• 181
  • 0

Mais uma semana começando graças ao meu bom Deus e hoje estou aqui para  conversarmos sobre uma condição estética as vezes congênita que é a causa de baixa autoestima em homens e mulheres: a ORELHA DE ABANO.  Sempre proeminentes e desajeitadas. E se você frequentemente se pergunta como disfarçar as suas orelhas grandes esse vídeo é pra você.

Quando nos incomodamos tanto com alguma parte do corpo, nada nos deixa bem, não é mesmo? Olhar no espelho e ver aquela orelha grande refletida torna-se algo extremamente depressivo. Aí você se lembra de todo o bullying que passou e ainda possa passar, mesmo já adulto, mesmo sendo pai ou mãe de família.

Pessoas com orelha de abano sofrem sérios danos psicológicos causados pelos apelidos que recebem. Por isso, elas buscam cada vez mais soluções para corrigir suas orelhas. E se você já tentou de tudo: penteados, faixas de cabelo, uso constante de boné, e até adesivo para colar a orelha… Então, você sabe que nada disso funciona! Com certeza, agora você quer uma solução definitiva que lhe proporcione mudanças positivas em sua vida.

 

 

“Prominauris” é o termo médico utilizado para caracterizar as orelhas proeminentes. Orelhas em ábano são familiares e é surpreendente a grande quantidade de meninos e meninas que nunca as corrigiram. O problema com orelhas proeminentes é que eles interferem com a forma como homens e mulheres usam o cabelo. A maioria das mulheres nunca usa o cabelo para cima e os homens os mantem longos para que suas orelhas não sejam vistos. Isso funciona, desde que não vá para a praia ou clube ou amarre seu cabelo para trás para praticar algum esporte!

Orelhas em ábano nos homens ficam no caminho do uso de bonés. Esses, muitas vezes fazem as orelhas parecer ainda mais proeminente, e ultimamente até mudando a tendência no seu uso, com muitos utilizando os bonés para esconder as orelhas.

A cirurgia plástica de orelha é bastante antiga. O ideal é se certificar que seu cirurgião tem a experiência para saber como dobrar a cartilagem da orelha mantendo a sua naturalidade.

Procedimentos

Na sua primeira consulta de avaliação, o cirurgião avalia o tamanho, a simetria e o formato das suas orelhas. Isso é feito para confirmar a necessidade da intervenção e a melhor forma de executá-la.

A cirurgia leva aproximadamente duas horas e é permanente. Na maioria dos pacientes apenas uma sedação é a melhor opção e rapidamente os pacientes podem retornar ao trabalho ou escola.

Durante a cirurgia plástica o cirurgião faz um corte atrás da orelha, retira parte da cartilagem do pavilhão auricular, sutura o local para dar sustento à cartilagem recém-formada e elabora um curativo (tipo faixa) ao redor da cabeça.

Podemos comparar a simplicidade da Otoplastia com a extração de um dente de siso. Ou seja, trata-se de uma operação relativamente sem riscos.

 

Indicação

As correções de orelha são realizadas para minimizar deformidades, tentar corrigir assimetrias de forma, tamanho e angulação no caso do abano, em orelhas mal formadas de nascença ou que sofreram deformidades após um traumatismo.

Deve ser considerada como reparadora, quando tenta corrigir um defeito, e ao mesmo tempo estética, pensando-se na busca pela harmonia de forma, volume e posição.

Existe desde o grau mais leve até o mais grave de orelhas em abano, porém a indicação cirúrgica é baseada no grau de incômodo que o paciente apresenta. Há pacientes com pequenas alterações e grande incômodo. Os graus são baseados na quantidade de alterações anatômicas presentes na orelha em questão. Há também casos de macrotia, em que a pessoa tem as orelhas de tamanho acima do normal, ou seja, orelhas muito grandes

A cirurgia para orelha de abano pode ser realizada a partir dos 6 anos de idade, quando as orelhas estão completamente desenvolvidas. Se for feita logo cedo, a Otoplastia evita o bullying comum durante a fase escolar e, consequentemente, possíveis danos psicológicos.

O tempo de duração da cirurgia na orelha é em média 2 horas. A anestesia utilizada vai depender da idade do paciente. Ou seja, em crianças eu indico o anestésico geral, já em adultos geralmente uso o anestésico local.

O tipo de sedação determina o período de internação, que é de 24 horas (anestesia geral) ou de 8 a 12 horas (anestesia local). Ao término do procedimento, o paciente já recebe alta.

A cicatriz é praticamente imperceptível, pois fica fina e na dobra detrás da orelha. Quando é necessário fazer uma incisão frontal, ela fica dentro das dobras.

Contra Indicação  e Riscos

A infecção de ouvido contraindica a cirurgia, pois a proximidade com o local que será operado faz com que haja maior risco de infecção na ferida ou na cartilagem da orelha, o que pode comprometer gravemente o resultado final e, em casos mais graves de condricte (infecção na cartilagem), pode ocorrer o surgimento de novas deformidades de difícil correção.

Infecções em outros locais também são contra indicações para o procedimento, tais como gripes mais intensas, infecções urinarias, amigdalites.

A presença de doenças de base mal controladas, como hipertensão e diabetes, são contraindicações para qualquer procedimento plástico, devendo essas doenças serem controladas antes da otoplastia.

O tabagismo é uma contraindicação relativa, o paciente é aconselhado a deixar de fumar por duas semanas antes e 30 dias após a cirurgia, devido ao risco de afetar a cicatrização.

Para a realização de qualquer cirurgia plástica é necessário que o paciente esteja no seu melhor estado geral, ou seja, em boas condições de saúde, sem a presença de infecções de qualquer tipo.

Já os  riscos da otoplastia são a perda de correção devido falha nas suturas utilizadas para dobrar a cartilagem da orelha, ou infecção de uma das suturas. Estes riscos são menor que 5% nas mãos do cirurgião qualificado. Cicatrizes espessadas atrás da orelha normalmente são devidas à inexperiência do cirurgião, mas pode também ocorrer durante as mudanças hormonais, tais como com a gravidez.

A telemedicina já é uma realidade, agende sua consulta com o Dr. Adriano Medeiros!

Com o Dr. Adriano Medeiros, você é atendido por vídeo ao vivo e pode tirar dúvidas sobre atendimentos e fazer acompanhamentos! Esse atendimento acontece na nossa plataforma exclusiva, um consultório virtual que você acessa pelo seu celular ou computador.

A telemedicina oferece uma gama de benefícios, dentre eles podemos citar:

  • Encurtar a distância;
  • Economizar tempo;
  • Rapidez;
  • Economia;
  • Acessibilidade;
  • Exclusividade.

Pós Operatório

Para completar o pós-operatório é bastante tranquilo, necessitando apenas que o paciente fique com uma espécie de faixa durante 30 dias para assegurar que a região fique na posição desejada, ajudando ainda a amenizar o inchaço que fica após o procedimento.

A cirurgia não costuma causar dores, mas caso aconteça, o seu cirurgião vai receitar alguns analgésicos.

No entanto, a região pode apresentar inchaço e manchas roxas, que regridem em até 21 dias após a intervenção. Depois desse período, é comum sentir latejar, principalmente, quando as temperaturas estão mais elevadas. Mas fique tranquila, esse incômodo tende a passar.

No pós-operatório de Otoplastia evite movimentos bruscos, como correr, erguer objetos pesados, praticar atividades físicas e baixar a cabeça. Essa recomendação deve ser seguida por pelo menos duas semanas.

Além disso, na hora de dormir, o paciente deve evitar deitar em cima da região operada por 2 meses. Também é fundamental usar uma bandagem elástica por 45 dias, em média. O retorno às atividades normais se dá entre 2 a 4 dias (exceto exercícios físicos, que devem esperar pelo menos 3 semanas). Os pontos são retirados entre 7 a 14 dias de modo totalmente indolor e rápido e a cicatriz fica escondida atrás da orelha e com o tempo ela se torna imperceptível.

Informações específicas

Tipo de anestesias: Na maioria dos casos, a anestesia é local com sedação assistida. Podendo ser variável, a critério da avaliação médica.

Tempo de duração: Quando bilateral, em média 60 minutos. Sendo unilateral, em média 30 minutos.

Período de internação: Em torno de 6 horas.

Evolução pós-operatória: O paciente tem a cabeça enfaixada nas primeiras vinte e quatro horas.  Após  esse período retira-se a faixa, e inicia-se o uso de uma faixa ou touca para proteção da área operada (a faixa não tem relação com o resultado, ela é somente para proteção) pelos próximos sete dias, retirando-a somente para o banho. Após a primeira semana, passa-se a usar a faixa somente para dormir pelos próximos quatorze dias. O resultado já é percebido desde o primeiro dia, porém até o primeiro mês é perceptível bastante edema – inchaço –  e o resultado final é percebido no período de quatro a seis meses.

Cicatrizes: A cicatriz desse tipo de cirurgia é imperceptível, em razão de localizar-se atrás da orelha, no sulco formado por essa e o crânio. Sendo uma região de pele muito fina, a tendência da cicatriz é ficar quase imperceptível.

Curativos: A proteção da cicatriz é feita com pequenos curativos e a orelha é protegida, nos primeiros dias, com uma espécie de touca (principalmente em crianças), o que previne traumatismos locais.

Complicações possíveisCada organismo reage de maneira diferente. Dessa forma, na totalidade de pacientes, existem aqueles que atingem um resultado ideal, enquanto que outros, podem apresentar resultados negativos, em maiores ou menores proporções, independentemente do trabalho médico ter sido feito com zelo, perícia e cautela. Entre os resultados negativos – que felizmente são raros – o paciente pode apresentar:

1Infecção
2Necrose de pele, por deficiência circulatória (sendo o tabagismo sua maior causa)
4Deiscência de pontos – abertura dos pontos realizados
5Trombose venosa – coagulação do sangue dentro das veias
6Complicações anestésicas – conforme o tipo de anestesia realizada – podendo acontecer alergia a medicamentos(choque anafilático), hipertermia maligna, cefaleia (dor de cabeça) pós peridural, etc.
7Complicações estéticas: cada pessoa tem um tipo de cicatrização e são exemplos de complicações estéticas o aparecimento de queloides, hipercromia de cicatrizes (escurecimento das cicatrizes), irregularidades da área operada, etc.

 

Recomendações pré-operatórias:

 Internar-se na Clinica GrafGuimaraes

  • Comunicar até a véspera da cirurgia alguma ocorrência como gripe, febre, infecção ou algo semelhante. Obedecer ao horário estabelecido para a internação.
  • Em caso de anestesia local, permite-se uma refeição leve até duas horas antes da cirurgia. Em se tratando de geral, manter jejum por um período de oito a doze horas antes da cirurgia.
  • Lavar os cabelos na véspera da intervenção. Caso tenha cabelos compridos e decida cortá-los, deixe isso para um período posterior à cirurgia, pois eles ajudarão a disfarçar a área operada.

Recomendações pós-operatórias:

 Evitar sol, friagem, vento e traumatismos locais por um período de vinte dias.

  • Dieta livre.
  • Comparecer ao consultório para controle pós-operatório, nos dias e horários indicados.
  • Poderá retomar às atividades escolares ou profissionais, em torno de 7 dias após a cirurgia.
  • Obedecer à prescrição médica.
  • Lembrar que um bom resultado final depende também de você.

Outras informações:

Dor no pós-operatório: Geralmente não há a ocorrência de dor. Havendo, debela-se com uso de analgésicos comuns.

Retirada dos pontos: Os pontos são retirados, geralmente, por volta do décimo dia do pós-operatório.

Conclusão

A cirurgia de correção de orelha de abano é uma das cirurgias que eu disponibilizo no projeto Plástica do Bem. Isso porque a minha ideia com esse projeto é trazer o resgate da autoestima à todas as pessoas que sofrem algum tipo de transtorno e até bullying com o fato das suas orelhas não estarem em perfeito estado.

Portanto, se você tem interesse de realizar esse procedimento entre em contato com a Vanessinha aqui no consultório e agende a sua consulta. Terei um prazer imenso em te atender. Caso prefira saber sobre a disponibilidade de consultas e cirurgias através do Plástica do Bem, então sigam o perfil no instagram @plasticadobem e o meu @dr.adrianomedeiros entre em contato com a nossa equipe. O pessoal saberá te dizer ser a agenda para os próximos meses já está aberta e as datas que ainda estão disponíveis para o mês de outubro.

Bom, por hoje é só pessoal!
Beijo grande e excelente semana.[:]

Adicionar comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

pt_BRPortuguese