conclusão

A rinoplastia não deve ser vista apenas como um fator de correção estética, mas principalmente como uma correção funcional. Costumo dizer que um nariz bonito, é aquele que respira.

O objetivo da rinoplastia, assim como qualquer cirurgia, é que seja um procedimento que proporcione bem estar do paciente, além de estimular sua autoestima positivamente.

Um fator que costumo sempre citar, e que considero muito importante, é que o paciente recorra sempre a médicos de confiança, membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para acompanhar seu caso e corroborar com o resultado eficaz da cirurgia.

Além de cirurgias reparadoras para questões funcionais, existem cirurgias para tipos específicos de nariz. Essas cirurgias são conhecidas como Rinoplastia Étnica para Narizes Orientais ou Rinoplastia para Narizes Negróides.

Você pode saber mais sobre Rinoplastia e outros assuntos sobre Cirurgia Plástica, se inscrevendo em minha Lista Premium, ou me acompanhando pelas minhas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.

[:]

Adicionar comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

pt_BRPortuguese