• Blog
  • by Adriano Medeiros
  • 22 de novembro de 2017
  • 414
  • 3

Sabe esse excesso de pele e gordura que se forma abaixo do seu queixo e vem lhe incomodando ao olhar no espelho? A famosa papada tem tratamento! O quadro de o que a medicina estética chama de “queixo duplo”, é reversível na maioria dos casos e eu vou contar como!

Geralmente ela acontece em homens e mulheres acima dos 30 anos, mas também pode surgir antes, dependendo de alguns fatores que favoreçam o quadro.

Buscar por soluções estéticas é algo muito indicado para pessoas que estão insatisfeitas com a sua aparência e querem corrigir o problema. Nesse caso em particular, aplicações com ácido desoxicólico podem resolver e trazer de volta a harmonia para a sua face, deixando-a mais fina e bonita.

Conheça um pouco mais sobre o tratamento!

O que você verá por aqui:

  • Principais causas da Papada;
  • Porque optar pelo tratamento com ácido desoxicólico?;
  • Indicações e Contraindicações;
  • Como são feitas as aplicações;
  • Resultados;
  • Principais dúvidas;
  • Conclusão.

Tratamento da “papada“ com ácido desoxicólico 01

Principais causas da Papada

Basicamente, o queixo duplo surgirá a partir de três causas: peso, idade e genética. Independente de qual seja a origem do seu quadro, o ácido desoxicólico pode ser utilizado.

O peso gera a papada porque, com o aumento de alguns quilos, você também acumula gordura nessa região do queixo. Mesmo com uma dieta e a redução do sobrepeso, pode ocorrer casos onde a papada permanece.

Como eu citei antes, pessoas acima de 30 anos já desenvolvem com mais facilidade a papada. Isso acontece porque, à medida que envelhecemos, perdemos a força e a elasticidade da pele. Essa perda também faz com que ela se torne também cada vez mais flácida e com a aparência de caída.

Já a genética contribui para o surgimento da papada mais como uma característica física do que biológica. Não existe genes que desenvolvem a papada, como acontecem por exemplo com as doenças mais graves. O queixo duplo vem como um traço físico de uma família. Assim como você pode herdar olhos, cabelos e outras características dos seus pais, pode também trazer a facilidade de desenvolver a papada. Existem ainda aquelas pessoas que, pelo formato do rosto ou do queixo já apresentam essa característica física

Porque optar pelo tratamento com ácido desoxicólico?

Existem diversos outros tratamentos para eliminar a papada, como é o caso da lipoaspiração facial. A aplicação do ácido desoxicólico foi escolhido para esse post por ser um pouco mais simples e com resultados bem mais rápidos. Você não precisa interromper as suas atividades e não há necessidade de internação ou cortes.

Além dos fatores acima, vem a questão da descoberta de um novo tratamento. A retirada da papada com o ácido desoxicólico é muito utilizada pela medicina estética, mas ainda é um assunto questionado por pacientes e ainda há pouco material esclarecedor na internet.

O nosso corpo já produz o ácido desoxicólico, que é uma enzina derivada da bílis. Em nosso organismo, esse ácido ajuda a emulsificar a gordura, fazendo com que as células gordurosas sejam quebradas e eliminadas pela corrente sanguínea.

Quando aplicado como tratamento para a papada, o ácido desoxicólico fará basicamente a mesma ação. Ele ajuda a emulsificar, ou seja, ele vai derreter a gordura para que ela seja eliminada naturalmente pelo seu corpo e você fique com um rosto mais harmonioso e bonito.

 

Tratamento da “papada“ com ácido desoxicólico 02

Indicações e Contraindicações

O tratamento da papada com ácido desoxicólico é indicado apenas para pessoas que apresentam gordura na região abaixo do queixo e sem problemas de deglutição. É preciso que o seu médico faça uma análise da sua face e libere as aplicações. É também nessas consultas que ele pode ou não solicitar exames para saber se há algum problema de saúde que impeça o procedimento.

Um fato muito importante que preciso lembrar sobre a aplicação do ácido desoxicólico para a papada é que ela só deve ser feita em pacientes que tenham gordura nessa região. Pessoas com flacidez apenas não são candidatos apropriados para o procedimento. O ácido desoxicólico não elimina a pele, apenas a gordura, sendo assim, nesse segundo caso não haveria muito resultado.

Pacientes com sobrepeso também estão na lista das contraindicações para o tratamento. Não há um bloqueio se, mesmo com excesso de peso você queira aplicar o ácido desoxicólico. Contudo, os resultados podem não ser tão satisfatórios e o rosto provavelmente não ficará com a harmonia desejada. O melhor é seguir com uma dieta, reduzir alguns quilos e, após esse processo seguir com as aplicações.

A telemedicina já é uma realidade, agende sua consulta com o Dr. Adriano Medeiros!

Com o Dr. Adriano Medeiros, você é atendido por vídeo ao vivo e pode tirar dúvidas sobre atendimentos e fazer acompanhamentos! Esse atendimento acontece na nossa plataforma exclusiva, um consultório virtual que você acessa pelo seu celular ou computador.

A telemedicina oferece uma gama de benefícios, dentre eles podemos citar:

  • Encurtar a distância;
  • Economizar tempo;
  • Rapidez;
  • Economia;
  • Acessibilidade;
  • Exclusividade.

Como são feitas as aplicações

O tratamento é um procedimento invasivo, mesmo que menos complexo do que a lipoaspiração, que eu citei anteriormente como outra opção para a retirada da papada. Primeiro é importante que você escolha um médico cirurgião para as sessões. Somente esse profissional está habilitado para a aplicação do ácido desoxicólico com segurança.

Como todo procedimento médico, há risco de infecção ou outra reação indesejada caso seja feito sem a assepsia e os cuidados necessários. Por isso, atenção sobre o procedimento é muito importante sempre.

Não é necessário que as sessões sejam realizadas em um hospital, assim como você também não precisa ficar internada. O processo pode ser feito em consultório, desde que ele tenha todo o aparato necessário para isso.

O médico deve analisar qual a área da sua papada que tem mais gordura e marcará os pontos de aplicação. O ácido desoxicólico causará uma produção maior do colágeno, além da emulsificação da gordura, fazendo com que ela seja eliminada naturalmente pelo seu corpo. Justamente por essa combinação que a sua aparência muda e a papada diminui bastante.

É também o seu médico quem determinará a quantidade de aplicações e o intervalo entre elas. Geralmente, entre uma sessão e outra há um período de 15 dias, para que as primeiras mudanças possam ser observadas e corrigidas no retorno.

As injeções são leves, aplicadas no subcutâneo. Não há dores fortes, mas um pequeno desconforto devido o líquido. Podem também surgir um leve avermelhamento da pele e inchaço, que desaparecem com menos de uma semana após cada aplicação.

Como citei anteriormente, você não precisa suspender as suas atividades. Contudo, como a região do queixo fica um pouco mais sensível, é indicado que evite mastigar alimentos muito duros nos primeiros dias. Também evite pegar sol nessa região e aplique alguns cremes para reduzir o inchaço mais rápido.

 

Tratamento da “papada“ com ácido desoxicólico 03

Resultados

Os resultados são bastante positivos e perceptíveis de 15 a 30 dias aproximadamente, a partir da primeira sessão. Em média são indicadas 6 aplicações para alcançar uma boa resposta do tratamento, mas é seu médico quem dirá se será necessário mais alguns retornos para uma melhoria ainda maior. Após a última sessão o paciente ainda pode ver melhora até 2 meses.

Principais dúvidas   

Neste tópico, reservei um espaço para tirar as principais dúvidas que surgem sobre o tratamento de papada com ácido desoxicólico. Veja quais são:

1 – Dr. Adriano, você falou que a papada só surge a partir dos 30 anos. Se eu tiver menos do que isso e quiser utilizar o ácido desoxicólico para prevenir, é correto e indicado?

Sim. A papada comumente surge após os 30 anos, mas por diversas razões ela pode aparecer antes dessa idade. Isso não significa que o tratamento seja direcionado apenas para pessoas nessa faixa de idade. Desde que você esteja com mais de 18 anos e, de fato, apresente o quadro de queixo duplo, tenha liberação do médico, pode optar pelo ácido desoxicólico e não há nenhuma indicação quanto a isso.

2 – Existe alguma recomendação de repouso após as aplicações ou eu posso voltar ao trabalho assim que sair do consultório do meu médico?

Você pode retornar para todas as suas atividades normalmente. Claro que se puder tirar um dia de descanso sempre ajuda na recuperação. Evite apenas, forçar a mastigação para não deixar a região mais dolorida e pegar sol nos primeiros dias para não haver risco de manchas.

3 – É verdade que dentistas também podem aplicar o ácido desoxicólico?

Sim. A aplicação de ácido desoxicólico para tratar a papada também pode ser feita por dentistas, mas apenas aqueles especializados em odontologia estética.

4 – É necessário emagrecer para fazer o tratamento?

Não é necessário emagrecer, mas é importante se você tiver com excesso de peso. Quanto mais próxima do peso indicado para sua estatura, melhores serão os resultados.

5 – Existe algum efeito colateral mais sério do que o inchado e o vermelhidão na pele?

Caso a assepsia não seja feita corretamente, antes e depois das aplicações, é possível desenvolver uma infecção mais grave.

6 – Existe a possibilidade de reação alérgica?

Como o ácido desoxicólico está em nosso organismo, não há possibilidade de reação alérgica à princípio. Ainda assim é válido que seu cirurgião plástico solicite exames importantes, caso ache necessário, para reduzir ainda mais esse tipo de complicação.

 

Tratamento da “papada“ com ácido desoxicólico 04

Conclusão

O ácido desoxicólico para tratar a papada é bastante seguro, mas como todo tratamento, pede um cuidado por parte do profissional e do paciente. Antes da primeira aplicação, é indicado que você tire todas as suas dúvidas. Pergunte exatamente o que precisar e só opte pelo ácido desoxicólico se estiver completamente segura do resultado esperado.

É importante também que seu médico conheça a técnica e que faça todas as avaliações necessárias para saber se não haverá problemas nos dias após a aplicação.

Consulte seu cirurgião e converse com ele sobre esse tratamento!

Você já conhecia o tratamento de papada com ácido desoxicólico? Gostou da dica? Deixe seu comentário e vamos conversar mais sobre o assunto!

Não deixe também de seguir as minhas redes sociais, como Instagram, Facebook e Youtube para ficar por dentro de ótimas dicas de beleza, saúde e estética!

Até a próxima!

[:]

3 Comentários

  1. Silvana
    7 de setembro de 2019 às 10:20

    Bom dia Dr. Fiz a minha primeira aplicação do do ácido desoxicolico,porém a região está inchada e com hematoma,isso é normal? E demora a sair? Hj 07/09 fazem 3 dias e estou usando a hirudoid em gel,ela resolve os hematomas tem algum creme q eu possa estar passando para o inchaço? Obrigada.

  2. Viviane
    20 de setembro de 2019 às 18:09

    Olá dr meu nome è Viviane e fiz a aplicação do ácido gostaria de saber porque o meu durou só 6 meses ele dura só isso ?mas eu fiz so uma aplicação e depois que acabou o efeito ficou mais visível que antes

Adicionar comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

pt_BRPortuguese