Muitas pessoas nascem com as orelhas com o formato diferente do considerado normal. A principal mal formação é conhecida como "orelha de abano" onde os pacientes apresentam orelhas posicionadas de forma muito afastada das laterais da cabeça podendo apresentar ou não contornos cartilaginosos de uma orelha normal. A otoplastia é a cirurgia que leva a correção dessas alterações, visando formar a anti-hélice e diminuir a distância entre a face posterior da orelha e o couro cabeludo, buscando um equilíbrio estético da face. - PERGUNTAS FREQUENTES
Quando a plástica das orelhas está indicada?
A otoplastia é indicada para melhorar a auto confiança de crianças e adultos que apresentam orelhas projetadas para frente. Ela busca a harmonia entre os traços faciais e pode ser realizada em qualquer idade em especial em crianças a partir de 6 anos que sofrem com as "brincadeiras" dos coleguinhas na idade pré escolar, evitando possíveis traumas psicológicos, atualmente conhecido como bulling.
Como é o pós operatório da cirurgia plástica das orelhas?
A cirurgia tem uma média de 90 minutos de duração, pode ser realizada sob anestesia local com sedação e o paciente pode ter alta no mesmo dia da cirurgia. Recomenda-se o uso de um curativo com uma bandagem compressiva durante 30 dias por 24 horas e mais 30 dias para dormir. Os pontos são retirados com 10 dias e e a prática de atividades físicas será liberada após o primeiro mês.
Como é o antes e depois da otoplastia?
Após a cirurgia as orelhas deixam de ser o foco do rosto, passando a ficar mais harmônicas com a face do paciente. Normalmente, ninguém elogia as orelhas, se essa região chama atenção no rosto da paciente é porque provavelmente alguma coisa está errada. A cirurgia devolve a autoconfiança das pessoas que voltam a manter hábitos como prender os cabelos, no caso das mulheres e usar os cabelos mais curtos, no caso dos homens.
A cirurgia plástica das orelhas (otoplastia) deixa cicatriz?
A resposta é sim. Como todo procedimento cirúrgico a otoplastia deixa cicatriz mas ela é posicionada na parte posterior da orelha, ficando bem discreta e escondida, muito difícil de ser percebida.
Quando acontece o resultado definitivo da otoplastia?
O resultado definitivo é conseguido depois de 6 meses de cirurgia, quando a orelha está totalmente cicatrizada e sem inchaço inerente ao procedimento. Porém, já no primeiro dia de pós opartório se percebe uma melhora substancial na forma e projeção das orelhas.
Posso perder o resultado da otoplastia?
Isso pode acontecer sim. A explicação é a chamada "memória" da cartilagem que tende a voltar para o local de origem. Por isso é de fundamental importância o uso da bandagem compressiva para manter a cartilagem no seu novo lugar por 2 meses que é o tempo para a cicatrização mais forte e que mantém a nova forma e o resultado da cirurgia.