• Blog
  • by
  • 1 de julho de 2020

    Afinal, do que se trata a Telemedicina e como ela é vista em nosso país? Essa e muitas outras dúvidas nós iremos esclarecer logo abaixo! O passado da telemedicina no Brasil explica sua importância, enquanto seu futuro representa a esperança. Desde o seu surgimento, essa área médica tem contribuído para avanços significativos, tornando a saúde acessível a qualquer hora, em qualquer lugar. Seja para exames de rotina ou em situações de urgência, esse é um apoio decisivo, contribuindo para a prevenção, diagnóstico, monitoramento e tratamento de doenças, lesões e outras condições médicas. O que é Telemedicina?  Como funciona a Telemedicina no Brasil? Confira todos os detalhes neste artigo.

     

    Bem vindo ao futuro da Medicina

    Mudar é preciso, e é preciso também estarmos preparados para lidar com a velocidade em que ocorrem as transformações na sociedade em em nossa vida. É algo supreendente e sem precendentes o quanto mudamos na forma de comunicar, relacionar, produzir, consumir e se informar. Podemos perceber isso no mundo do trabalho, no consumo e nos hábitos da população, como exemplo pedir uma refeição, um transporte, fazer uma compra, uma transferência bancária e realizar uma reunião pelo celular.

    Estamos conectados 24 horas por dia e podemos acompanhar em tempo real tudo que ocorre do outro lado do mundo. A tecnologia e a inovação são dois itens que proporcionam evolução e revolução. Quem não acompanhar esse ritmo de transformação fica desatualizado e fora do contexto social. Há um tempo falava-se em globalização, que era a quebra de barreiras entre países. Chegamos na era digital, em que as informações transitam em velocidade instantânea e há comunicação direta entre as pessoas, sem limites de tempo e espaço.

    Dentro da medicina o futuro também chegou! Barreiras geográficas foram quebradas em um piscar de olhos, e hoje, a Inteligência Artificial nos permite otimizar os processos de atendimento, melhorando a qualidade, gestão do cuidado e do tempo, eficiência operacional, criando experiências extraordinárias com pacientes que estejam em qualquer lugar do Planeta.

    A Cirurgia Plástica mudou muito nos últimos tempos. Os procedimentos ficaram mais rápidos, a recuperação ficou mais fácil, e as inovações só aumentam a cada dia.

    Hoje temos técnicas menos agressivas, anestesias mais seguras, equipamentos mais desenvolvidos, conhecimento e informação sobre os procedimentos cirúrgicos a disposição de quem quiser na internet, e agora, temos o Atendimento Online ou a Telemedicina, que definitivamente chegou para revolucionar e trazer muitos benefícios para o paciente.

    O que é Telemedicina?

    Telemedicina é uma área da telessaúde que oferece suporte diagnóstico de forma remota, permitindo a interpretação de exames e a emissão de laudos médicos a distância.

    Para tanto, ela conta com o apoio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Segundo define o Conselho Federal de Medicina na Resolução CFM nº 1.643/2002, essa especialidade representa o exercício da medicina através da utilização de metodologias interativas de comunicação audiovisual e de dados, com o objetivo de assistência, educação e pesquisa em saúde.

    Desde a década de 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a importância dessa área médica, em especial para casos em que a distância é um fator crítico para a oferta de serviços ligados à saúde. Cabe dizer ainda que a telemedicina é exercida por profissionais de saúde devidamente capacitados, considerando as áreas avaliadas. Significa, por exemplo, que o responsável pela interpretação e produção de um laudo de telerradiologia será sempre um médico radiologista.

    Seja no Brasil ou no mundo, a telemedicina é uma área que tem rompido barreiras, eliminando distâncias geográficas e conectando especialistas a outros profissionais de saúde, administradores de unidades de saúde e pacientes. Esse avanço é possível graças à aplicação de tecnologias modernas, como a Internet, sistemas de áudio, imagem e vídeo. Todo esse aparato contribui para a resolução de demandas comuns na área da saúde, como a carência de especialistas, o esclarecimento de dúvidas e a segunda opinião médica.

    A telemedicina já é uma realidade, agende sua consulta com o Dr. Adriano Medeiros!

    Com o Dr. Adriano Medeiros, você é atendido por vídeo ao vivo e pode tirar dúvidas sobre atendimentos e fazer acompanhamentos! Esse atendimento acontece na nossa plataforma exclusiva, um consultório virtual que você acessa pelo seu celular ou computador.

    A telemedicina oferece uma gama de benefícios, dentre eles podemos citar:

    • Encurtar a distância;
    • Economizar tempo;
    • Rapidez;
    • Economia;
    • Acessibilidade;
    • Exclusividade.

    Origem da Telemedicina

    Embora o conceito de telemedicina envolva o uso de tecnologias e dispositivos modernos, a sua origem é anterior à invenção de muitos dos instrumentos hoje utilizados. Há estudos que relatam a contribuição da telemedicina na Idade Média, período no qual a Europa enfrentou desafios de saúde gigantes devido à proliferação de pragas. Mais precisamente, conta a História que um médico se isolou na margem oposta de um rio que banhava seu povoado.

    Essa prática é bastante aplicada nos Estados Unidos, Canadá e países da Europa. De modo geral, nós já usamos a telemedicina no Brasil, desde a década de 90 com o surgimento da internet, facilitando o envio de resultados de exames, orientação de profissional para profissional. Mas da forma como é falada atualmente, a telemedicina no Brasil só ganhou espaço em 2020. Inclusive, dentro da minha especialidade de Cirurgia Plástica.

    Vantagens

    Dentro da Cirurgia Plástica uma das vantagens da Telemedicina é a possibilidade de diminuir distâncias e otimizar o tempo, principalmente para os pacientes que moram em outras cidades e países.

    Essa tecnologia permite que os primeiros contatos entre médio e paciente, em atendimento exclusivo, com aparatos tecnológicos e com total segurança e sigilo, sirva para encurtarem o processo de idas e vindas ao consultório com a finalidade de tirar dúvidas, avaliar os prós e contra, o médico identificar a real motivação do paciente em querer se submeter a uma cirurgia plástica, o paciente entender a relação de expectativas versos realidade, entender o processo de cuidados no pré e pós operatório, estabelecer metas e receber o encaminhamento para os exames necessários.

    Uma vez que os exames estão dentro da normalidade, o paciente que está em outra cidade ou país, poderá agendar a consulta presencial e em seguida realizar a sua cirurgia.

    A otimização desse processo revolucionário que é a telemedicina, se dá através de uma consulta por vídeoconferência, no qual o paciente pode usar seu computador, tablet ou smartphone para se conectar a mim.

    Aqui no consultório nós utilizamos as plataformas doctoralia, hangout e meet. Essas são duas opções gratuitas e de fácil acesso, que permitem uma interação com qualidade e dentro das regras estabelecidas pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

     

    Conclusão

    Sim. A telemedicina é uma realidade, que pra mim não tem volta. O que nunca mudou, e que não pode ser deixado de lado, é o fato de que um bom cirurgião é a chave para que a sua cirurgia seja um sucesso.

    Eu fico por aqui, mas antes quero lembrar que quem ainda não acompanha o meu canal pode clicar neste ícone que fica aqui no canto da tela e confirmar a sua inscrição.

    Dessa forma você recebe notificações sempre que eu publicar algo novo. E também não deixe de acompanhar minhas redes sociais para conhecer ainda mais sobre cirurgias plásticas e muito mais. Acesse meu  Facebook, Youtube e Instagram!

    Até a próxima!

     

     

     

    [:]

    pt_BR
    Agende sua consulta