• 239
  • 0

Mesmo antes de completar a maioridade, ou seja, 18 anos, muitas pessoas desejam fazer alterações em seus corpos, seja por questões estéticas ou de necessidade. Um caso em que podemos citar é a rinoplastia, a cirurgia que remodela o nariz, podendo aumentar, diminuir, alongar e até mesmo deixá-lo mais empinado ou com as abas nasais menores. Mas, adolescentes podem mudar o nariz?

Rinoplastia na adolescência: existe idade ideal? Ela pode ser feita?

A rinoplastia na adolescência pode parecer rara, mas é mais comum do que se imagina. Muitas pessoas se questionam sobre idade ideal, mas não existe uma idade específica.

A recomendação dos médicos é que ela seja feita quando a pessoa ja tem o rosto completamente crescido, ou seja, após os 15 anos, geralmente.

E sobre a questão de ser proibida para menores de idade, não existe nenhuma lei que impeça menores de idade a fazerem cirurgias plásticas. Mas, é preciso que os responsáveis permitam e que o médico esteja ciente sobre a idade do paciente. Entenda mais:

O que levar em conta na cirurgia de rinoplastia em adolescentes?

É importante manter a estrutura do nariz do paciente! É abusivo fazer intervenções agressivas e incompatíveis com o rosto. É importante harmonizar o nariz com toda a superfície do rosto.

Qualquer pessoa com um rosto maior não pode ter um nariz muito pequeno e vice-versa. Se uma pessoa tem um queixo grande, o nariz deve acompanhá-lo, para seguir a simetria facial.

Infelizmente, existem jovens que querem o nariz de determinada celebridade, e isso não é indicado. Se aquele nariz não condiz com a pessoa, o cirurgião tem que dizer não.

Uma pessoa não pode fazer uma cirurgia plástica com expectativas irreais ou exageradas. A cirurgia plástica contemporânea luta contra a artificialidade.É necessário corrigir falhas muito naturalmente!

Fazer a cirurgia na adolescência tem algumas vantagens

Além dos fatores de cicatrização serem maiores e a recuperação ser mais rápida, em aspectos psicológicos há também vantagens. A aceitação e satisfação com os resultados costumam ser mais satisfatórios nos pacientes mais jovens, ou seja, os adolescentes, quando comparados com aqueles que realizam a cirurgia em idades mais avançadas.

Isso se deve a própria adolescência: Como já estão um período de mudanças, a correção da estética do nariz e do rosto é muito bem aceita durante este período, e por isso é visto por muitos como a melhor fase para submeter-se à rinoplastia.

Mas é importante salientar que cada caso é único e a rinoplastia deve ser muito bem pensada, pois é uma cirurgia com resultados para o resto da vida!

 

Vamos falar sobre Anestesista?

A importância de um bom anestesista para manter a pressão arterial num nível baixo, sobretudo no tratamento da parte óssea do nariz, provocando assim menor sangramento e desse modo menos equimose, ou seja, roxos.

Algumas orientações devem ser seguidas cuidadosamente durante o período de pós-operatório de rinoplastia. Entre elas:

Observar o tempo estipulado pelo cirurgião plástico para o retorno aos exercícios físicos. Cada atividade tem seu tempo, por exemplo, para natação, o recomendado é que o paciente espere 6 meses após a cirurgia; uso de óculos de sol 3 meses; academia com pesos leves, 2 meses; caminhada leve, 4 semanas, etc.

Tomar cuidado com a exposição ao sol, pois a altas temperaturas podem agravar o inchaço, sobretudo nos primeiros dias e o sol pode manchar a pele do rosto que está arroxeada.

Evitar situações que possam ocasionar traumas ao nariz e assim danificar o resultado da cirurgia.

Fazer a lavagem das narinas usando soro fisiológico por pelo menos 15 dias, até 1 mês, mantendo uma boa rotina de higiene.

Ter o repouso pelo tempo estipulado pelo médico durante a primeira semana após a cirurgia.

Em resumo, muitos fatores influenciam nesse aspecto, como avanço das técnicas cirúrgicas, o aparelhamento dos hospitais e qualidade da equipe, principalmente o anestesista. A recomendação para os pacientes que desejam se submeter à cirurgia de rinoplastia é sempre procurar um profissional com boas recomendações e longa curva de atuação na área e especialidade em rinoplastia.

Fique atento aos retornos após a cirurgia para um bom acompanhamento da sua recuperação. Assim garantimos maiores chances de resultados satisfatórios.

Curativos da rinoplastia: tomar cuidados com eles é essencial

Presentes desde o pós operatório imediato até as 2 semanas após a cirurgia, os curativos tem grande importância na cirurgia de rinoplastia. Apesar de parecerem grandes e incômodos, são essenciais para conter sangramentos, inchaços e para manter o nariz na posição ideal para o pós operatório. Inclusive, em poucos dias, o paciente se acostuma com a presença deles! Saiba quais cuidados ter com seus curativos da rinoplastia e porque é tão importante seguir as recomendações do seu médico:

Curativos secos: atente-se

Os curativos devem estar sempre secos. Após o procedimento, o paciente receberá curativo de micropore ou gesso (dependendo da técnica utilizada).

O banho pode ser feito normalmente, desde que os curativos não sejam molhados.

O recomendado é que nos primeiros 15 dias após o procedimento, o paciente lave o rosto com água fria.

Inclusive, na hora de trocar de roupas, atente-se para as blusas/camisetas com gola bem larga para facilitar a passagem da cabeça.

Os curativos não podem sofrer nenhum tipo de choque. Optar por peças leves, de fácil remoção ou até mesmo de botões é o ideal!

Trocar as gases quando necessário

Se houve algum sangramento ou eliminação de alguma substância pelo nariz, o paciente pode trocar a gaze que fica em cima da boca sempre que for necessário.

Manter os curativos limpos e sem sangue seco também é muito importante para a cicatrização.

A higienização do local previne infecções e inflamações, além de ser mais confortável para o paciente.

Não assoar o nariz

Atitudes como assoar o nariz devem ser evitadas, assim como se o paciente for espirrar, é recomendado que espirre pela boca. Essas ações, mesmo que consideradas pequenas são muito importantes para a integridade dos curativos e até mesmo para os pontos internos da cirurgia.

Inclusive, mexer nos curativos ou coçar não é indicado. Se o paciente sentir muito desconforto com os curativos, o ideal é que procure a ajuda do cirurgião que fez o procedimento.

É importante lembrar que é proibido tirar os curativos. Se alguma parte ou até mesmo o curativo todo sair, não recoloque, procure ajuda do cirurgião ou de sua equipe para realocar os curativos!

Valores médios de uma rinoplastia no Rio de Janeiro.

Existem hospitais de grande porte nas cidades, nos quais não há uma tabela estabelecida previamente e você saberá exatamente quanto vai pagar antes de opera, mas logicamente pode haver um acréscimo se ultrapassar o tempo estabelecido de 2-3 horas.

Em outros hospitais a sua conta será aberta e dependerá do material, duração da cirurgia, tipo de quarto para a internação, etc. que podem levar os custos somente com hospital e anestesiologista a superar os 10 mil reais.

Cada caso é um caso e outros fatores podem afetar o valor da cirurgia sem prévio aviso como por exemplo: ausência de cartilagem septal para colocação do número de enxertos necessários para estruturar adequadamente o seu nariz, tendo que lançar mão de outras técnicas mais complexas  outros lugares de extração da fonte de cartilagem como orelha ou costela e pode haver cobranças extras após a cirurgia, tanto pela equipe cirúrgica, quanto pelo hospital e anestesista.

Assim, em um hospital de médio ou grande porte e para uma rinoplastia com todas as despesas podem variar muito segundo o cirurgião e o hospital, oscilando entre R$8.400 e R$35.000.

No final é só sua a decisão de quanto quer pagar pela sua cirurgia. Desde que o cirurgião seja experiente, sincero e lhe atenda como você se merece, o valor final passa a ser um pouco secundário, desde que esteja dentro das suas possibilidades financeiras.

VEJA A MATÉRIA: RINOPLASTIA, QUANDO NÃO OPERAR?

 

 

Adicionar comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

pt_BRPortuguese