• Blog
  • by
  • 30 de novembro de 2016
  • 221
  • 0

É comum você vê crianças e até mesmo adultos, com aquelas orelhas proeminentes que são conhecidas popularmente como “orelhas de abano”. Essa alteração é de origem genética e pode causar constrangimento, angustia emocional e dependendo do quanto à pessoa se incomoda com isso, até depressão. Principalmente em crianças, que podem ser alvo de bulling dos colegas.

A nossa orelha é constituída internamente por cartilagem que possui um relevo muito particular. A borda lateral elevada é chamada de Hélice, em seguida temos uma depressão chamada escafa, continuando-se com uma outra elevação chamada de anti-hélice. Em contato com a cabeça temos uma grande depressão chamada concha e a parte inferior que é o lóbulo.

Geralmente, a má formação da anti-hélice associada ou não ao aumento da concha pode levar às orelhas proeminentes. Para corrigir as orelhas em abano é realizada uma incisão atras das orelhas removendo o excesso de cartilagem mal formada, conferindo uma nova forma a orelha.

A principal má formação é conhecida como “orelha de abano” onde os pacientes apresentam orelhas posicionadas de forma muito afastada das laterais da cabeça podendo apresentar ou não contornos cartilaginosos de uma orelha normal.

A otoplastia é a cirurgia que leva a correção dessas alterações, visando formar a anti-hélice e diminuir a distância entre a face posterior da orelha e o couro cabeludo, buscando um equilíbrio estético da face. Fazendo com que a orelha passe desapercebida no rosto, e não chame tanta atenção.

A otoplastia é uma segunda chance que a pessoa tem para aumentar sua autoestima e se sentir confiante novamente, sempre buscando a harmonia entre a orelha e os traços faciais. Eu sei o quanto essa cirurgia é transformadora por já ter passado por ela. Eu usava o cabelo grande pra esconder as orelhas de abano e após a cirurgia me senti confiante novamente e por isso recomendo tanto para as pessoas que tem esse problema, que façam essa cirurgia que vale muito a pena.

A telemedicina já é uma realidade, agende sua consulta com o Dr. Adriano Medeiros!

Com o Dr. Adriano Medeiros, você é atendido por vídeo ao vivo e pode tirar dúvidas sobre atendimentos e fazer acompanhamentos! Esse atendimento acontece na nossa plataforma exclusiva, um consultório virtual que você acessa pelo seu celular ou computador.

A telemedicina oferece uma gama de benefícios, dentre eles podemos citar:

  • Encurtar a distância;
  • Economizar tempo;
  • Rapidez;
  • Economia;
  • Acessibilidade;
  • Exclusividade.

A otoplastia é uma cirurgia feita com anestesia local com sedação, pode ser realizada até em crianças, a partir dos 7 anos. A cirurgia tem uma duração média de 60 minutos e o paciente pode ter alta no mesmo dia, mas na minha prática eu gosto de deixar o paciente internado, e dou alta no dia seguinte. Eu recomendo o uso de um curativo com uma bandagem compressiva durante 30 dias por 24h e mais 30 dias para dormir.

Os pontos são retirados com 10 dias. Após 1 mês você estará liberado para fazer atividades físicas. Com as crianças, é necessário um cuidado um pouco maior nesse período de um mês. Elas estão liberadas para brincar, mas brincadeiras leves… Nada de pular e correr, ok?

Como todo procedimento cirúrgico, a otoplastia deixa cicatriz, mas ela é posicionada na parte posterior da orelha, o que faz com que ela fique bem discreta e imperceptível. 6 meses após a cirurgia, é possível ver o resultado definitivo. A orelha estará totalmente cicatrizada e sem inchaço inerente ao processo. Mas a partir do primeiro dia de pós operatório se percebe uma melhora substancial na sua forma e projeção.

Como a orelha é constituída por cartilagem e essa possui uma “memória” é de fundamental importância a utilização da bandagem compressora por 2 meses. No primeiro mês usar por 24h direto e no segundo mês usar apenas na hora de dormir, para manter a cartilagem no novo lugar e não correr riscos de você perder o resultado dessa cirurgia. Espero ter ajudado e forte abraço!

Ps.: Caso você queira assistir o vídeo de todo o procedimento cirúrgico ilustrado, preparei esse vídeo para vocês. Para assistir é só clicar no link. https://bit.ly/2gJnWEs[:]

Adicionar comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

pt_BRPortuguese