Rinoplastia na adolescência, quando fazer?
  • Blog
  • by Adriano Medeiros
  • 7 de junho de 2017
  • 121
  • 0

A busca pela harmonização facial é constante a cada dia e Rinoplastia é um dos procedimentos que ajudam nesse processo. Ela já é muito procurada, inclusive por jovens em busca de melhorar a aparência e a auto estima.

O Tema que vamos abordar essa semana é um dos procedimentos mais abordados no blog porque não tem ligação somente com a estética, mas também com a saúde, devolvendo a plena capacidade respiratória a pessoa.

 

Hoje vamos falar de:

  •         O que é Rinoplastia?
  •         Causas
  •         Como é feito o procedimento?
  •         Riscos e complicações
  •         Tipos de Rinoplastia
  •         O adolescente e a rinoplastia
  •         Qual a idade mínima para realizar a cirurgia?
  •         Existem riscos em uma Rinoplastia precoce?
  •         Conclusão

O que é rinoplastia?

A Rinoplastia é um procedimento muito procurado para correções estéticas no nariz, porque não só melhora a aparência e sua proporção, mas também corrige desvios nasais e dificuldades respiratórias causadas por problemas estruturais, alergias e outros problemas.

 

Causas

 

A estrutura nasal pode ser comprometida por razões que vão desde a genética, sendo característica passada ao longo de gerações, lesões causadas por acidentes de carro, por exemplo ou por problemas funcionais como desvio de septo que são causa e efeito de angulações imperfeitas.

 

Como é feito o procedimento?

 

A correção é feita através de enxertos, que irão reposicionar o nariz na linha média (linha guia usada como base simétrica para a harmonia facial), que podem ser feitos através do reposicionamento da cartilagem do septo, da orelha ou mesmo da costela.

Em alguns casos, é preciso realizar a movimentação da pirâmide óssea (também chamado de fratura de refinamento, para deixar o dorso nasal mais fininho e delicado, consequentemente mais harmônico com o rosto.

 

Riscos e complicações

 

A Rinoplastia é um dos procedimentos mais complexos e importantes, entre as cirurgias plásticas, porque o nariz exerce papel fundamental na harmonia do rosto. Por isso, vou repetir ao logo do texto, é muito importante que antes de se submeter a essa cirurgia, o paciente procure um cirurgião qualificado e especializado neste tipo de ação cirúrgica.

Mesmo que complexo e importante, a rinoplastia tem um índice baixo de complicações dentre as cirurgias plásticas. As complicações mais comuns são o sangramento e o aparecimento de edemas.

Já as complicações mais sérias, geralmente são resultado de um procedimento mal executado gerando desvio severos da ponta, dificuldade respiratória.

A telemedicina já é uma realidade, agende sua consulta com o Dr. Adriano Medeiros!

Com o Dr. Adriano Medeiros, você é atendido por vídeo ao vivo e pode tirar dúvidas sobre atendimentos e fazer acompanhamentos! Esse atendimento acontece na nossa plataforma exclusiva, um consultório virtual que você acessa pelo seu celular ou computador.

A telemedicina oferece uma gama de benefícios, dentre eles podemos citar:

  • Encurtar a distância;
  • Economizar tempo;
  • Rapidez;
  • Economia;
  • Acessibilidade;
  • Exclusividade.

Tipos de Rinoplastia

 

Podem ser divididos em primária, quando o paciente nunca realizou nenhuma outra cirurgia, secundária, quando já não é o primeiro procedimento ao qual se submete e Rinoplastia funcional.

Todo o processo operatório é muito importante e um planejamento junto ao seu médico é indispensável porque existem vários casos e abordagens diferentes como:

 

  •         Ponta Grossa
  •         Ponta Caída
  •         Ponta Assimétrica
  •         Aumento e diminuição de projeção
  •         Queda de ponta ao sorrir
  •         Nariz Longo
  •         Nariz Curto
  •         Dorso Alto
  •         Desvio de Septo
  •         Válvulas Nasais

Sendo cada caso resolvido por uma ação própria, dependendo do paciente, do problema e da avaliação médica. Para mais detalhes clique no link: https://rinoplastiario.com.br/rinoplastia-primaria/

A Rinoplastia é uma cirurgia que vai além do ganho de auto estima e qualidade de vida. É um procedimento que tem objetivo funcional, de melhorar a qualidade de vida e a respiração do paciente.

Com foco na melhoria da função respiratória, a Rinoplastia resolve problemas normalmente ligados a problemas estruturais e anatômicos do nariz, além daqueles relacionados à alergias e processos inflamatórios.

Os primeiros são aqueles que causam obstrução física à passagem de ar, como o desvio de septo, desvios ósseos e etc, já os relacionados à alergias e processos inflamatórios são ligados à sensibilidade e reatividade excessiva da mucosa presente no nariz.

Nesse caso obviamente deve-se recorrer a um profissional especializado que vai prescrever o tratamento ideal mas na grande maioria dos casos, ambos os problemas se apresentam de uma vez, havendo uma melhora significativa com a cirurgia porque vai desobstruir as vias nasais garantindo melhor respiração durante as crises alérgicas.

 

O adolescente e a rinoplastia

 

A Rinoplastia é uma cirurgia que melhora a aparência e a proporção do nariz, realçando a harmonia facial, mas também corrige desvios nasais e anomalias estruturais que dificultam a respiração comprometendo sua funcionalidade, mas ela pode ser feita na adolescência?

A adolescência é uma fase da vida em é grande a preocupação com a imagem, sendo ela mais importante do que todas as outras características que possamos ter, como inteligência e habilidades.

Os adolescentes podem ser alvo de brincadeiras de mal gosto, que mesmo sem querer podem atingir e muito a auto estima, tirando o foco de outras coisas mais importantes como os estudos, a atividade física e o desenvolvimento de relações sociais.

A Rinoplastia pode ser feita por jovens mas deve servir para melhorar a harmonia facial, a função respiratória e não transformar em algo que não é, sendo usada como opção estética pura e simplesmente para se alcançar a dita beleza muitas vezes pregada pela sociedade.

Como já falei aqui no texto, o nariz ocupa uma posição central no rosto, sendo muito importante para a harmonização facial, então qualquer alteração, mesmo que mínima, pode resultar em uma mudança drástica irreversível. Por isso todo o cuidado.

 

Qual a idade mínima para realizar a cirurgia?

 

Em geral, a Rinoplastia é recomendada apenas após depois do fim do processo de crescimento dos ossos e cartilagem do paciente, o que geralmente vai acontecer a partir dos 16 anos de idade.

Mas muitos cuidados vão ser necessários, como saber se a estrutura do nariz já chegou a sua forma adulta de fato porque em alguns casos, a fase de crescimento é prolongada, sendo extremamente necessária uma avaliação e liberação do cirurgião.

O desenvolvimento psicológico e emocional também é um fator muito importante para que paciente entenda como está estruturada a face, qual o problema, a necessidade e as consequências, como sequelas, cuidados pós-operatórios e etc.

 

Existem riscos em uma Rinoplastia precoce?

 

O jovens costumam ser mais impacientes e transgressores, então é necessários que se explique bem os cuidados e as consequências da falta deles  caso ele desobedeça as orientações.

O organismo do adolescente tem uma recuperação mais rápida, garantindo também bons resultados, dependendo de tudo que já foi dito neste artigo mas preciso ressaltar que cada caso é um caso e cada pessoa vai reagir de forma diferente.

É importante que antes de decidir fazer uma cirurgia, o adolescente e seus pais conversem com bons cirurgiões para pesar todos os riscos e benefícios, para ter certeza de que ele seja maduro o suficiente para passar pelo procedimento pelos motivos certos e tenha uma ideia realista sobre os resultados.

É bom sempre lembrar que beleza está em respirar bem e deve ser mais importante do que o estético na hora de se decidir realizar um procedimento cirúrgico tão importante quando o plástico.

 

Conclusão

 

A rinoplastia não deve ser vista apenas como um fator de correção estética, mas principalmente como uma correção funcional. Costumo dizer que um nariz bonito, é aquele que respira.

O objetivo da rinoplastia, assim como qualquer cirurgia, é que seja um procedimento que proporcione bem estar do paciente, além de estimular sua autoestima positivamente.

A Rinoplastia pode sim ser feita por jovens mas deve ser usada para melhorar a harmonia facial, a função respiratória e não transformar em algo que não é, impulsionado por pressões externas e a busca pela beleza puramente estética.

E sempre é bom lembrar que antes de decidir fazer uma cirurgia, o adolescente e seus pais é que o paciente recorra sempre a médicos de confiança, membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para pesar todos os riscos e benefícios, para ter a certeza de que ele seja maduro o suficiente para passar pelo procedimento pelos motivos certos e tenha uma ideia realista sobre os resultados.

Além de cirurgias reparadoras para questões funcionais, existem cirurgias para tipos específicos de nariz. Essas cirurgias são conhecidas como Rinoplastia Étnica para Narizes Orientais ou Rinoplastia para Narizes Negróides.

Você pode saber mais sobre Rinoplastia e outros assuntos sobre Cirurgia Plástica, aqui no meu blog, ou me acompanhando pelas minhas redes sociais, Facebook, Instagram  e se inscreve no meu canal no Youtube.[:]

Adicionar comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

pt_BRPortuguese